Durante o acompanhamento social de um usuário de 72 anos, internado em um hospital de emergência em função de infarto, a assistente social identifica que a ausência de vínculos familiares e afetivos bem como de renda o levou à situação de rua. Soma-se a isso a necessidade premente de acesso a políticas públicas – acesso esse até então inexistente –, com vistas à garantia do seu tratamento de saúde, após a alta hospitalar.
Em função dessa realidade, a profissional encaminhará o referido idoso para atendimento em serviços da seguinte modalidade de proteção social da assistência social:
O parágrafo 4º do Art. 7º da Portaria de nº 3.088 de 23 de Dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, apresenta as modalidades nas quais os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, estão organizados. “O que atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, podendo também atender pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, conforme a organização da rede de saúde local, indicado para municípios com população acima de setenta mil habitantes”, refere-se ao:
O exercício profissional do/a Assistente Social, se realiza mediante um contrato de trabalho com organismos empregadores – públicos ou privados –, em que o profissional figura como trabalhador assalariado, o que gera uma tensão entre autonomia profissional e condição assalariada.
A autonomia teórico-metodológica, técnica e ético política da condução do exercício profissional, do/a Assistente Social, é atribuída:
“A ética profissional é uma dimensão específica do Serviço Social, suas determinações são mediadas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de demandas e respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando a sua origem e a sua trajetória histórica”. (BARROCO, 2009) A ética profissional se objetiva como:
De conformidade com Batista (2002) a avaliação, constitui-se uma das fases metodológicas do processo de planejamento. Os critérios mais utilizados referem-se à eficiência, eficácia e efetividade. A avaliação da efetividade, diz respeito:
O trabalho Interdisciplinar no cenário de trabalho contemporâneo, resulta em alguns fatores. Assinale o fator correspondente .
Sobre Planejamento Social, assinale a afirmativa correspondente a um PROJETO.
Não faz parte do decálogo de direitos socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS):
Consiste em um serviço ofertado pela Proteção Social Especial de Média Complexidade:
A discussão sobre o uso abusivo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas é muito importante no mundo atual. Em relação ao consumo de álcool e outras drogas é correto dizer que:
Para Barroco e Terra (2012), a emancipação é o valor de caráter humano-genérico mais central do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, indicando sua finalidade ético-política mais genérica. Os demais princípios (valores) essenciais: a liberdade, a justiça social, a equidade e a democracia são simultaneamente valores e formas de viabilização da emancipação humana. Esses valores foram situados entre os princípios fundamentais do Código de Ética da seguinte forma:
I. reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;
II. defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;
III. posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
IV. articulação com os movimentos de outras categorias profissionais, ainda que não partilhem dos princípios desse Código.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas
Dadas as afirmativas sobre a gênese do Serviço Social e sua relação com a questão social e as políticas sociais, de acordo com Netto (2001),
I. A questão social dá base para a emergência da profissão quando se transforma em objeto de intervenção do Estado.
II. Há uma mediação política entre questão social e Estado, instrumentalizada pelas políticas sociais.
III. A questão social, por si só, determina o surgimento do Serviço Social.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O planejamento é imprescindível em qualquer processo de trabalho em que o assistente social esteja inserido. A partir do planejamento das ações é possível transformar a realidade com a qual trabalha. O uso do planejamento na intervenção permite ao profissional:
Para Iamamoto (1998) sintonizar o Serviço Social com os novos tempos na atualidade exige um profissional qualificado, que reforce e amplie a sua competência crítica, não só executivo, mas que analise e decifre a realidade. Para tanto é necessário que esse profissional tenha:
No âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (TNSS), a proteção social básica tem por objetivo, “prevenir situações de risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários" (BRASIL, 2012). Esse tipo de proteção tem como porta de entrada o Serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família (PAIF), que tem por finalidade: