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Analise as seguintes afirmativas sobre a questão da guarda de crianças e adolescentes de acordo com o Código Civil (Lei 10.406/02 e alterações posteriores), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Compreende-se por guarda unilateral a atribuída a um só dos genitores ou a alguém que o substitua, porém ela obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos.

( ) Compreende-se por guarda compartilhada a divisão do tempo de permanência das crianças e adolescentes sob a responsabilidade do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, o que implica também a modificação respectiva do poder familiar em relação a essa divisão.

( ) Para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar.

( ) A guarda compartilhada somente poderá ser requerida por consenso pelo pai e pela mãe em ação de separação, de divórcio, de dissolução de união estável ou em medida cautelar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

O Programa de Atenção Interdisciplinar ao Portador de Sofrimento Mental Infrator (PAI-PJ) do TJMG, programa pioneiro no Brasil, nasceu das críticas ao tratamento comumente dispensado àqueles chamados loucos criminosos e se consolidou propondo outras estratégias para lidar com esses indivíduos.

As seguintes alternativas se relacionam a essas críticas e à estratégia adotada por este programa para acompanhar os indivíduos submetidos às medidas de segurança. Analise-as e assinale a alternativa INCORRETA.

Ateoria do Campo Psicológico, formulada por Kurt Lewin, afirma que:

Ao realizarmos uma análise social, podemos dizer, de acordo com Pierre Bourdieu, que:

O termo definido por Schein (1984) como uma "tendência de suposições fundamentais que determinado grupo tem desenvolvido na aprendizagem para resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que tem trabalhado suficientemente bem para ser ensinada para os outros membros como o caminho correto de perceber, pensar e sentir" é:

Considerando o distúrbio caracterizado como alcoolismo, tolerância e dependência ao álcool são dois eventos distintos e indissociáveis. Desta forma, podemos dizer que:

Para a seleção de candidatos, os critérios para definição das técnicas devem basear-se na:

Acerca do trabalho da equipe interprofissional, julgue os itens a
seguir.

A educação interprofissional consiste em uma proposta em que os profissionais aprendem juntos sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada um, buscando melhoria da qualidade no cuidado ao paciente.

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

Em equipes interprofissionais, existe a possibilidade de o profissional se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes, pois as ideias das profissões de origem costumam ser arraigadas e alguns desses grupos tendem a ser corporativistas, coesos e homogêneos.

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

O atual estágio de conhecimento sobre equipes interprofissionais permite considerar que nenhum especialista, de modo isolado, poderá assegurar uma abordagem integral dos problemas de saúde, que exige ampliação do trabalho clínico e sanitarista.

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que
apresenta necessidades de relacionamento e competências
específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às
competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem
as equipes interprofissionais, julgue os itens de 15 a 20.

É comum ao profissional que atua em equipes interprofissionais construir identidade e segurança, desapegando-se da identidade de seu núcleo de especialidade, o que facilita a abertura para a interação inevitável em espaços interdisciplinares.

A dor é um dos maiores estressores da humanidade. Atualmente,
pesquisadores de diferentes áreas têm envidado esforços para a
formação de equipes interdisciplinares que buscam investigar e
desenvolver técnicas e procedimentos para melhor reconhecer,
avaliar e tratar a condição álgica da pessoa em sofrimento. Julgue
os itens de 21 a 25, acerca da dor e dos aspectos psicológicos
envolvidos na percepção álgica.

A dor é uma experiência subjetiva, cujas características multidimensionais são apenas apreciáveis pela pessoa em sofrimento. Essa peculiaridade, associada ao fato de que a percepção da dor é mediada por variáveis como religião, ganhos secundários e nível de ansiedade, torna a avaliação quantitativa da dor um procedimento complexo e inexato. Ainda assim, a mensuração da experiência álgica vem sendo utilizada por médicos, psicólogos e fisioterapeutas como um importante referencial para o direcionamento das condutas em termos de escolha, início, modificação e término do tratamento da dor.

O psicólogo de um serviço público atendeu um jovem de
dezessete anos de idade, usuário de drogas ilícitas, e solicitou
parecer de um psiquiatra do serviço, por considerar que o
paciente poderia necessitar de tratamento medicamentoso. O
médico prescreveu uma droga psicotrópica para controle da
compulsão pela droga e ambos passaram a fazer uma assistência
conjunta do paciente.

Julgue os itens seguintes, acerca da documentação desse
atendimento.

O psicólogo deve manter um registro sintético e objetivo das técnicas e procedimentos utilizados no tratamento do paciente e manter esse registro escrito por, pelo menos, cinco anos após o término do atendimento.

Eduardo é usuário de cocaína e está em tratamento
psicológico de abordagem cognitiva para controle da dependência
química. Ele já informou ao psicólogo que há momentos nos
quais o desejo pelo uso da droga é percebido como incontrolável
e que situações sociais são muito propícias ao consumo da droga
porque ele se julga incapaz de conversar com amigos ou de
dançar em uma festa sem o consumo.

Julgue os itens que se seguem, referentes a esse caso hipotético.

Durante o tratamento, devem ser colhidas e testadas as crenças permissivas para o uso da droga e, para validar as percepções do paciente, devem ser evitadas menções a possíveis crenças de controle do forte desejo pelo consumo da droga.

Edna procurou um psicólogo queixando-se de muita
ansiedade e medo intenso de sair de casa, principalmente sozinha,
sempre com a expectativa de que poderia acontecer algo muito
ruim com ela própria quando distante do lar e de seus familiares.
No dia da primeira sessão, Edna estava considerando a
possibilidade de sair do emprego para se tratar e reduzir as
chances de sofrer picos de ansiedade e medo, pois não teria a
obrigatoriedade de sair de casa.

Julgue os itens de 36 a 41, acerca da avaliação e dos
procedimentos e técnicas cognitivo-comportamentais que podem
ser empregadas na situação hipotética apresentada.

A análise funcional desse caso requer a investigação de variáveis relativas ao organismo, como predisposições endocrinológicas, crenças religiosas e valores morais. Nessa fase do trabalho, também são investigadas as variáveis presentes após cada episódio de ansiedade e medo e são propostas as mudanças comportamentais e ambientais específicas.

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