As entrevistas constituem uma das modalidades mais usuais de abordagem realizadas pelo Serviço Social para a apreensão da realidade na qual se inscreve a população atendida nos diferentes estabelecimentos que implementam políticas sociais. Embora possa ser utilizada a partir de diferentes aportes teórico-metodológicos a entrevista consiste em um dos instrumentos da intervenção profissional que muitas vezes segue padrões previamente definidos pelas instituições contratantes, pelos programas sociais ou, mesmo, pelas chefias imediatas. Em relação à condução da entrevista por parte do Assistente Social, assinale a afirmativa correta.
Os processos de avaliação das políticas, programas e projetos sociais, se organizam a partir das seguintes etapas: I) identificação do problema (construção da agenda com base nas demandas); II) formulação de objetivos relativos ao problema identificado; III) tomada de decisão; IV) execução; V) avaliação de processo e/ou impacto; VI) finalização ou manutenção da política, programa ou projeto em decorrência da avaliação. Esse modo de conduzir os processos de avaliação tem sido objeto de crítica por deixar de apreender as políticas e, consequentemente, os programas e projetos, em sua perspectiva
Assinale a alternativa que indica uma função do Sistema de Vigilância Socioassistencial.
A Política Nacional de Humanização do SUS, lançada em 2003, vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, está pautada nos seguintes princípios:
A Constituição de 1988 define as ações e os serviços públicos de saúde que integram uma rede regionalizada e hierarquizada de forma a constituir um sistema único. As diretrizes que o organizaram estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Moreira e Alvarenga (2003) definem parecer social como a opinião profissional do assistente social, com base na observação e estudo de uma dada situação, fornecendo elementos para a concessão de um benefício, recurso material e decisão médico- pericial. As autoras também definem parecer social como:
De acordo com Sierra (2011), a família tornou- se, desde a década de 1990, o principal alvo das políticas sociais, que apresentam duas estratégias: a execução de programas específicos para crianças, jovens e pessoas com deficiência e a:
Mauriel (2011) sustenta que no cerne dos debates sobre as reformas dos sistemas de bem- estar estão as novas formas de gestão da pobreza, chamadas assim porque buscam:
De acordo com Barroco (1996), é importante que a ética seja compreendida no espaço da discussão filosófica sobre a liberdade, da responsabilidade sobre o dever. A ética profissional, nessa perspectiva, seria:
Correa (2006) sustenta que a temática do controle social tomou vulto no Brasil a partir do processo de democratização na década de 80 e, principalmente, com a institucionalização dos mecanismos de participação nas políticas públicas na Constituição de 1988. A autora afirma que foi pioneira neste processo a seguinte área:
De acordo com Veloso (2011), a tarefa que se coloca aos assistentes sociais, é construir uma forma de incorporação da tecnologia da informação que supere o modelo hegemônico imposto ao conjunto dos trabalhadores, que a vê como estratégia para:
Uma das penalidades aplicáveis ao assistente social quando este infringe o Código de Ética Profissional é a suspensão do exercício profissional, que será efetivada através de:
Ao ser demandado em um caso de violência doméstica, o assistente social tendo por base suas competências técnica e teórico - metodológica e o compromisso ético, ao realizar o parecer social, deve:
A violência contra a mulher é um dos temas que demandam do assistente social uma sólida formação teórico-metodológica e ético - política para a construção de umtrabalho de:
O planejamento estratégico é concebido, contemporaneamente, como a forma de planificação. Por em prática a noção de estratégia implica, para as instituições governamentais e não governamentais, aplicar: