Baseado nos preceitos constitucionais a construção do SUS se norteia pelos seguintes princípios doutrinários: Universalidade, Equidade e Integralidade. Sobre a equidade é CORRETO afirmar:
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Assinale a alternativa CORRETA que condiz com um fundamento da Atenção Básica de acordo com a Portaria Nº 648 de 28 de março de 2006:
Com relação aos objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), descritas no capítulo I da Lei Orgânica de Saúde, são objetivos do SUS:
Marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
( ) A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
( ) O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais. Dentre os princípios do Sistema Único de Saúde, o texto anterior refere-se ao:
A Portaria nº 1.600, de 7 de julho de 2011, que reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS), em seu Artigo 4º estabelece que a Rede de Atenção às Urgências priorizará as seguintes linhas de cuidados:
Nas alternativas seguintes assinale aquela que não se refere a uma das atribuições básicas da Central de Regulação Médica de Urgência:
Em Epidemiologia a terminologia “CASO SUSPEITO” é o mesmo que:
Observe a área da imagem seguinte e assinale como a mesma seria classificada ao ser descrita para uma equipe do SAMU?
Baseado na História das Políticas Públicas de Saúde analise as alternativas a seguir e assinale a que se refere a uma doença que não tinha importância epidemiológica no início do Século XX:
Os temas, Conferências e Conselhos de Saúde são tratados em qual das Leis listadas a seguir?
A Constituição Brasileira de 1988, no capítulo referente à saúde, apresenta o seguinte texto, em seu Artigo 197:
A Portaria Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados, em todo o território nacional. De acordo com esta portaria, qual dos seguintes conceitos está correto?
Qual o Nível de Atenção em Saúde correto é considerado a Porta de Entrada para portadores de Diabetes Mellitus?
O artigo 198 da Constituição Federal de 1988, define que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e devem constituir um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
Trabalhar com mapas é uma forma de retratar e aumentar conhecimentos sobre a comunidade. O mapa é um desenho que representa no papel o que existe naquela localidade. Com o mapa o ACS pode:
I - Marcar as barreiras geográficas que dificultam o caminho das pessoas ate os serviços de saúde (rios, morros, mata cerrada, entre outros).
II - Identificar com símbolos os grupos prioritários: gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas acamadas, crianças menores de cinco anos, pessoas com deficiência, usuário de drogas, pessoas com hanseníase, pessoas com tuberculose, entre outros.
III - Trabalhar com território e realizar coleta e sistematização de dados demográficos, socioeconômicos, político-culturais, epidemiológicos e sanitários.
Está correto o que se afirma em: