O Artigo 206, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, afirma que “O ensino será ministrado com base” em “princípios”. Dentre eles, tem-se o principio de
Assinale a alternativa correta que corresponde a aspectos do empresariamento da educação.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao tripé da Seguridade Social.
Na segunda metade do século XVIII, o capitalismo ingressa em um novo estágio evolutivo. Assim, configura-se o estágio conhecido como capitalismo
O artigo 194 da Constituição Federal de 1988 postula pela organização da Seguridade Social, composta pelas políticas sociais de Saúde, Previdência e Assistência Social. De acordo com o referido artigo, em seu parágrafo único, a Seguridade Social deve ser organizada pelo Poder Público com base em certos objetivos. Nesse sentido, analise as afirmativas corretas abaixo.
I. Participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico.
II. Incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.
III. Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
IV. Irredutibilidade do valor dos benefícios.
Assinale a alternativa correta.
A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB SUAS RH) é um documento especialmente orientado para disciplinar aspectos relacionados aos recursos humanos vinculados à Assistência Social. Dentre esses aspectos, observamos a delimitação por uma equipe mínima para composição do CRAS, partindo do porte do Município. Nesse sentido, considere o disposto pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS, quanto à composição da equipe mínima do CRAS, em municípios de pequeno porte I, e analise as afirmativas abaixo.
I. 2 técnicos de nível superior, sendo um profissional assistente social e outro preferencialmente psicólogo.
II. 2 técnicos de nível superior, sendo um profissional assistente social e outro preferencialmente pedagogo.
III. 1 técnico de nível médio.
IV. 2 técnicos de nível médio.
Assinale a alternativa correta.
Um dos profissionais que deve integrar a equipe dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS é o orientador social, descrito também pelo termo educador social. Conforme o documento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (BRASIL, 2017) há algumas especificidades que devem ser observadas para que um profissional possa desempenhar essa função de orientador social. A esse respeito analise as afirmativas abaixo.
I. Possuir, no mínimo, nível médio de escolaridade, devendo ainda ser responsável pela criação de um ambiente de convivência participativo e democrático.
II. Conhecer as situações de vulnerabilidade social e de risco das famílias beneficiárias de transferência de renda (BPC, PBF e outras) e as potencialidades do território de abrangência do CRAS.
III. Possuir, no mínimo, nível superior, compondo assim a equipe do CRAS para ser referência aos grupos do SCFV.
IV. Organizar, facilitar oficinas e desenvolver atividades individuais e coletivas de vivência nas unidades e/ou, na comunidade.
Assinale a alternativa correta.
Proteção social pode ser entendida como uma maneira institucionalizada que a sociedade possui para proteger seus membros. Sobre a proteção social e suas garantias de segurança, assinale a alternativa incorreta.
O desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento deve ser estimulado, e isto não significa falta de limites e autoridade, mas sim de participação dos mesmos na organização do cotidiano do serviço. A respeito das atividades que podem proporcionar mais autonomia das crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.
A Política de Assistência Social pode operar em programas e projetos de enfrentamento à pobreza, sendo o combate a fome um fator determinante deste processo. No tocante ao combate à fome, a Política de Assistência Social trabalha, em interface, com outras duas políticas. Sobre estas, assinale a alternativa correta
Uma das principais atividades dos Assistentes Sociais nas Universidades Federais nos últimos anos, no que diz respeito ao atendimento direto aos acadêmicos, é a realização de estudos socioeconômicos dos acadêmicos para acesso aos programas de assistência estudantil. Sobre o estudo socioeconômico, é correto afirmar que:
“O conjunto de transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que se constituem como expressões da pós-modernidade interfere diretamente em diversas profissões, inclusive no serviço social, promovendo mudanças nos campos teórico, prático-operativo e político-organizativo" (SIMIONATTO, 2012).
A influência da pós-modernidade no Serviço Social brasileiro implica em algumas tendências para as ações profissionais, as quais estão descritas entre os itens abaixo:
I - Empirismo.
II - Pragmatismo.
III - Aprofundamento dos paradigmas crítico-totalizantes.
IV - Conservadorismo.
V - Fragmentação entre teoria e prática.
VI - Voluntarismo.
VII - Mediação.
Estão corretos os itens:
De acordo com o Estatuto da Juventude, o jovem tem direito à participação social e política na formulação, execução e avaliação das políticas públicas de juventude. Sobre o direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil estabelecido pelo Estatuto da Juventude, considere as assertivas abaixo:
I - É uma das diretrizes da interlocução institucional juvenil o incentivo à criação de conselhos de juventude em todos os entes da Federação.
II - É uma das diretrizes da interlocução institucional juvenil a definição de órgão governamental específico para a gestão das políticas públicas de juventude.
III - A interlocução da juventude com o poder público pode realizar-se por intermédio de sua participação individual, de associações, redes, movimentos e organizações juvenis.
IV - Uma das vertentes do que se entende por participação juvenil é a inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários, a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais.
Estão corretas as informações dispostas em:
Sob a ótica de Paulo Netto, houve três direções de renovação profissional: a perspectiva modernizadora, a de reatualização do conservadorismo e a de intenção de ruptura. A perspectiva de reatualização do conservadorismo foi discutida nos Seminários de:
É correto afirmar que a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA):