Uma abreviação muito comum usada em cartas e documentos oficiais é a sigla V.S.a. Seu significado é:
O tratamento impessoal, que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais, conforme o Manual de Redação da Presidência da República decorre:
Segundo BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Assinale a alternativa CORRETA relativa a esses dois fechos:
Tendo como referência o Manual de Redação da Presidência da República, é correto afirmar, EXCETO.
Assinale a alternativa em que é apresentado fecho adequado para correspondência oficial entre autoridades brasileiras de mesma hierarquia.
A forma tradicional de se empregar o vocativo em correspondências endereçadas aos reitores de universidade é
Ao redigir um ofício, o secretário de um órgão público utilizou a seguinte construção:
Aproveitamos o ensejo para reafirmar a V.Sa. nossos protestos de estima e apreço.
Em um ofício, essa construção faz parte
De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a redação oficial deve apresentar uma linguagem que obedeça a critérios específicos contidos nesse Manual. Todas as características a seguir devem compor a redação oficial, EXCETO:
Leia as proposições a seguir sobre os deveres fundamentais dos servidores públicos em relação à redação dos documentos oficiais, e coloque V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso.
( ) Usar o que o Manual de Redação da Presidência da República determina é importante, porém é necessário adaptar alguns termos a cada região do país, para facilitar o entendimento de todos.
( ) A redação oficial não é necessariamente árida e contrária á evolução da língua, é que uma de suas finalidades é a uniformização, por isso, é necessário um padrão único para todo o país.
( ) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões e linguagem regional, para que os cidadãos entendam melhor os documentos e as redações oficiais.
( ) O Manual deve contribuir para a consolidação de uma cultura administrativa de profissionalização dos servidores públicos e de respeito aos princípios constitucionais nacionais.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o seu uso apenas àquelas situações em que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e em que a urgência justifique sua utilização e, também, em razão de seu custo elevado. Trata-se do
Ainda sobre o uso dos pronomes de tratamento em textos oficiais, é importante ressaltar que um redator deve possuir conhecimentos de linguagem técnica oficial que lhe permita, por exemplo, saber empregar os pronomes de tratamento essenciais para utilizá-los de maneira adequada no processo de comunicação escrita nesses gêneros de textos. Assim, marque a alternativa em que os pronomes de tratamento têm correspondência com as respectivas autoridades: Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Secretários-Executivos de Ministérios, Cônegos e superiores religiosos, Embaixadores:
Compete do redator de atos normativos e comunicações oficiais, empregar uma linguagem
A abreviação do pronome de tratamento Vossa Senhoria é:
Na redação oficial, a comunicação interna ou externa, emitida por um agente público e enviada a vários destinatários, com a finalidade de cientificar sobre assuntos oficiais como as decisões tomadas, a publicação de decretos, as leis e os editais, dentre outros, e que implica responsabilidade do destinatário quanto ao desconhecimento do seu conteúdo, é denominada
É utilizada por órgãos ou entidades públicas para registrar, resumir e divulgar fatos e ocorrências verificadas em reunião: