Cada um dos próximos itens apresenta um trecho de redação de
correspondência oficial que deve ser julgado certo se atender os
requisitos de impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem,
clareza, concisão, formalidade, uniformidade e normas da redação
oficial, ou errado, em caso contrário.

Com referência aos requisitos da correspondência oficial, julgue os
itens que se seguem.
É facultado o emprego do tratamento digníssimo nas comunicações oficiais dirigidas aos chefes de poder, especialmente ao presidente da República, autoridade máxima da Federação.
Julgue se os fragmentos contidos nos seguintes itens estão gramaticalmente corretos e adequados à correspondência oficial.
Os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte tem como objetivo contribuir com a promoção do desenvolvimento econômico e social da região amazônica, que os aplica através de programas elaborados de financiamento aos setores produtivos e privados, anualmente, em parceria com os representantes das instituições públicas e dos diversos seguimentos da sociedade.
Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes.
Caso o responsável pelo setor de informática do Banco da Amazônia deseje solicitar ao chefe da unidade administrativa desse banco a aquisição de acessórios de informática para a melhoria dos serviços prestados à comunidade, tal solicitação deverá ser feita mediante a expedição de memorando.
Acerca da redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.
O pronome de tratamento a ser empregado em expediente oficial dirigido a arcebispos e bispos é Vossa Excelência Reverendíssima
Julgue os itens seguintes, relativos à redação de correspondências oficiais.
Com exceção da primeira e da última, as demais páginas do ofício devem ser numeradas.
A respeito das características, do formato e da adequação da linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens subsecutivos, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Em correspondência oficial dirigida a deputado federal, deve-se empregar, no vocativo, o superlativo Ilustríssimo, seguido do pronome de tratamento Senhor e do nome do cargo.

Considerando a correspondência oficial hipotética acima, julgue os itens que se seguem, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
Adjetivos referidos ao pronome de tratamento empregado em expedientes oficiais devem ser flexionados quanto ao gênero de acordo com o sexo da pessoa a quem se destina a comunicação. No caso em tela, supondo-se que fosse empregada no texto, a seguinte frase estaria correta: Vossa Senhoria está encarregado de resolver esse assunto.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir.
A inversão sintática é uma das qualidades do texto oficial por garantir-lhe eloquência e formalidade, características exigidas nas relações institucionais.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
O seguinte trecho, devido à relação de concordância nele empregada, poderia compor o texto de um documento oficial: Vossa Excelência, Senhor Senador, foi convidada para a inauguração do evento.

Considerando a correspondência oficial hipotética acima
apresentada, julgue os itens 14 e 15.
A forma correta do vocativo nesse tipo de expediente seria Excelentíssimo Senhor, seguida do respectivo cargo do destinatário da comunicação.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens que se seguem.
As correspondências feitas por email são válidas como correspondências oficiais, desde que a identidade do remetente seja atestada por meio de certificação digital.
Ainda com base no Manual de Redação da Presidência da
República, julgue os itens subsequentes, relativos à adequação da
linguagem e do formato das correspondências oficiais.
O trecho de documento apresentado a seguir poderia compor adequadamente um aviso, modalidade de comunicação oficial expedida exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
Julgue os seguintes itens, relativos ao formato e à adequação da
linguagem das comunicações oficiais, com fundamento no Manual
de Redação da Presidência da República.
Nos documentos que seguem o padrão ofício, deve constar o campo assunto.