Analise as assertivas abaixo, extraídas dos Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Parte-se da concepção de que as Políticas de Seguridade Social são concebidas na ordem capitalista como o resultado de disputas políticas e, nessa arena de conflitos, as políticas sociais, resultantes das lutas e conquistas das classes trabalhadoras, assumem caráter contraditório, podendo incorporar as demandas do trabalho e impor limites, ainda que parciais, à economia política do capital.
( ) Na década de 1980, as classes trabalhadoras não conseguiram interferir substantivamente na ordem econômica, apesar de terem obtido significativas vitórias no âmbito social e político, num contexto de lutas democráticas contra o regime ditatorial que se instalou no Brasil desde 1964.
( ) A dimensão social e histórica do trabalho ganha relevância nos determinantes das condições de saúde do trabalhador, com a complexidade da realidade atual, marcada pelos avanços constitucionais, pelo maior incentivo na pesquisa, pelo aprimoramento no âmbito do assessoramento, assim como pelo incentivo governamental na mobilização dos trabalhadores.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as assertivas abaixo acerca do tema Assessoria na área do Serviço Social:
I. Compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Serviço Social.
II. Assessoria não é mera militância política.
III. Uma das características que distingue a assessoria da supervisão é sua natureza temporária e eventual.
Quais estão corretas?
Em relação às reflexões extraídas de obras de José Paulo Netto, assinale a alternativa INCORRETA.
Acerca do Estágio supervisionado em Serviço Social, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas do texto Notas para o debate das relações de exploração-opressão na sociedade patriarcal-racista-capitalista, de Milena Fernandes Barroso (2018).
Sobre o tema "terceiro setor", verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socio territoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, objetiva:
I. Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.
II. Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.
III. Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.
IV. Centralizar o Estado na concepção e implementação de benefícios, serviços, programas e projetos junto às famílias.
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) contarão, cada um, com nove membros efetivos: Presidente, Vice-Presidente, dois Secretários, dois Tesoureiros e três membros do Conselho Fiscal, e nove suplentes, eleitos dentre os Assistentes Sociais, por via direta. Qual a duração do mandato?
A Lei Federal nº 8.080/1990 regulamenta as ações e serviços de Saúde em todo o território nacional e em seu artigo 16º indica como competência da Direção Nacional do Sistema Único de Saúde:
I. Colaborar com a União e os Estados na execução da vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.
II. Promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde.
III. Participar da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho e coordenar a política de saúde do trabalhador.
IV. Formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
Estão corretas as afirmativas:
A Lei Federal de nº 10.216 de 06 de abril de 2001 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Considerando a legislação em questão, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
( ) A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, não deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento.
( ) A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo médico competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.
( ) É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Estatuto da Criança e do Adolescente indica aspectos sobre a guarda de crianças e adolescentes. Com base na referida legislação, analise as afirmativas abaixo sobre a guarda de crianças e adolescentes.
I. A guarda não poderá ser revogada nem mesmo mediante ato judicial fundamentado ou mediante qualquer manifestação do Ministério Público.
II. A guarda não confere à criança ou adolescente a condição de dependente, incluindo os fins e efeitos de direito, inclusive previdenciários.
III. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.
IV. A guarda destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de tutela e adoção, exceto no de adoção por estrangeiros.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta sobre o que destaca a Resolução CFESS nº 569 de 25 de março de 2010.
Iamamoto (2011) nos apresenta uma leitura diferenciada e específica sobre a questão social. De acordo com as colaborações da autora, analise as afirmativas abaixo.
I. A mundialização do capital também (re) produz, de forma ampliada, a questão social no espaço mundial e não apenas nos países pobres.
II. A questão social na contemporaneidade não evidencia a imensa fratura entre o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social.
III. Temos uma renovação da “velha questão social”, inscrita na própria natureza das relações capitalistas, sob outras roupagens e novas condições sócio-históricas na sociedade contemporânea.
IV. Na sociedade contemporânea as desigualdades são ampliadas mas essa mutação não condiciona a questão social.
Estão corretas as afirmativas:
A industrialização brasileira começa a se impor de maneira hegemônica a partir de 1930, mas será a partir de 1950 que esse crescimento se acelerará. Nesse período, industrialização e desenvolvimento econômico se equivalem. A questão do desenvolvimento social é posta em plano secundário. No final da década de 1940 e início de 1950, começam as discussões sobre as fórmulas em relação ao desenvolvimento e qual delas seria melhor para o Brasil. Acerca das fórmulas que estavam em discussão, relacione adequadamente as colunas a seguir:

Assinale a alternativa que apresente a ordem correta, de cima para baixo.

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir sobre seguranças afiançadas pelo Suas e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para falsa.

As afirmativas são, respectivamente,