Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, que tratam da adequação da linguagem
empregada na redação de correspondências oficiais da
administração pública.
O uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais deve atender à finalidade do documento redigido, razão pela qual, na elaboração de documentos da administração pública, deve-se primar pelo emprego do jargão burocrático, próprio à natureza desses expedientes.
Com referência à adequação da linguagem e ao formato do texto
dos expedientes oficiais, julgue os itens subsequentes.
O requerimento difere do aviso porque, naquele, situações ou fatos comunicados constam em arquivos da administração pública e podem ser requeridos por qualquer cidadão.
Assinale a opção em que o trecho, adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo, de 13/8/2012, está correto e adequado para compor um documento oficial, como um ofício.

Considerando o exemplo de memorando acima apresentado, julgue os
itens de 26 a 30, com base no Manual de Redação da Presidência da
República.
O fecho Cordialmente é adequado ao memorando por expressar polidez e distinção.
Considerando o que dispõe o Manual de Redação da Presidência
da República, julgue os itens de 26 a 31.
Apesar da basilar orientação quanto à utilização do padrão culto da linguagem na redação dos documentos no padrão ofício, é desnecessário seguir uma estruturação rígida no que diz respeito à diagramação desses documentos.
Conforme o Manual de Redação da Presidência da República,
a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso
do padrão culto de linguagem, pela clareza, concisão, formalidade
e uniformidade. Nesse sentido, cada um dos itens seguintes
apresenta um fragmento de texto que deve ser julgado certo se,
além de estar gramaticalmente correto, atender aos atributos
descritos; em caso contrário, deve ser julgado errado.
A Comissão de Licitação torna público aos licitantes e demais interessados que receberá os envelopes com as propostas referentes ao objeto em epígrafe no dia 12/12 às 15 horas. Informa, ainda, que cópia do Edital encontra-se à disposição na Seção de Compras, no térreo do Edifício Sede deste Tribunal.
Como na redação do segundo parágrafo do texto foram atendidas as normas do padrão culto da língua, esse parágrafo poderia compor um documento oficial, como, por exemplo, uma exposição de motivos.
Assinale a opção cujo excerto apresenta clareza, concisão, impessoalidade, formalidade e linguagem culta e apropriada aos documentos oficiais.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome de tratamento Vossa Senhoria deve ser empregado nas comunicações dirigidas ao
Assinale a alternativa CORRETA. Segundo o manual de redação da Presidência da República (2ª edição, 2002), a modalidade de comunicação (comunicação eminentemente interna) entre unidades administrativas de um mesmo órgão, deve ser realizada por meio de:
Em documentos oficiais, como as redações
oficiais, a “Precisão Vocabular” (emprego da palavra
exata para expressar uma ideia) é muito importante
para facilitar a compreensão do leitor.
(BELTRÃO, Odacir, BELTRÃO, Mariúsa. Correspondência: linguagem
& comunicação, 20ª ed. Editora Atlas. 1998 . São Paulo.)
Com base no enunciado, marque o que não caracteriza
“precisão”, portanto, não se recomenda em redações
oficiais.
Emprega-se “Vossa Excelência” na correspondência dirigida aos seguintes destinatários:
Dadas as afirmativas seguintes sobre redação de documentos, I. Oficio – é um tipo de documento expedido para autoridades com a finalidade de tratar assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e com particulares. II. Aviso – é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia. Trata de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si. III. Quanto a sua forma, o aviso não acrescenta o vocativo, que invoca o destinatário. IV. No aviso não há cabeçalho ou rodapé. V. Memorando – quanto a sua forma, segue o modelo do padrão oficio, diferenciando o destinatário, que deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. verifica-se que estão corretas
Na correspondência oficial e empresarial, o Auxiliar Administrativo de Secretaria deve ficar atento ao uso adequado de cada um dos modelos de documentos. Marque C (CERTA) ou E (ERRADA) para as afirmações que se referem à CIRCULAR.
( ) É um modelo de correspondência considerado multidirecional.
( ) É um modelo de documento utilizado, também, para descrever reuniões e encontros.
( ) Não tem caráter oficial e, desse modo, não deve ser assinada.
( ) Como padrão, no cabeçalho é obrigatório constar todos os destinatários.
Assinale a alternativa correta.
O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: