Assinale a opção correta acerca da Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
A relação entre teoria e prática no serviço social é constantemente discutida. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A formulação de políticas sociais, com as atuais exigências de democratização do espaço público, tende a atravessar o espaço estatal e civil da sociedade brasileira, deixando de ser cada vez mais decisão adstrita ao âmbito da gestão e do poder.
Joaquina Barata Teixeira. Formulação, administração e execução de políticas públicas. In: Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (com adaptações).
Considerando o texto acima e o processo de planejamento como um componente da gestão, assinale a opção correta.
A investigação e a intervenção são elementos que, embora de natureza distinta, compreendem a dialética do modo de ser da profissão. Na profissão do serviço social, a expressão da investigação e a expressão da intervenção encontram-se expressas, respectivamente,
Para o assistente social, na sua intervenção profissional, o planejamento proporcionará a
O Serviço Social de Caso é influenciado pelas finalidades, objetivos e estrutura institucional para atender a determinadas demandas. O estudo do indivíduo é realizado com foco em sua peculiar situação problema.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar
?Quem vê o largo sorriso de José Milton de Paula, 48 anos, nem imagina as dificuldades que ele atravessou no passado. Professor de violão para jovens de 8 a 12 anos está sempre de braços abertos para receber novos alunos. ?Amo a música. Hoje, ela faz parte de um novo capítulo da minha vida' afirma José Milton, que já foi preso por tentativa de homicídio e respondeu a outros processos por lesão corporal (...). A triste história é agora página virada. A recuperação de José Milton foi possível graças ao PAI-PJ (...)?.
Extraído do Jornal Hoje em Dia, 2ª edição 7.777 de 10 de março de 2010.
Com relação à atenção integral ao portador de sofrimento mental infrator que é prestada pelo TJMG na comarca de Belo Horizonte, assinale a afirmativa INCORRETA.
Atualmente, a questão social passa a ser objeto de um
violento "processo de criminalização" que atinge as classes
subalternas. Recicla-se a noção de "classes perigosas" - não
mais laboriosas -, sujeitas a repressão e extinção. A tendência de
naturalizar a questão social é acompanhada da transformação de
suas manifestações em objeto de programas assistenciais
focalizados de "combate à pobreza" ou em expressões da
violência aos pobres, cuja resposta é a segurança e repressão
oficiais.
A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens
subsequentes.
A noção de "classes perigosas" remete ao passado, quando a questão social era compreendida como caso de polícia, em vez de ser objeto de uma ação sistemática do Estado.
Alguns equívocos podem ocorrer na análise da questão social
quando suas várias e diferenciadas expressões são desvinculadas
de sua gênese comum. Tendo como referência esse assunto,
julgue os itens a seguir.
Um dos equívocos que pode haver na análise das questões sociais é a perda da dimensão coletiva da questão social, atribuindo unilateralmente a responsabilidade aos indivíduos e(ou) às suas famílias pelas dificuldades vivenciadas.
Acerca do projeto ético-político do serviço social, julgue os itens
a seguir.
A viabilização do projeto ético-político do serviço social exige reconhecer o Estado e a sociedade como espaços contraditórios, ainda que exista uma hegemonia conservadora.
Funcionalismo e dialética são manifestações do pensamento
social que têm origem histórica e propostas diferenciadas na
definição de encaminhamentos teóricos e práticos. Acerca dessas
manifestações, julgue os próximos itens.
O funcionalismo se atém à compreensão do dado.
A discussão acerca da questão de gênero está presente nos
diferentes espaços, especialmente na intervenção profissional.
Quanto a esse assunto, julgue os itens seguintes.
As políticas sociais geralmente não atendem às novas necessidades das relações sociais em contextos em que os homens e mulheres trabalham fora. A ausência de contrapartida social e pública que ofereça redes de segurança e atenção gera um deficit de cuidado, particularmente no que diz respeito a crianças, adolescentes e idosos, com impactos especiais sobre as mulheres.
Julgue os itens subsequentes, acerca da política social no Brasil.
As políticas sociais devem ser entendidas como uma espécie do gênero políticas públicas, concentradas no social, voltadas para a garantia das condições essenciais de vida e de trabalho.
Julgue os próximos itens, a respeito da política de assistência
social.
Os benefícios de natureza assistencial da seguridade social brasileira dividem-se entre os previdenciários e o Benefício de Prestação Continuada. Ambos possuem as mesmas regras de acesso, cobertura e gerenciamento pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
Cerca de 1.800 usuários de saúde mental de todo o Brasil
participaram, no dia 30/9/2009, em Brasília, da marcha dos
usuários pela reforma psiquiátrica antimanicomial, com o objetivo
de reivindicar a efetiva aplicação da Lei n.º 10.216/2001 e
também o aumento de investimentos no Programa de Volta para
Casa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O Programa de Volta para Casa vem produzindo efeitos imediatos no cotidiano das pessoas egressas de hospitais psiquiátricos, podendo, portanto, ser identificado como intervenção, no poder de contratualidade social dos beneficiários, potencializando sua emancipação e autonomia.