Etnias que habitam a região dos rios Uaupés e Papuri reconhecem na Cachoeira de Iauaretê, também chamada de Cachoeira da Onça, parte de sua história, uma vez que seus mitos fazem referência a lugares da cachoeira para explicar as origens de cada um de seus povos e as diferenças entre eles.
Considerando as informações precedentes, julgue o próximo item.
Como representação da cultura e da identidade dos citados povos, a Cachoeira de Iauaretê é abrangida no conceito de patrimônio cultural.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
A identidade do sertanejo, caracterizada por uma cultura específica e distinta da degenerada pelo cosmopolitismo, foi projetada, em grandes obras regionalistas da literatura brasileira — por exemplo, Os Sertões, de Euclides da Cunha — como uma possível identidade nacional em formação.
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.
Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).
Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.
O autor do texto em apreço se refere à fase heroica do SPHAN, na qual se fez uma opção clara pelos monumentos de pedra e cal — escolha coadunada com a composição social e profissional dos agentes de patrimônio, em sua maioria, arquitetos e membros da elite.
Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Apesar de ser um lugar com materialidade bem definida, o local de realização dos ritos do grupo indígena mencionado pode ser registrado pelo IPHAN como patrimônio cultural imaterial, em função dos seus significados específicos para a comunidade.
Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O IPHAN deverá definir e registrar como patrimônio cultural imaterial brasileiro somente a realização do ritual na aldeia indígena, excluindo as apresentações nos festejos municipais, por não corresponderem à forma autêntica da cultura indígena.
Um conjunto de fatores estruturais ligados à crise do fordismo podem explicar a debilitação do sistema fordista de relações salariais. Assinale a alternativa que não tem ligação com este fato:
O processo de implementação de um campo disciplinar científico em disciplina escolar está intimamente relacionado ao direcionamento ideológico e percalços de suas instituições reguladoras, no caso o Estado. Assinale a alternativa incorreta:
“A Escola de Chicago inaugura um tipo de reflexão, até então inédita, que tem a cidade como objeto privilegiado de investigação; “a cidade como laboratório social'". (SANT'ANNA, M. J., 2003, p. 93). Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.
No tocante à questão indígena brasileira o envolvimento das ciências sociais em dar aporte a garantia dos direitos instituídos pelo Estatuto do Índio (1976) e ratificados pela constituição de 1988 são fundamentais. A respeito do processo de demarcação dos territórios indígenas assinale a alternativa correta:
“Uma parte integrante dos processos de globalização é progressiva segregação espacial, a progressiva separação e exclusão". (BAUMAN, 1999, p.9) Assinale a alternativa incorreta a respeito da Globalização:
“As próprias populações rurais vitimadas pelo desenvolvimento econômico excludente, que todos testemunhamos, têm procurado seu próprio rumo, têm se alçado acima da indignidade que as vitima, têm proclamado seus direitos e têm questionado os responsáveis por sua situação" (MARTINS, 2001;p.31-36). A respeito dos Movimentos Sociais no Campo no Brasil assinale a alternativa que não seja um exemplo destes movimentos:
No geral, a desigualdade social ocorre, nos países
chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante
falta de uma educação de qualidade, de melhores
oportunidades no mercado de trabalho e também da
dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos, pela
maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica
à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera
as desigualdades.
Internet:
Tendo o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
A causa fundamental das desigualdades sociais no Brasil é a divisão igualitária de renda nos países do chamado terceiro mundo.
A expressão “divisão social do trabalho" tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por
autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas,
independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em
atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão
social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a
necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana
pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes
coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo
acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.
Internet:
Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue os itens a seguir.
O termo divisão social do trabalho é um termo que se refere ao modo como os homens transformam a natureza, produzem e reproduzem a vida.
Dois mil e quinhentos anos de civilização, a partir do
apogeu grego, trazem em seu bojo todo um legado cultural.
O imaginário humano foi sendo povoado por uma gama
imensa de mitos, cosmogonias, seres folclóricos etc. A
posição e o papel da mulher em meio a este circuito acabam
sendo expressos por meio desses mitos inscritos no
imaginário.
Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os
próximos itens.
A condição da mulher, historicamente falando, reproduz-se no imaginário de um povo.
Mais-valia é o termo usado para designar a
disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho
produzido. Muitos cientistas e pensadores sociais
desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma
explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema
capitalista. Para Adam Smith, o valor do trabalho agregado ao
produto é menor que o valor pelo qual a mercadoria poderia
ser vendida. David Ricardo afirmava que a questão salarial
está ligada às necessidades fisiológicas, isso quer dizer que o
valor pago gira em torno das condições mínimas de
sobrevivência, ou seja, o ordenado cobre somente o essencial
(alimentos, roupas).
Internet:
A partir do conceito de mais-valia apresentado no texto e de
conhecimentos correlatos, julgue os itens que se seguem.
Mais-valia é o conceito marxista que relaciona o valor da mercadoria, o valor de uso, o valor de troca e o valor do trabalho empregado em sua produção.