Três funcionários trabalham no setor jurídico de uma empresa há 3, 5 e 6 anos respectivamente. Para atender à necessidade de preencher e conferir um total de 420 formulários, o setor adotou o seguinte critério de distribuição dessa tarefa entre os três funcionários: cada um deverá receber a quantidade de formulários na razão inversa ao tempo de serviço na empresa. Nessas condições, é CORRETO afirmar que o funcionário
As peças de um jogo estão numeradas com a sequência ordenada dos primeiros números inteiros não negativos. Nesse jogo, sabe-se que: - as dez primeiras peças ordenadas devem se submeter à regra A. - as cinco primeiras peças ordenadas de numeração par devem se submeter à regra B; - as cinco primeiras peças ordenadas de numeração ímpar devem se submeter à regra C; - as cinco primeiras peças ordenadas com numeração de número primo devem se submeter à regra D. De acordo com as regras, as peças do jogo submetidas à regra
Há um diamante dentro de uma das três caixas fechadas e de cores diferentes (azul, branca, cinza). A etiqueta da caixa azul diz “o diamante não está aqui”, a da caixa branca diz “o diamante não está na caixa cinza”, e a da caixa cinza diz “o diamante está aqui”. Se apenas uma das etiquetas diz a verdade, então, a caixa em que está o diamante e a caixa com a etiqueta que diz a verdade são, respectivamente,
O estacionamento de um hospital cobra o valor fixo de R$ 5,00 por até duas horas de permanência do veículo, e 2 centavos por minuto que passar das duas primeiras horas de permanência. Um veículo que permanece das 9h28 de um dia até as 15h08 do dia seguinte terá que pagar ao estacionamento
A partir dos argumentos apresentados pelo personagem Calvin na tirinha acima mostrada, julgue os seguintes itens.
Considerando o sentido da proposição “Os ignorantes é que
são felizes", utilizada por Calvin no segundo quadrinho, é
correto afirmar que a negação dessa proposição pode ser
expressa por “Não só os ignorantes são felizes".
Cada um dos 160 funcionários da prefeitura de certo município
possui nível de escolaridade: fundamental, médio ou superior. O
quadro a seguir fornece algumas informações sobre a
quantidade de funcionários em cada nível:

Sabe-se também que, desses funcionários, exatamente 64 têm
nível médio. Desses funcionários, o número de homens com
nível superior é:
Em uma urna há somente bolas brancas, bolas pretas e bolas
vermelhas. Para cada bola branca há três bolas pretas e para cada
duas bolas pretas há cinco bolas vermelhas.
A razão entre a quantidade de bolas pretas e a quantidade total
de bolas na urna é:
Em uma urna há quatro bolas brancas e duas bolas pretas. Retiramse,
sucessivamente e sem reposição, duas bolas da urna.
A probabilidade de as duas bolas retiradas serem da mesma cor é:
As fotos dos 60 funcionários de certa seção da prefeitura serão colocadas em um quadro retangular, arrumadas em linhas e colunas. Sabe-se que o quadro deve ter pelo menos 3 linhas e pelo menos 3 colunas.
O número de formatos diferentes (número de linhas e número de colunas) que esse quadro poderá ter é:
A partir do ano de 1852, quando a cidade de Teresina foi fundada, certa igreja resolveu promover, de 7 em 7 anos, uma festa em homenagem a Nossa Senhora do Amparo, a padroeira da cidade. Essa festa ocorre, então em 1859, 1866, e assim por diante, estabelecendo uma tradição. Mantendo-se a tradição, a próxima festa será realizada em:
Para fiscalizar determinada entidade, um órgão de controle
escolherá 12 de seus servidores: 5 da secretaria de controle interno,
3 da secretaria de prevenção da corrupção, 3 da corregedoria e 1 da
ouvidoria. Os 12 servidores serão distribuídos, por sorteio, nas
equipes A, B e C; e cada equipe será composta por 4 servidores.
A equipe A será a primeira a ser formada, depois a equipe B e, por
último, a C.
A respeito dessa situação, julgue os itens subsequentes.
A chance de a equipe A ser composta por um servidor de cada unidade é superior a 10%
A mãe de João decidiu ajudá-lo a pagar uma das prestações referentes a uma compra parcelada. Ela solicitou a antecipação do pagamento e, por isso, a financeira lhe concedeu um desconto de 6,25% sobre o valor original daquela prestação. João pagou um terço do novo valor, e sua mãe pagou o restante. A parte paga pela mãe de João corresponde a que fração do valor original da prestação?
Julgue os itens a seguir com base nas características do raciocínio
analítico e na estrutura da argumentação.
A pergunta complexa: “Você deixou de roubar dinheiro de seus pais?” se baseia na pressuposição de que o interlocutor a quem essa pergunta se dirige não rouba mais dinheiro de seus pais.
Observando uma caixa com
objetos de plástico, fez-se as seguintes
afirmações:
Nem todos os objetos da caixa são
vermelhos. Nenhum objeto da caixa é
redondo. Supondo que as afirmações são verdadeiras,
então é correto deduzir que é verdadeiro:
Considere uma caixa contendo
16 brindes: 10 bonés, 4 camisetas e 2 mochilas.
Sabendo que você receberá o primeiro brinde
retirado da caixa, qual a probabilidade de você
ganhar uma camiseta?