A respeito da administração da comunicação institucional, a autora Margarida Maria Krohling Kunsch, na obra “Relações Públicas e Modernidade. Novos paradigmas na comunicação organizacional”, ressalta que:“os profissionais de relações públicas planejam e executam a comunicação para a organização como um todo ou ajudam setores dela a se comunicarem. Eles administram o movimento de mensagens para dentro da organização quando, por exemplo,conduzem uma pesquisa sobre o conhecimento, as atitudes e os comportamentos dos públicos e, em seguida, orientam os executivos sobre como tornar as políticas e ações aceitáveis para todos os públicos. Eles podem administrar o movimento de mensagens para fora da organização ao ajudar os executivos a decidir como explicar uma política ou uma ação para um público e então escrever uma informação ou um comunicado para tanto” (KUNSCH, 1997, pg. 119).
A alternativa que indica, respectivamente, um canal de comunicação voltado para o público interno e um voltado para o público externo (onde se incluem os stakeholders) é:
Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.
A identidade de uma instituição é uma manifestação tangível de sua personalidade e se desenvolve por um conjunto de comportamentos (seus atos), de comunicação desses atos, de simbolismo capaz de expressar essa personalidade e da manifestação da autopercepção, que engloba as intenções da organização e como esta reage a estímulos externos.
A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
O clipping é uma ferramenta indispensável no relacionamento com a imprensa, por reunir os contatos dos principais veículos e jornalistas com os quais a organização tem o interesse de se relacionar.
As relações públicas são mais eficazes quando o profissional identifica os públicos estratégicos e desenvolve uma rede de relacionamentos que beneficie a organização e seus públicos, apresentando resultados que são mensuráveis. A respeito da função estratégica e das ferramentas para o desenvolvimento dessa área, julgue o item.
Ao desenvolver um plano em comunicação organizacional e relações públicas, o esboço das estratégias gerais deve ser apresentado na fase de pesquisa e construção de diagnóstico estratégico, com a previsão das metas a serem alcançadas.
Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.
Na comunicação organizacional integrada, a gestão da imagem corporativa é um instrumento da comunicação mercadológica, por trabalhar diretamente para a geração de valor da marca e para a prospecção ou manutenção de clientes.
Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.
A teoria da responsabilidade social dos meios de comunicação defende que os media possuem deveres perante a sociedade e, por isso, podem regular conteúdos semânticos, apoiando também a autorregulação por parte dos profissionais que atuam na imprensa.
A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
A realização de coletivas de imprensa é algo ainda recomendado para determinadas situações que exijam a divulgação de informações para um número variado de jornalistas ao mesmo tempo e que comportem a logística de um encontro físico ou virtual
Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.
A partir do século XX, os meios de comunicação em massa colocaram‐se como um componente cultural importante na teoria das representações sociais e, assim, passaram a ser reconhecidos por seu papel na construção social da realidade.
A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
No aspecto mais operacional, a Internet facilitou e agilizou o processo de divulgação de material para os jornalistas, por meio, por exemplo, de salas de imprensa no ambiente virtual e de grupos em aplicativos de conversação.
Organizações públicas, privadas e do terceiro setor têm responsabilidade de se relacionar com os mais diversos públicos, não apenas pelo interesse da organização em si, mas em decorrência dos impactos sobre a sociedade, a democracia e a formação do pensamento social. Com base nessa informação, julgue o item.
Por meio dos mass media, que contribuem para a formação do pensamento social, os processos constitutivos das representações sociais podem ser entendidos enquanto um sistema de recepção de novas informações sociais.
Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
A principal função da moderna assessoria de imprensa corresponde ao envio de releases em volume e rapidez que seja capaz de chamar a atenção de veículos e de jornalistas que sejam de interesse da organização.
Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.
Uma boa reputação torna uma organização mais competitiva, podendo gerar apoio por parte do público mesmo em situações de falhas, o que, na administração de crises, requer um investimento de comunicação contínuo e coerente entre imagem e identidade institucionais.
A área de relações públicas, cada vez mais, é reconhecida por sua função estratégica em organizações dos diferentes setores. Considerando essa informação, julgue o item.
Em uma gestão integrada da comunicação em uma organização, as relações públicas contribuem especialmente para a comunicação administrativa, enquanto a gestão da imagem e reputação da marca está a cargo do marketing.
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
Os instrumentos e as técnicas de relações públicas encontram-se englobados em um rol pouco variável e composto por atividades de pesquisa, eventos, assessoria de imprensa e publicações.
As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.
O plano estratégico de comunicação tem como proposta estabelecer diretrizes e orientações para a prática da comunicação integrada nas organizações; fora desse contexto, estão as ações mercadológicas, por serem de responsabilidade da área de marketing o foco no mercado e o relacionamento com o cliente.