A unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam
intervenções especializadas da proteção social especial denomina-se:
Matos (2013), ao se apropriar das reflexões feitas por Costa (2000), afirma que o modelo médico hegemônico secundariza e desqualifica as ações e atividades profissionais que não se constituem objeto de práticas privilegiadas pelo referido modelo.
Daí decorre a realização, nos serviços de saúde, de atendimentos profissionais que carecem do princípio identificado como:
Com base no artigo de Trindade (2013, In: SANTOS et.al., 2013), responder à questão.
Uma das históricas requisições institucionais ao assistente social, o plantão social, em geral, demanda dos profissionais ações rotineiras e burocratizadas, caracterizadas pela seguinte lógica:
Historicamente colocadas como demandas ao Serviço Social na saúde, as situações de óbito requisitam desses profissionais uma importante articulação com as equipes de saúde. Nesses atendimentos, compete ao assistente social na sua relação com a família:
A dimensão do exercício profissional que permite desvendar a realidade social, elaborar o conhecimento dos modos de vida e da cultura da população usuária e que deve ocupar lugar privilegiado no trabalho profissional é tipificada como:
De acordo com Iamamoto (1999), a profissão de Serviço Social é compreendida
como um produto histórico, e como tal, adquire sentido e inteligibilidade na história da
sociedade da qual é parte e expressão. Acerca do significado social da profissão julgue
as assertivas a seguir:
I- O Serviço Social não se afirma como uma especialização do trabalho coletivo e, está
inscrito na divisão sócio técnica do trabalho.
II- O Serviço Social se constitui em expressão de necessidades históricas, que não se
relacionam com a prática das classes sociais no ato de produzir seus meios de vida e de
trabalho de forma socialmente determinada.
III- O significado social da profissão depende da dinâmica das relações entre as
classes e dessas com o Estado nas sociedades nacionais em quadros conjunturais
específicos, no enfrentamento da ‘questão social’.
Para o processo de planejamento, conforme Baptista (2002), a importância da operacionalização dos conceitos está no fato de propiciar as seguintes ações, EXCETO:
O acesso ao mercado de trabalho é um direito da pessoa com deficiência previsto no Decreto nº 3.298/99. De acordo com o Decreto, é CORRETO afirmar:
No seu título IV- Da Observância, Aplicação e Cumprimento do Código de Ética, constituem infrações disciplinares, EXCETO:
Sobre o Estudo de Caso, técnica utilizada pelo assistente social, é correto afirmar que tem como característica a
Em conformidade com a Política Nacional relativa ao idoso e com o constante em Lei, assinale a alternativa que apresenta um dos órgãos que deve ser obrigatoriamente comunicado pelos profissionais de saúde nos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idoso.
No tocante aos Direitos e Responsabilidades Gerais do Assistente Social, o Código de Ética Profissional do Assistente Social apresenta como um dos deveres o(a)
A respeito da “Intersetorialidade” considerada por profissionais de Serviço Social e demais profissionais que atuam na área social como forma que possibilita o conhecimento das estruturas sociais e a superação da fragmentação do conhecimento, analise as assertivas abaixo. I.A Intersetorialidade promove a articulação entre as diversas instituições, possibilitando a realização do trabalho por meio de parcerias e coligações. II.A Intersetorialidade promove a articulação entre sujeitos de setores sociais diversos, ou seja, de saberes, poderes e vontades diversos para enfrentar problemas complexos. III.A Intersetorialidade promove a articulação entre áreas diversas, objetivando a análise de problemas mais complexos de determinadas regiões. É correto o que se afirma em
Profissionais de Serviço Social, no cotidiano, lidam com Redes que possuem função de articulação do conjunto das organizações governamentais, não governamentais e informais, das comunidades, dos profissionais, dos serviços, dos programas sociais e do setor privado, priorizando o atendimento integral às necessidades dos segmentos vulnerabilizados socialmente. De acordo com o exposto, é correto afirmar que essas redes são denominadas Redes
Sobre técnicas de intervenção utilizadas pelo assistente social, é correto afirmar que o acompanhamento tem por finalidade