João disse: — Das duas, pelo menos uma: o depósito é amplo e claro, ou ele não se localiza em Albuquerque. O que João disse é falso se, e somente se, o depósito
João disse que, se chovesse, então o show não seria cancelado. Infelizmente, os acontecimentos revelaram que aquilo que João falou não era verdade. Portanto,
Observe os números a seguir.
Considere as pistas a seguir para a escolha de um desses números apresentados.
A partir das pistas apresentadas, qual desses números será escolhido?
A figura abaixo representa a multiplicação de um número de dois algarismos por um número de um algarismo.
Nessa multiplicação, as letras a, b, c, e m, representam os quatro algarismos pertencentes ao conjunto {1, 3, 4 e 5}.
A letra m representa o seguinte algarismo:
Um pintor foi contratado para pintar uma casa no prazo de 3 dias. No primeiro dia, ele pintou 30% da área total do imóvel; no segundo dia, ele pintou 40% do que faltava. Assim, restou a ser pintada no terceiro dia a seguinte porcentagem da área total da casa:
Assinale a opção que apresenta uma proposição que constitui uma negação da proposição CG1A5AAA.
Assinale a opção que apresenta uma proposição equivalente à proposição CG1A5AAA.
Considere a seguinte afirmação:
A negação lógica dessa sentença é:
Num grupo de 50 pessoas, 23 trabalham, 37 estudam e 20 trabalham e estudam. O número de pessoas que não trabalham e não estudam é:
O famoso campeonato de futebol de botão da cidade fictícia de Tralalá contará com 234 jogadores. O campeonato terá apenas jogos eliminatórios, ou seja, a cada partida dois jogadores se enfrentam e o perdedor é eliminado do torneio; se a partida terminar empatada, uma disputa de pênaltis decide quem é o vencedor do jogo. Desse modo, o campeonato de futebol de botão de Tralalá terá a seguinte quantidade de jogos:
João e José colheram laranjas em um laranjal. José colheu 62 laranjais a mais que João. Se tivesse colhido mais 26 laranjas, José teria colhido o dobro da quantidade de laranjas que João colheu. Se multiplicarmos a quantidade de laranjas que José e João colheram obteremos:
Assinale a alternativa que não apresenta um conectivo lógico:
A tabela verdade de uma proposição do tipo P(p, q, r, s) possui quantas linhas?
Considere as proposições:
p: Leonardo é telefonista;
q: Tatiana é interprete de libras.
Então ~(p v ~q), em linguagem corrente, é:
A negação da afirmação "Leonardo não é contador ou leciona na universidade" é: