Baseado na NR 32, a higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infectocontagiosas deve ser de responsabilidade do:
Baseado na NR 31, os locais para refeição devem atender a requisitos básicos. De acordo com o exposto, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Boas condições de higiene e conforto. ( ) Capacidade para atender a todos os trabalhadores. ( ) Talheres gabaritados, limpos e higienizados. ( ) Balcão frigorífico para saladas e sobremesas. ( ) Mesas com tampos lisos e laváveis. ( ) Assentos em número suficiente. ( ) Água potável, em condições higiênicas. ( ) Armário para guardar objetos de uso pessoal e EPI’s. ( ) Depósitos de lixo, com tampas. ( ) Água limpa para higienização. A sequência está correta em
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura, EXCETO:
Segundo a Norma Regulamentadora n°15 (NR 15; 15.1.5), a seguinte definição: “a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza de exposição a algum tipo de agente ambiental, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante sua vida laborai”, é compreendida como:
Os incêndios são classificados de acordo com material combustível. Dessa forma, os incêndios que ocorrem em metais combustíveis, também denominados pirofóricos, como o magnésio, lítio, titânio, etc., são classificados como incêndios:
Nos casos de intoxicações ocupacionais por agrotóxicos (ex. organofosforados), os agentes tóxicos são mais comumente absorvidos por via:
Sobre a organização da CIPA (Comissão Interna de prevenção de Acidentes), assinale a alternativa incorreta:
Entre as atividades abaixo, assinale aquela que é considerada como grau máximo de insalubridade:
Considerando os riscos biológicos nos ambientes de trabalho, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. Em caso de exposição acidental ou incidental, medidas de proteção devem ser adotadas imediatamente, excetuando-se as não previstas no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). II. Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho. III. São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.
Os principais agentes ocupacionais causadores de síndromes mielodisplásicas (displasia de medula óssea) são:
Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. Todos sabem que qualquer instalação predial deve funcionar conforme as condições de segurança estabelecidas por lei, que vão desde a obrigatoriedade de extintores de incêndios, hidrantes, mangueiras, registros, chuveiros automáticos (sprinklers) e escadas com corrimão. Entre esses equipamentos, o mais utilizado no combate a incêndios é o extintor. Sobre os extintores de incêndio, em relação à classe e ao agente adequado para líquidos e/ou gases combustíveis ou inflamáveis, como gasolina, álcool, acetona, querosene e tinta, a orientação correta é
A queima do carvão classifica-se como reações químicas
O PPRA — Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, objeto da Norma Regulamentadora 9, do Ministério do Trabalho e Emprego, objetiva a preservação da saúde e a integridade do trabalhador, através da antecipação, da avaliação e do controle dos riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
Dessa forma, é correto afirmar que o PPRA
O trabalhador responsável pelo serviço de limpeza de uma empresa de locação de mão de obra, ao realizar seu trabalho, entrou em contato direto com hipoclorito de sódio, o que lhe causou queimaduras na pele e irritação das vias respiratórias superiores. A manipulação dessa substância representa um risco
Com relação às condições e ao meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil, pode-se afirmar: