A respeito de sociedade, trabalho e emprego, e de relações sociais e transformações do trabalho, julgue o item subsequente.
Transição demográfica, fator evocado pelos defensores da reforma da previdência, significa crescimento exponencial da população de um país.
Julgue o item seguinte, relativos à diversidade cultural.
A aplicabilidade do conceito de multiculturalismo à realidade brasileira pode ser questionada, pois a língua portuguesa é falada em todo o território nacional.
A ciência busca compreender a realidade através do pensamento racional e da observação sistemática dos fatos, considerando as relações entre eles e levando à possibilidade de controlar e de prever acontecimentos. Em oposição ao pensamento científico, existe o senso comum, que se baseia na crença de que a experiência de vida conduz à construção do conhecimento na medida em que as pessoas se deparam com os problemas do cotidiano.
Sendo a Sociologia uma ciência que estuda a sociedade, identifique as afirmativas com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) O senso comum é uma forma de pensamento mais imediato e superficial do que a Sociologia, baseado em emoções e, muitas vezes, de cunho preconceituoso.
( ) O senso comum é um conjunto de saberes bastante elaborado e complexo como a Sociologia, pois resulta da experiência das pessoas ao enfrentarem os problemas do cotidiano.
( ) A sociologia é uma ciência preocupada com questões que envolvem o homem e a sociedade e busca desenvolver um olhar específico que tenta romper com os entendimentos do senso comum.
( ) O olhar sociológico procura evitar que os julgamentos de valor moral do senso comum influenciem na percepção e na análise dos fenômenos sociais.
( ) O método sociológico busca compreender os fenômenos sociais com certo distanciamento e objetividade, utilizando as prenoções do senso comum para o entendimento das causas desses fenômenos.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Segundo Karl Marx, as desigualdades sociais são provocadas pelas relações de produção que, no sistema capitalista, dividem a sociedade em duas grandes classes sociais: os proprietários e os não proprietários dos meios de produção.
Em relação ao conceito de classes sociais em Marx, NÃO é correto afirmar:
A respeito dos padrões de comportamento social que podem ser observados nos diversos contextos ou grupos sociais e que influenciam na conduta de seus membros, identifique com V ou F as proposições, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) As formas como os indivíduos agem coletivamente, como eles se relacionam entre si, como produzem sua vida material e espiritual, são o que constrói a sociedade. Assim como os indivíduos influenciam na dinâmica social, a sociedade também exerce influência sobre eles, ou seja, indivíduo e sociedade são interdependentes.
( ) O comportamento social humano, da mesma maneira que outras espécies que vivem coletivamente, é orientado pela cultura e também pelos instintos naturais. Assim, o comportamento humano baseado na cultura e na aprendizagem é o que une essencialmente o homem às demais espécies.
( ) Os padrões de comportamento coletivo são adquiridos. Tudo que os indivíduos compartilham ao viver em sociedade, suas crenças, valores e expectativas sociais é o resultado de um processo de aprendizagem da cultura, também denominado de socialização.
( ) Ao nascer, os indivíduos são dotados de potencialidades inatas como a linguagem, a inteligência, a postura bípede dentre outras. Todas essas potencialidades se desenvolvem naturalmente, independente do contexto social onde os indivíduos estão inseridos.
( ) As condutas que os indivíduos devem ou não assumir, como eles devem se relacionar e tudo o que é comum a eles derivam do convívio social. Em primeira instância, vem a família e, posteriormente, vão sendo somadas as vivências no bairro, na escola, nos grupos de referência, a mídia etc.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Mobilidade social é um campo de estudo da Sociologia utilizado para a compreensão das formas pelas quais os grupos de indivíduos se diferenciam entre si em função da dinâmica social, isto é, a partir de mudanças na condição social e econômica de uma dada população.
Em relação ao conceito de mobilidade social, identifique com V ou F as proposições a seguir, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) O conceito de mobilidade social pretende explicar as vias e as possibilidades de troca, ascensão e rebaixamento que são colocadas aos indivíduos pelo meio social em que estabelecem suas relações.
( ) Na sociedade capitalista, a questão da mobilidade social é tida como inexistente, uma vez que, devido à estrutura de classes, a posição social dos indivíduos jamais se altera ao longo de suas existências.
( ) A mobilidade social foi amplamente observada nas sociedades feudais, onde clérigos, nobres, servos e vassalos dispunham de variadas posições sociais ao longo de suas vidas, concorrendo entre si e disputando posições nas camadas de maior status e poder.
( ) Na era moderna, a disseminação dos valores liberais transformou a mobilidade social em uma meta política para as nações guiadas por princípios democráticos.
( ) Não se pode restringir a concepção de mobilidade social somente às variações das condições materiais dos indivíduos, pois, em algumas sociedades, a posição social de seus membros pode estar atrelada à família ou a algum papel político ou religioso desempenhado.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Observe a charge do cartunista argentino Quino.

De acordo com a charge, é CORRETO afirmar que
A sociedade contemporânea, também denominada sociedade da informação e do conhecimento, ou ainda a sociedade em rede, caracteriza-se, sobretudo, por seus métodos de acessar, processar e distribuir informações e conhecimentos e também por produzir, em seu âmbito, novos costumes, novos estilos de vida, novos modelos de organização social como, por exemplo, as redes e comunidades virtuais, o comércio eletrônico, a educação à distância, dentre outras formas de sociabilidade. A respeito dessas características da sociedade atual, NÃO é correto afirmar:
Frequentemente, em nosso país, escolas de ensino fundamental e médio enfrentam sérias dificuldades para oferecer boas condições de ensino a seus alunos. Essa situação, decorrente de diversas causas sociais, financeiras e políticas, constitui um grave problema devido a suas várias implicações sociais, especialmente a longo prazo. Considerando tal problema, assinale a alternativa correta.

Um líder político que pode ter um perfil caricatural a partir dos traços acima delineados é:
Considerando as discussões a respeito da constituição da sociologia e seu estabelecimento como conhecimento científico, julgue o item a seguir.
De acordo com Florestan Fernandes, um dos aspectos mais fundamentais da abordagem sociológica tomada como ciência consiste na garantia de que os fenômenos sejam explicados a partir de sua apreensão imediata.
No que se refere às contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e William Edward Burghardt Du Bois à denominada sociologia clássica, julgue o item que se segue.
Conforme se pode observar nas Teses sobre Feuerbach, a relevância da crítica para a perspectiva teórica de Karl Marx marca a intenção de garantir um espaço para o pensamento, sem dissociá-lo da prática.
Com base nas análises de Karl Marx e Max Weber acerca das classes sociais, das formas de produção e de reprodução de desigualdades e dos tipos de estratificação, julgue o próximo item.
Em seu ensaio conhecido como O 18 Brumário de Luís Bonaparte, Karl Marx argumenta haver uma profunda relação entre as classes sociais e a política, relação essa imediata, uma vez que se podem inferir as posições políticas de indivíduos a partir das classes sociais às quais eles pertencem.
Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando as reflexões contemporâneas sobre classes sociais e estilo de vida, julgue o item subsequente.
Ao tratar dos “batalhadores” e da “ralé” brasileira, Jessé Souza incorpora à sua análise elementos relacionados aos estilos de vida, sem desconsiderar a importância do conceito de classes, o qual é por ele trabalhado criticamente.