Acerca da Política de Saúde no Brasil, julgue os itens de 45 a 47.
O Conselho Nacional de Saúde, reafirmando as deliberações da 13.ª Conferência Nacional de Saúde, propõe a criação das fundações públicas de direito privado, por entender que estas fortalecem a gestão do trabalho e o SUS.
Considerando o exercício da assessoria e da consultoria como
uma recorrente demanda apresentada ao profissional de serviço
social, julgue os itens subsequentes.
O assistente social deve compreender a supervisão profissional como assessoria, tendo em vista que ambas estão em consonância com o projeto ético-político hegemônico da profissão, visando adaptar o trabalho da equipe ou do profissional aos interesses institucionais.
Considerando o exercício da assessoria e da consultoria como
uma recorrente demanda apresentada ao profissional de serviço
social, julgue os itens subsequentes.
A Lei n.º 8.662/1993, que dispõe acerca da regulamentação da profissão de serviço social, estabelece o exercício da assessoria e da consultoria como uma atribuição privativa em matéria de serviço social.
A pesquisa se revela como potencialidade e desafio para o
serviço social, no sentido de articular a produção de
conhecimento e a prática profissional. Quanto a esse assunto,
julgue os itens de 54 a 59
.
A triangulação de métodos pode ser compreendida como uma dinâmica de investigação que integra a análise das estruturas, dos processos e dos resultados; a compreensão das relações envolvidas na implementação das ações; e a visão que os atores diferenciados constroem sobre o projeto. Ela é particularmente recomendada para estudos de avaliação.
O número de fundações e associações sem fins lucrativos
no Brasil cresceu três vezes mais que o das organizações públicas
e privadas entre 1996 e 2005. Segundo pesquisa do IBGE e IPEA,
a expansão das primeiras foi de 215,1% contra 74,8% das
segundas. A partir de 2002, data da pesquisa anterior, subiu
22,6%.
Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o
envolve, julgue os itens de 62 a 66.
Há consenso entre os autores de que, nas ONGs, a participação popular ocorre naturalmente e de forma efetiva por se tratar de organizações historicamente ligadas a conceitos e abordagens tradicionais de gestão com bases comunitárias e emancipatórias.
O processo de descentralização das políticas sociais, entre elas
a política de saúde, vem requisitando aos profissionais de serviço
social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e
coordenação de equipes, programas e projetos. Com relação a
essa temática, julgue os itens que se seguem.
Com a adoção do paradigma biomédico no processo saúdedoença a partir do Sistema Único de Saúde, exige-se dos profissionais da área, entre eles o assistente social, o uso de indicadores centrados nas doenças e nas especialidades, para o planejamento das ações relacionadas à atenção básica.
O Código de Ética Profissional do Assistente Social, publicado em 1986, é considerado um orientador da ação profissional suficientemente desenvolvido em sua parte operacional e em seus pressupostos teóricos, haja vista ter sido reformulado em um contexto semelhante ao do Código de 1980.
O planejamento social pode ser entendido como ferramenta de trabalho que propicia prática metodologicamente conduzida e como mediação entre a burocracia e as condições objetivas para efetivação de direitos.
A análise e a avaliação de uma política social devem ser determinadas pelo arcabouço teórico que as fundamenta e, para que isso ocorra, recomenda-se que seja adotado rigoroso instrumental metodológico que impeça a interferência das referências teóricas adotadas pelos avaliadores.
As intervenções realizadas por um único profissional e os procedimentos desvinculados dos demais realizados na instituição de internação mostram-se mais eficazes, com mais adesão e maior duração no período de tratamento, além de garantir a participação da família, proteger o usuário da exposição pública e reduzir o estigma social.
Na definição do público-alvo a que se destinam as estratégias preventivas, não se deve incluir os usuários de crack, pois, devido às características específicas da substância e daqueles que dela fazem uso, as ações para esses públicos devem ser dirigidas exclusivamente para o âmbito curativo.
O acolhimento não se limita ao ato de receber e ouvir, mas a um processo que busca intervenção resolutiva e, para tanto, exige o uso de toda tecnologia disponível para atender à demanda ligada à integralidade do usuário, tanto na dimensão individual como na coletiva.
O estudo do modo de vida e de trabalho dos segmentos populacionais atendidos, por estar em conformidade com a reatualização de pensamentos conservadores, não é parte constitutiva da intervenção profissional do assistente social.
O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), responsável pela Política Nacional de Assistência Social, é considerado um órgão consultivo, cujos membros são indicados pelo gestor público e têm mandato de 4 anos ininterruptos, não sendo permitida a recondução.
A assistência social, compreendida historicamente como uma prática de benemerência ou assistencialista, foi plenamente superada pela sociedade brasileira, em razão da implantação dos equipamentos previstos pelo SUAS na sua totalidade.