Sobre os Fechos para Comunicações oficiais NÃO é válido afirmar:
Os pronomes de tratamento na redação oficial, por seguirem uma tradição secular de uso estabelecido, são empregados em conformidade com o cargo das autoridades a que se referem (civis, eclesiásticos e militares), com respeito e distinção. Dado o exposto, marque a alternativa em que o uso do pronome de tratamento se adequa.
Considerando que a Coordenação do Curso de Letras, do Campus III, Guarabira, da Universidade Estadual da Paraíba, deseje emitir comunicação oficial ao Diretor Geral do Campus, com o intuito de solicitar um laboratório de leitura, assinale a alternativa que mostra o expediente a ser empregado em tal comunicação.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:
( ) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.
( ) O aviso e ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
( ) O ofício, quanto a sua forma, segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
( ) O ofício, a carta e o memorando são os três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma. Com o objetivo de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, denominada padrão ofício.
( ) O uso do termo digníssimo (DD) foi abolido das comunicações oficiais para uma série de autoridades. Justifica-se que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A nota utilizada para informar que uma peça foi retirada do processo quando do ato da anexação, isto é, que ao proceder à anexação foi constada a ausência de uma peça e que pode ser feita por intermédio de carimbo específico, denomina-se termo de
Baseando-se em BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República Complete a lacuna a seguir---------------------------------- é requisito elementar de qualquer texto, e ainda mais importante quando se trata de textos oficiais.
Conforme BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. Referente ao emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. São de uso consagrado: Vossa Excelência, para algumas autoridades, assinale a alternativa CORRETA:
Baseado em BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do:
Em um órgão público, o chefe de um setor solicita a um funcionário a narração escrita de um fato ocorrido. Para atender, de modo coerente, à solicitação do chefe, esse funcionário deve produzir
Atos Ordinários, são aqueles que visam disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes. São considerados Atos Ordinários:
A maneira pela qual o poder público se comunica com as diversas entidades internas e/ou externas, por meio de documentos escritos, pode ser denominado de redação oficial. Nesse sentido, assinale a opção que representa as características deste tipo de redação:
Segundo o Manual de Redação Oficial, o emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. É de uso consagrado Vossa Excelência para as seguintes autoridades:
I- Do Poder Executivo
II- Do Poder Legislativo
III- Do Poder Judiciário
IV- Todas as autoridades que tenham cargos de chefia
Está (ão) CORRETA(s) apenas
O emprego do padrão culto da linguagem é uma exigência do Manual de Redação da Presidência da República. Nos enunciados a seguir, marque a alternativa cuja concordância verbal está de acordo com as orientações desse Manual.
O Manual de Redação da Presidência da República explica que a ambiguidade é um problema que deve ser evitado na redação de documentos oficiais. Marque a alternativa em que se encontra ambiguidade.
Os pronomes de tratamento são utilizados na Redação Oficial com certas especificidades. Mesmo que façam referência à segunda pessoa gramatical, a concordância sempre será em terceira pessoa, uma vez que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução e não com o pronome. Com base nessa afirmação, assinale o item de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República: