Sérgio pagou uma conta vencida, com 6% de juros, no valor total (juros incluídos) de R$ 371,00.
Se Sérgio tivesse pagado essa conta até o vencimento, o valor seria:
Em uma urna há 5 bolas amarelas, 7 bolas verdes e 4 bolas azuis. O número mínimo de bolas a ser retirado aleatoriamente da urna, sem lhes ver a cor, para se ter certeza de que serão retiradas pelo menos duas bolas verdes é:
Um candidato está se preparando para um concurso em que o edital prevê três temas: direito; matemática; e ética. A tabela abaixo aponta seu planejamento de tempo de estudo.
Suponha-se que, para cada tema, o tempo gasto seja proporcional ao conteúdo estudado, por exemplo, com 60 h, ele estuda metade do conteúdo de direito e, com 30 h, um terço do conteúdo de ética. O candidato estudará 6 h por dia de semana e 4 h por dia de fim de semana, começando em uma segunda-feira.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item a seguir.
Sabendo-se que o candidato nunca estuda o mesmo tema em dois dias consecutivos e que deseja terminar, o quanto antes, o conteúdo de ética, então ele conseguirá terminá-lo em menos de cinco semanas.
Em um escritório, as correspondências são organizadas por assunto, quais sejam: pessoal; financeiro; RH; chefia; e projetos. Se, em um dia, Jorge organiza as correspondências de RH, então ele não organiza as do financeiro naquele dia. Se Adriana organiza correspondências de chefia pela manhã, o chefe fica feliz. Adriana nunca organiza correspondências da chefia pela manhã nem de RH à tarde.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Se o chefe ficou feliz, Adriana organizou as correspondências de chefia pela manhã.
Considere falsa a afirmação – Renato é inocente e Raquel é culpada – e verdadeira a afirmação – se Renato é inocente, então Raquel é culpada. Nessas condições, é correto afirmar que, necessariamente,
Se Maria é bonita, então Carlos é rico. Se Ana é feliz, então José é um herói. Sabe-se que Maria é bonita e Ana não é feliz. Logo, pode-se afirmar corretamente que
Considere a afirmação “Marta não atende ao público interno ou Jéssica cuida de processos administrativos”. Uma afirmação equivalente à afirmação apresentada é:
Determinado porto recebeu um grande carregamento de frango congelado, carne suína congelada e carne bovina congelada, para exportação. Esses produtos foram distribuídos em 800 contêineres, da seguinte forma: nenhum contêiner foi carregado com os três produtos; 300 contêineres foram carregados com carne bovina; 450, com carne suína; 100, com frango e carne bovina; 150, com carne suína e carne bovina; 100, com frango e carne suína.
Nessa situação hipotética,
250 contêineres foram carregados somente com carne suína.
Julgue o item seguinte, relativo à lógica proposicional e de argumentação.
A proposição “Se Sônia é baixa, então Sônia pratica ginástica olímpica.” é logicamente equivalente à sentença “Se Sônia é alta, então Sônia não pratica ginástica olímpica.”
Em uma mesa, há quatro pilhas de documentos, separadas por assuntos: orçamento; patrimônio; formulários; e periódicos. As pilhas devem ser guardadas em três caixas grandes e diferentes. Para melhor organização, todos os documentos de uma mesma pilha devem estar juntos, em uma mesma caixa.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item subsequente.
Se todas as caixas devem ser utilizadas, então existem mais de setenta combinações diferentes para guardar as quatro pilhas de documentos.
A fila de espera de ontem tinha o dobro de pessoas da fila de espera de anteontem. Amanhã, espera-se que a fila tenha um terço de pessoas da fila de hoje, que tem 50% a mais da fila de ontem. A razão entre o número de pessoas esperado para a fila de amanhã e o número de pessoas da fila de anteontem é
A negação logicamente correta da afirmação “todos os homens são bons motoristas” é:
A figura a seguir é formada por quadrados, em sequência, sendo que a disposição dos números naturais no interior de cada um deles obedece a um mesmo critério lógico. Nessas condições, é CORRETO afirmar que os valores de X e Y são, respectivamente, iguais a:

A relação y = Cxk, na área das Ciências Biológicas, representa uma alometria sempre que as constantes C e K podem ser determinadas.
A tabela a seguir apresenta os dados hipotéticos de uma experiência na qual a relação entre as variáveis x e y é uma alometria.
Baseando-se nas informações dessa tabela, é CORRETO afirmar que o valor da constante K nessa alometria é igual a:
A relação y = Cxk, na área das Ciências Biológicas, representa uma alometria sempre que as constantes C e K podem ser determinadas.
A tabela a seguir apresenta os dados hipotéticos de uma experiência na qual a relação entre as variáveis x e y é uma alometria.

Baseando-se nas informações dessa tabela, é CORRETO afirmar que o valor da constante K nessa alometria é igual a: