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De acordo com a NR-12 - Segurança no trabalho em Máquinas e Equipamentos, com relação aos Aspectos Ergonômicos, os comandos das máquinas e equipamentos devem ser projetados, construídos e mantidos com observância de alguns aspectos específicos. Dentre estes aspectos NÃO está:

As normas regulamentadoras NR 15 e NR 16 dispõem, respectivamente, sobre:

De acordo com a NR4, a jornada de trabalho diária do médico do trabalho para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT é de:

Conforme dispõe a NR 32 sobre resíduos cabe ao empregador capacitar, inicialmente e de forma continuada, os trabalhadores nos seguintes assuntos: I.Segregação, acondicionamento e transporte dos resíduos. II.Definições, classificação e potencial de risco dos resíduos. III.Sistema de gerenciamento adotado internamente no estabelecimento. IV.Formas de organizar e sanar a geração de resíduos. V.Conhecimento das responsabilidades e de tarefas. VI.Reconhecimento dos símbolos de identificação por tipos, periculosidade, volumes, insalubridade e agrupamentos dos mesmos. VII.Conhecimento sobre a utilização dos veículos de coleta. VIII.Orientações quanto ao uso, manutenção, reutilização e higienização de equipamentos de proteção individual e coletivo. Estão corretas as alternativas

Dentre as alternativas listadas abaixo, na elaboração de um Mapa de Riscos Ambientais, em um ambiente de trabalho é considerado como um risco de acidente (risco mecânico) para a saúde do trabalhador:

De acordo com a Norma Regulamentadora n°16 (NR16) que estabelece a regulamentação atual das atividades e operações perigosas, é considerado líquido combustível todo aquele que possua ponto de fulgor maior q u e ____________ e inferior ou igual a Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.

A temperatura mínima, na qual os vapores emanados de um corpo combustível entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar, independentemente de qualquer fonte externa de calor, denomina-se:

Dentre as doenças ocupacionais que afetam o sistema respiratório, assinale a alternativa que está relacionada com a doença ocasionada por exposição a poeira orgânica:

Os profissionais que atuam direta ou indiretamente, em quaisquer atividades onde existe o risco à exposição a materiais biológicos, podem correr o risco de exposição ocupacional a esses materiais. Dentre os tipos de exposições ocupacionais, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de exposição percutãnea:

Segundo a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho NR 11.1.7 os equipamentos de transporte motorizados deverão

Quais os Equipamentos de Proteção Coletiva um operador Guindaste utiliza para trabalhar em uma área onde trafeguem pessoas próximas ao local?

O tratamento adequado de resíduos, decorrentes da assistência à saúde é imprescindível para minimizar riscos à saúde, além de preservar a sustentabilidade dos recursos naturais e qualidade de vida das pessoas. De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC ANVISA Nº 306/04, os Resíduos de Serviços de Saúde - RSS - são classificados em 05 (cinco) grupos A,B,C,D e E, conforme a sua natureza. Assinale a alternativa que apresenta os resíduos do Grupo B.

A exposição ocupacional a ruídos advindos do processo de trabalho pode levar o trabalhador a desenvolver alterações auditivas e/ou não auditivas. Estas, por sua vez, podem manifestar desde simples alterações a danos graves, na maioria das vezes, irreversíveis. Diante do exposto, analise as proposições abaixo. I.As alterações auditivas, podem ser classificadas em agudas, como, por exemplo, o Trauma Acústico, ou crônicas, que são os casos de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR). Já entre as manifestações não auditivas, temos, por exemplo, mal estar, ansiedade, estresse, dor de cabeça, problemas gástricos, transtornos emocionais e distúrbios musculares, como as disfunções temporomandibulares. II.As principais características do ruído são: intensidade, frequência, tempo de exposição e natureza do ruído. No que diz respeito à frequência, qualquer área do espectro sonoro é capaz de desencadear problemas cocleares, tendo como mais traumatizantes os ruídos compostos pelas frequências altas. III.A PAIR é caracterizada como perda auditiva sempre sensorioneural, irreversível e unilateral. Uma vez cessada a exposição ao ruído intenso, haverá uma lenta progressão dos sintomas da PAIR e o paciente terá uma melhora em sua qualidade de vida. IV.O diagnóstico da PAIR deve ser realizado através da obtenção da anamnese ocupacional detalhada, antecedentes pessoais, exame otorrinolaringológico com ênfase na otoscopia, e exame audiométrico. O trabalhador avaliado deverá, antes do exame, ter, pelo menos, 24 horas de repouso acústico, a fim de ser evitada a detecção de uma perda auditiva temporária. V.Alguns autores relatam que a perda auditiva ocupacional poderia ser reduzida, e talvez eliminada, por meio da implantação de um programa de prevenção de perdas auditivas ocupacionais (PPPA), também conhecidos como Programas de Conservação Auditiva (PCA). Estão CORRETAS as proposições constantes nos itens

Em relação à NR-15, analise as proposições abaixo. I.Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada à natureza e ao tempo de exposição a determinado agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. II.O exercício de trabalho em condições de insalubridade, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário base de cada categoria, equivalente a: 30% (trinta por cento), para insalubridade de grau máximo; 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio; 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo. III.No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, estes poderão ser somados para efeito de acréscimo salarial, levando-se em consideração o grau de insalubridade. Só não haverá somatório nos casos de repetição do mesmo grau de insalubridade. IV.A eliminação ou neutralização da insalubridade, através da adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância, junto à utilização de equipamento de proteção individual, determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo. V.É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre. Estão CORRETAS as proposições

Durante a jornada laboral, o trabalhador está exposto aos diversos riscos ambientais, e, para se

proteger destes que ameaçam sua saúde e segurança, faz-se necessária a utilização dos

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) preconizados pela Norma Regulamentadora (NR)

6.Sobre esse assunto, analise as proposições a seguir.

I.O EPI, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com

a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente

em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

II.A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco,

em perfeito estado de conservação e funcionamento, apenas quando as medidas de ordem

geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de

doenças profissionais e do trabalho.

III.Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador contratar uma

consultoria por empresa especializada em Engenharia de Segurança e Saúde do

Trabalhador, a fim de selecionar o EPI adequado ao risco, mediante a orientação dada pelo

profissional tecnicamente habilitado.

IV.Podemos citar como obrigação do empregador quanto ao EPI: orientar e treinar o

trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; substituir imediatamente, quando

danificado ou extraviado, mesmo quando gerar custo adicional ao empregado;

responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.

V.Dentre as obrigações do empregado em relação ao EPI, podemos elencar: fazer uso durante

toda a jornada de trabalho e apenas para a finalidade a que se destina; responsabilizar-se

pela guarda e conservação; comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne

impróprio para uso.

Estão CORRETAS, apenas,

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