Acerca das políticas direcionadas ao idoso e às pessoas com
deficiência, julgue os itens a seguir.
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa propõe um modelo de atendimento embasado no conceito de envelhecimento saudável, no lugar da concepção de envelhecimento ativo conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde.
Considerando o exercício da assessoria e da consultoria como
uma recorrente demanda apresentada ao profissional de serviço
social, julgue os itens subsequentes.
O assistente social deve priorizar a assessoria em detrimento da consultoria pelo fato de a equipe ou o profissional que recebe a assessoria já ter algum conhecimento no assunto a ser tratado, enquanto a consultoria requer mais tempo devido à complexidade de assuntos e ações a serem desenvolvidas.
A pesquisa se revela como potencialidade e desafio para o
serviço social, no sentido de articular a produção de
conhecimento e a prática profissional. Quanto a esse assunto,
julgue os itens de 54 a 59
.
A análise situacional, categoria de estudo de caso do tipo pesquisa qualitativa, pode ser realizada em eventos específicos que ocorram em uma organização, como, por exemplo, a greve de servidores da saúde.
Diversos autores argumentam que a concepção da pesquisa como
mediação constitutiva da identidade e exercício profissional,
embora correta, tem levado profissionais do serviço social a
algumas situações-armadilha. Com relação a esse assunto, julgue
os itens seguintes.
Entre as situações-armadilha, destaca-se a predominância do debate sobre o método da pesquisa, atribuindo caráter secundário ao objeto, aos resultados e à direção social do conhecimento.
O número de fundações e associações sem fins lucrativos
no Brasil cresceu três vezes mais que o das organizações públicas
e privadas entre 1996 e 2005. Segundo pesquisa do IBGE e IPEA,
a expansão das primeiras foi de 215,1% contra 74,8% das
segundas. A partir de 2002, data da pesquisa anterior, subiu
22,6%.
Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o
envolve, julgue os itens de 62 a 66.
Entre as polêmicas encontradas no debate sobre o tema, destaca-se a confusão conceitual entre a sociedade civil e o terceiro setor. Este último se constitui como um dos pilares das sociedades democráticas, visto como um conjunto de cidadãos organizados que se posiciona como intermediário entre o mercado e o Estado e se proclama interlocutor dos cidadãos em geral.
O processo de descentralização das políticas sociais, entre elas
a política de saúde, vem requisitando aos profissionais de serviço
social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e
coordenação de equipes, programas e projetos. Com relação a
essa temática, julgue os itens que se seguem.
O planejamento começou a integrar a matriz discursiva do serviço social mais densamente na década de 70 do século XX, influenciado pelo discurso da racionalidade e da intervenção nos processos de mudança, necessários e em curso nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
Atualmente o tema da proteção social tem sido colocado como central para balizar a garantia dos direitos sociais afiançados pela Constituição Federal de 1988 e suas leis complementares. Pode-se afirmar quanto aos sistemas de proteção social:
I. são modernos e não são apenas respostas automáticas e mecânicas às necessidades e carências apresentadas e vivenciadas pelas diferentes sociedades.
II. representam formas históricas de consenso político, de sucessivas e intermináveis pactuações, considerando as diferenças existentes no interior das socie dades.
III. são constituídos pelos poderes judiciários e legislativos.
Está correto o que se afirma em:
O processo constituinte e a promulgação da Constituição Federal de 1988, introduziram importantes avanços capazes de fortalecer o controle social que pode ser compreendido como
O Sistema Único de Assistência Social - SUAS é um sistema público não-contributivo, que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira. É princípio organizativo do SUAS
A reabilitação profissional prevista na legislação da Previdência Social compreende
Segundo Miriam Veras Baptista são elementos básicos de um programa:
I. síntese das informações sobre a situação a ser modificada; formulação explícita das funções consignadas aos Órgãos e/ou serviços ligados ao programa com responsabilidades em sua execução.
II. formulação de objetivos gerais e específicos; estratégia e dinâmica do trabalho a serem adotadas para a realização do programa.
III. atividades e projetos que comporão o programa; recursos humanos, físicos e materiais e explicitação de medidas administrativas necessárias para a manutenção.
Está correto o que se afirma em:
O trabalho profissional do assistente social, considerando o pensamento crítico dialético, está condicionado
O assistente social necessita planejar o seu trabalho e estar preparado para as inúmeras demandas que surgem no cotidiano, tanto em quantidade como em qualidade e forma. Para tanto, a partir dos pressupostos básicos do projeto ético-político, cabe a ele elaborar um projeto de trabalho que
As instruções sociais de processos, sentenças e decisões enquanto instruções da área de Serviço Social em processos judiciais, faz com que o assistente social se depare com inúmeras situações que envolvem uma família e requerem deste profissional a capacidade de
O SUAS foi a principal deliberação da IV Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília (DF), em 2003, e se inscreve no esforço de viabilização de um projeto de desenvolvimento nacional, que pleiteia a universalização dos direitos à Seguridade Social e da proteção social pública com a composição da política pública de assistência social em nível nacional. Esse novo modelo de gestão supõe um pacto federativo, com a definição de competências e responsabilidades dos entes das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Está sendo implementado por meio de uma nova lógica de organização das ações, com a definição de níveis de complexidade do sistema: