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Considere as partes que compõem a carta comercial:

1. Iniciais.
2. Cumprimento final.
3. Referência.
4. Localidade e data.
5. Invocação.
6. Texto.
7. Índice e número.
8. Timbre.
9. Assinatura.
10. Anexos.

Indique a sequência correta em que devem aparecer na estrutura do documento.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode–se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só, ela depende estritamente das demais características da redação oficial, que são:
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A impessoalidade – que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.
II. O uso do padrão culto de linguagem – que evita o uso de vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.
III. A formalidade e a padronização – que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.
IV. Aconcisão – que possibilita a imprescindível uniformidade dos textos.
Estão corretas as afirmativas:


Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens

a seguir à luz do Manual de Redação da Presidência da República.

O texto do documento em questão está em discordância com os princípios de impessoalidade e concisão necessários à redação de correspondências oficiais.

Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens

seguintes.

O presidente da República é o destinatário da exposição de motivos, mas será o remetente de uma mensagem, caso queira comunicar-se com o Poder Legislativo, situação em que não deverá constar a identificação do signatário.

o minidicionário de língua portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira conceitua o vocábulo Correspondência corno o "ato ou efeito de corresponder (se); troca de cartas, telegrama etc." Pode-se concluir que o vocábulo correspondência compreende todos os instrumentos de comunicação escrita, tais como bilhetes, cartas, circulares, memorandos, ofícios, requerimentos, telegramas. Dependendo dos fins a que se destinam pode ser citada a correspondência particular, familiar ou social; a correspondência bancária; a correspondência comercial; a correspondência oficial, cada uma com suas características próprias. Tanto a correspondência comercial quanto a oficial devem conter algumas qualidades e características fundamentais: Clareza, Coesão, Concisão, Correção Gramatical, Formalidade e Uniformidade e Impessoalidade. "Deve-se informar economizando palavras, isto é, expressar-se com um mínimo de palavras um máximo de informações." Essa qualidade recebe a denominação de:

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, a respeito da adequação do formato e da linguagem às correspondências oficiais.

Se um servidor da Assessoria Especial dirigir correspondência oficial ao diretor do Instituto de Criminalística da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, ele deverá empregar, na redação desse documento, o pronome de tratamento Vossa Senhoria e o vocativo Senhor, acompanhado do nome do diretor.

As questões de 27 a 29 devem ser respondidas com base no

modelo apresentado a seguir, que constitui parte de uma

correspondência oficial hipotética.

Ministério de Minas e Energia

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético

Esplanada dos Ministérios, Bloco “U" – CEP 70.065-900 –

Brasília – DF – BRASIL

Telefone: (61) 2032-0000 Email: [email protected]

_____n.º 221/2013/SPDE

Brasília, 15 de janeiro de 2013.

A Sua Excelência o Senhor

Secretária-Executiva do MP Fulana de Tal

Secretaria-Executiva do MP

70.040-906 – Brasília - DF

Assunto: Redução dos custos de tarifas de energia elétrica

para consumidores individuais

Em conformidade com o MRPR, no que tange à adequação do formato e da linguagem da correspondência oficial hipotética anteriormente apresentada, assinale a opção que corresponde ao vocativo correto a ser empregado no documento, considerando-se o devido espaçamento a ser introduzido.

Com relação ao formato e à linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem com base no Manual de Redação da Presidência da República.

A estrutura do telegrama e da mensagem por correio eletrônico de caráter oficial é flexível.

Com relação às normas de correspondência oficial, julgue os itens a seguir.

No âmbito do serviço público federal e no do estadual, para se considerar correspondência oficial o documento encaminhado por correio eletrônico, as exigências são as seguintes: emprego da variante padrão da língua portuguesa e indicação da matrícula funcional e do cargo do remetente.

Acerca da redação de documentos oficiais, julgue os próximos itens.

O aviso é documento emitido por ministro de Estado para destinatário de mesma hierarquia e segue o modelo do padrão ofício.

Imagem 003.jpg

A respeito das características da redação oficial e do texto acima,
julgue os seguintes itens.

Caso fosse reescrever o texto sob a forma de um memorando, o autor poderia alternar o primeiro parágrafo com o segundo, trocando-os de lugar, sem que houvesse prejuízo para a coerência e a coesão textual.

Imagem 003.jpg

A respeito das características da redação oficial e do texto acima,
julgue os seguintes itens.

Para que o texto em questão pudesse fazer parte de um aviso dirigido ao ministro do Meio Ambiente, cujo assunto fosse “Novo paradigma de desenvolvimento sustentável do Banco da Amazônia: rumos a seguir”, deveria ser encaminhado pelo ministro da Fazenda, representante máximo do órgão a que está vinculado o Banco da Amazônia S.A., com o emprego do vocativo “Senhor Ministro”, seguido de vírgula.

Com base no exemplo de documento oficial apresentado, assinale a opção correta acerca da redação de correspondências oficiais.

O caráter informal da comunicação por meio do correio eletrônico opõe-se a requisitos básicos da comunicação oficial como formalidade e padronização, razão por que esse meio não pode ser utilizado pelos órgãos da administração pública para transmissão de mensagens e documentos oficiais.

Imagem 003.jpg

Considerando a correspondência oficial hipotética acima, julgue os itens que se seguem, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.

A forma verbal “verifiques” está corretamente empregada, visto que concorda com o pronome de tratamento Vossa Senhoria, que substitui a segunda pessoa gramatical, a quem é dirigida a comunicação.

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