Acerca das possibilidades e dos limites profissionais, o Código de Ética Profissional do Assistente Social elenca direitos e deveres, sendo explicitado, no tocante às relações com os empregadores, o direito a
Atualmente, entidades, principalmente filantrópicas, desenvolvem trabalhos voltados para prevenção e tratamento de drogas lícitas ou não. Assistentes sociais vêm participando de ações por meio de projetos governamentais, a exemplo do Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, preconizado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, voltado para orientação no campo da saúde reprodutiva e sexual e para a prevenção de DSTs, HIV e Aids, devendo o assistente social conhecer situações que envolvem a transmissão e a prevenção. Com relação à Aids, analise as assertivas abaixo. I. É transmitida por sangue contaminado (transfusão e compartilhamento de agulhas e seringas). II. É transmitida na gestação, no parto ou na amamentação (da mãe para o filho). III. É transmitida nas relações sexuais desprotegidas. É correto o que se afirma em
Ao dependente do trabalhador segurado é devido o seguinte benefício do Regime Geral da Previdência Social:
Considera-se como uma das diretrizes da política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a:
A assistência integral à saúde e reabilitação da pessoa com deficiência conta com a dispensação de alguns elementos que aumentam as possibilidades de independência desses usuários e complementam a prestação do atendimento especializado.
A denominação correta desses elementos é:
Considera-se como marco histórico, tanto do rompimento do Serviço Social brasileiro com o conservadorismo profissional como do surgimento do projeto ético-político da profissão comprometido com os interesses da classe trabalhadora, o seguinte evento:
Mioto e Nogueira (2006) compreendem que, com a superação do paradigma mecanicista, o sistema de saúde brasileiro passa a conceber as necessidades de saúde como:
Para o CFESS (2010), a compreensão dos determinantes sociais, econômicos e culturais do processo saúde-doença e a busca de estratégias para o enfrentamento dessas questões conforma o:
A concepção ampliada de saúde aprovada na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, é introduzida no país com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei Orgânica da saúde, de 1990. Supera-se a compreensão de que saúde não é apenas ausência de doenças, mas sim um conjunto de bens e serviços disponíveis na sociedade, socialmente produzidos, mas apropriados de forma privada. Desse modo, essa nova concepção desvela a intrínseca relação da saúde com:
Daniele é assistente social de um programa de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. No seu primeiro dia de trabalho, foi procurada pelo adolescente Janderson, de 14 anos, que dizia querer ser atendido apenas por ela. Durante o atendimento, Janderson verbalizou que insistiu em ser atendido por Daniele pelo fato de ele ter buscado outros profissionais da equipe técnica anteriormente, e nenhum deles atendeu a sua demanda, que era visitar os pais internos em uma unidade prisional pelo crime de tráfico de drogas. Ao questionar a equipe técnica sobre o posicionamento contrário à visitação do adolescente aos pais, esta relatou que o contato com os pais presos seria prejudicial ao desenvolvimento psicossocial do adolescente. A partir desses fatos, Daniele deve adotar a seguinte providência:
As medidas para a contenção da crise de 1929 e para a contenção da crise de 1969/1973 foram, respectivamente:
Dentre os espaços de atuação do assistente social no campo sociojurídico está o sistema socioeducativo. Esse espaço sócioocupacional apresenta uma série de desafios para o exercício profissional do assistente social, a exemplo da superlotação das unidades de internação, decorrente, sobretudo, da “política de encarceramento” promovida pelo Estado. De acordo com as legislações que regem a execução das medidas socioeducativas, o assistente social, ao realizar a previsão, o registro e a gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente deverá fazer uso do seguinte instrumento:
Lucia trabalha em uma maternidade e atende Andreia, adolescente de 15 anos que está no 8º mês de gestação. Andreia lhe diz que, quando o bebê nascer, deseja entregá-lo para adoção, mas seus pais são contrários a isso. Diante desse fato, Lucia deve:
O Código de Ética Profissional do Serviço Social (1993) tem na liberdade um de seus valores fundantes. No sentido ali contido, esse valor consiste em:
A realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações, pareceres ou qualquer manifestação técnica sobre matéria de Serviço Social constitui-se em: