Considerando o contexto do neoliberalismo no Brasil, assinale a opção correta.
Com relação ao estudo social, assinale a opção correta.
No âmbito das avaliações de políticas sociais, a avaliação participativa
No que se refere aos tipos de avaliação de projetos sociais, assinale a opção que define corretamente os tipos de avaliação ex ante e ex post.
No contexto do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, o planejamento é elemento estratégico para superar a prática assistencialista e clientelista e evitar a improvisação. São elementos estruturantes do plano de assistência social:
1) o conhecimento da realidade como processo cumulativo, dinâmico baseado em levantamento de dados quantitativos resultante de análise documental de domínio exclusivo dos técnicos envolvidos.
2) elaboração de diagnóstico social e fixação de objetivos e conteúdos das ações a serem comunicados posteriormente à população envolvida.
3) avaliação do cenário socioeconômico, político e cultural com a participação dos grupos representativos da área em estudo visando à construção coletiva por aproximações sucessivas.
4) mapeamento e cobertura da rede prestadora de serviços, bem como caracterização das situações de vulnerabilidade e risco de acordo com o percentual da linha de pobreza no município a ser atendido.
5) implantação de um processo decisório participativo e transparente para avaliação de prioridades e estratégias e mobilização da população para participar das decisões.
Estão corretas, apenas:
Diante dos desafios atuais que o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta, e levando em consideração o que o projeto ético-político do Serviço Social defende:
De acordo com a legislação vigente Lei 10.216/2001, são direitos do portador de transtorno mental:
O estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social fazem parte da metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do assistente social, que poderá utilizar para sua preparação, se necessário, instrumentos como:
Assinale as razões que justificam a escolha da pesquisa-ação como estratégia de pesquisa no lugar da pesquisa convencional.
1) O objetivo de descrição e de intervenção sem exigência de explicitação do quadro teórico e de controle das variáveis.
2) A intervenção gerada a partir da pesquisa-ação possibilita descobrir o que os participantes dizem e fazem em situações controladas e que não são de seu interesse.
3) O rigor metodológico, validade e confiabilidade das teorias construídas e consolidadas, no processo de pesquisa.
4) Os objetivos de mudança e busca do comprometimento e envolvimento direto de todos os agentes envolvidos.
5) A promoção do crescimento do senso crítico dos participantes e de sua capacidade de solucionar problemas.
Estão corretas, apenas:
De acordo com a Lei 8.742/93:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA assinale o órgão que deve ser acionado em casos de suspeita ou configuração de maus-tratos contra a criança ou adolescente.
Com relação à Lei n.º 8.662/1993, que regulamenta a profissão de assistente social, assinale a opção correta.
Acerca do projeto ético-político do serviço social que fundamenta o exercício profissional dos assistentes sociais, assinale a opção correta.
Com relação à participação feminina no mercado de trabalho, assinale a opção correta.
Tendo como base a Lei Orgânica da Saúde e as respectivas leis complementares, assinale a opção correta acerca do SUS.