Quais os principais objetivos das Normas Operacionais Básicas, instituídas pelo Sistema Único de Saúde?
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde é uma importante estratégia no aprimoramento e consolidação do Sistema Único de Saúde. Cada Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve acompanhar de 400 a 750 pessoas. Com qual frequência os ACS deverão visitar as famílias sob sua responsabilidade?
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído no Brasil pela Constituição Federal de 1.988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado”. É regulamentada pela Lei n. 8.080/1990, que operacionaliza o atendimento público da saúde. Esta lei
Com relação ao Capítulo IV, Seção I, da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo a seguinte atribuição:
Considerando as ações do ACS, todas as famílias e pessoas do seu território devem ser acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários. Para a realização de um bom trabalho, o ACS necessita, exceto:
A orientação faz parte das ações do agente comunitário de saúde. Em relação à malária, dengue, tracoma e esquistossomose, quais orientações deverão ser realizadas para prevenir essas doenças? I - Malária: orientar o uso de repelentes, uso de roupas e acessórios para diminuir o contato com o mosquito, uso de mosquiteiros e cortinas embebidos ou não em inseticidas, colocação de telas em portas e janelas. II - Dengue: a principal medida é evitar a existência de criadouros – locais que acumulam água onde os mosquitos possam se reproduzir. III - Esquistossomose: desenvolver medidas simples de cuidado ambiental para o controle de caramujos. IV - Tracoma: orientar especialmente a lavagem frequente do rosto das crianças e de melhorias de hábitos no cuidado com o corpo e das condições sanitárias e ambientais. V - Malária: orientar especialmente a lavagem frequente do rosto das crianças e de melhorias de hábitos no cuidado com o corpo e das condições sanitárias e ambientais.
A leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro pode variar desde um processo inaparente até formas graves. Sobre a prevenção da doença, é corretor afirmar, exceto:
A Política Nacional de Promoção da Saúde: I - Utiliza um conceito ampliado de saúde, visando promover a qualidade de vida, a equidade, e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de vida, ambiente, educação, condições de trabalho, moradia, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais. II - Busca ampliar a autonomia e a corresponsabilidade da população no cuidado integral à saúde, entendendo como fundamental reduzir as desigualdades, no contexto social mais amplo e das regiões do país, atentando para as questões especificas como gênero, etnias e raças, opção e orientação sexual, entre outras. III - Aponta para a busca da mudança do atual modelo assistencial médico-hospitalocêntrico, baseado na atenção individualizada e fragmentada.
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), pode-se afirmar que:
De acordo com o percentual de distribuição de vagas para composição dos Conselhos de Saúde, marque a alternativa correta.
Complete a lacuna. De acordo com a Lei nº 8.142, de 28 de Dezembro de 1990. art. 1°.
A ____________reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
Em relação às especificidades da equipe de saúde da família, conforme portaria 2488 de 2012, é correto afirmar:
No âmbito do SUS, é correto afirmar que a Lei que dispõe sobre a participação popular no SUS é a:
O indicador de saúde “taxa de nascidos vivos com baixo peso ao nascer” descreve a % nascidos vivos com peso ao nascer em relação ao total de nascidos vivos em determinado período de tempo e local com peso menor que:
“Devem focar as suas ações na vigilância entomológica e na vigilância de reservatórios domésticos, por meio da realização anual de levantamentos entomológicos e de inquéritos sorológicos amostrais da população canina, além de ações de manejo ambiental e de educação em saúde. "
Com relação às recomendações de vigilância e controle da Leishmaniose Visceral específicas para cada uma das classificações dos municípios, o trecho acima discorre sobre: