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Imagem 004.jpg

Com base no Manual de Redação da Presidência da
República
e considerando o exemplo de memorando acima
apresentado, julgue os itens 16 e 17.

No memorando em apreço, deveria ter sido empregada como fecho a expressão Atenciosamente, por se tratar de documento dirigido a autoridade de mesma hierarquia do signatário.

O convite ao presidente do STF deverá ser feito mediante ofício, se o remetente for o chefe da assessoria de cerimonial do STJ, ou mediante memorando, se o remetente for o próprio presidente do STJ.

Considerando que, de acordo com o Manual de Redação da
Presidência da República
, os documentos oficiais devem
caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de
linguagem, pela clareza, pela concisão, pela formalidade e pela
uniformidade, cada um dos itens a seguir apresenta um fragmento
de texto que deve ser julgado certo se atender ao citado requisito,
ou errado, em caso negativo.

Imagem 006.jpg

imagem-retificada-texto-005.jpg

Considerando as disposições constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, relativos ao exemplo de memorando acima e a aspectos referentes a esse padrão de documento..

A forma de tratamento “Vossa Senhoria” poderia ser substituída por Vossa Excelência, em virtude de referir-se a autoridade de hierarquia superior da instituição.

Considerando que os trechos a seguir constituam segmentos, não
necessariamente sequenciais, de um ofício, julgue-os quanto à
correção gramatical, condição essencial aos documentos da
comunicação oficial.

Conforme é do conhecimento de V. Sa., a primeira fiscalização avaliou o serviço de atendimento ao usuário de três órgãos públicos e resultou em acórdão proferido pelo TCU. A segunda fiscalização, julgada por outro acórdão, verificou a atuação desses mesmos órgãos no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados.

Com referência à adequação da linguagem e ao formato do texto
dos expedientes oficiais, julgue os itens subsequentes.

O fecho é dispensável na redação da mensagem e do aviso, já que esses documentos deverão ser elaborados em papel timbrado do órgão ou da entidade que o expede, o que certifica a validade desses como correspondências oficiais.

A comunicação oficial é aquela que se estabelece oficialmente entre expedidor e receptor. Quanto ao seu trânsito,a comunicação oficial pode ser dos tipos interna e externa. Por seu caráter impessoal e sua finalidade, a comunicação expedida requer o uso do padrão culto da língua, o que significa:

As normas de redação dos documentos oficiais estão inteiramente respeitadas em:

Com relação às normas de correspondência oficial, julgue os itens a seguir.

O trecho de documento a seguir, adaptado de Diário Oficial da União, n.º 31, 13/2/2012, p. 20, pelo formato, conteúdo e nível de formalidade da linguagem empregado, é adequado a um despacho.

“Nos termos do art. 2.º da Lei n.º 9.131, de 24 de novembro de 1995, o Ministro de Estado da Educação HOMOLOGA o Parecer n.º 118/2011, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que é favorável ao recredenciamento da (...).”

Acerca da redação de documentos oficiais, julgue os próximos itens.

As autoridades que devem ser tratadas por Vossa Excelência incluem os juízes, procuradores, reitores e ministros de Estado.

Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal

Federal,

Em atendimento ao novo regulamento dos órgãos judiciais

e em complemento às últimas informações enviadas a Vossa

Excelência no Memorando n.º 543, de 21 de agosto de 2012, as

medidas para reposicionamento de pessoal segundo critérios de

preferência e de formação acadêmica já foram iniciadas. O prazo

para adaptação ao novo setor e às novas atribuições não deverá ser

o mesmo para todos os relocados, conforme já previsto, mas o

sistema organizacional que está sendo implantado deverá encontrarse

devidamente estabilizado até o final de janeiro de 2013.

Respeitosamente,

[espaço para assinatura]

[nome do signatário]

Chefe do Departamento de Pessoal

Considerando o texto acima, assinale a opção correta.

As características de um ofício são as relacionadas a seguir, EXCETO

Sobre os pronomes de tratamento, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa CORRETA. Considerando, a emissão de um documento oficial nos padrões do manual de redação da Presidência da República (2ª edição, 2002), o pronome de tratamento a ser utilizado no encaminhamento direcionado aos Ministros de Estado (interlocutor homem), deve ser:

Quanto às normas da redação da correspondência oficial, deve-se: 1) Atender ao nível formal da linguagem, inclusive, à norma padrão da língua. 2) Ter cuidado com o uso de palavras que indiquem um envolvimento pessoal e ou subjetivo. 3) Necessariamente fazer o emprego de palavras que enfatizem a erudição, e sejam pouco usuais, para evitar ambiguidades ou duplicidade de sentido, preservando a linguagem culta e a coloquial. 4) Dar especial atenção à clareza e precisão das informações e dados em questão. 5) considerar de baixa importância os critérios de apresentação meramente gráfica do texto, pois o importante é o sentido da comunicação e a introspecção do receptor da mensagem. Estão corretas, apenas:

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