Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.
A TCC, por meio de técnicas da terapia cognitiva e da terapia analítico-comportamental, tem sido uma forte aliada dos médicos, auxiliando pacientes a lidar com sua doença, mudar o estilo de vida e manter a motivação para aderir ao tratamento.
Julgue os próximos itens, relacionados aos subsistemas no âmbito familiar.
No subsistema parental, que surge com o nascimento do primeiro filho, a criança demanda cada um dos pais, e o subsistema conjugal fica temporariamente suspenso.
Julgue os itens seguintes, no que concerne às reações da família diante da crise causada pela doença crônica.
Nos casos em que a família entende que pode beneficiar-se de uma crise, ela pode tentar mantê-la, transformando o doente em depositário de todas as patologias das relações dentro da família.
Acerca dos programas de prevenção à violência na infância, julgue os itens que se seguem
O Brasil desenvolve atualmente políticas públicas direcionadas à violência na infância que têm entre seus objetivos conscientizar a população sobre a importância do período entre zero e seis anos de idade para a formação das pessoas adultas.
Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação da capacidade funcional do idoso.
O índice de Barthel, escala utilizada para a avaliação da capacidade funcional dos idosos, considera a pessoa como dependente leve, moderado ou grave.
A respeito de psicopatia e sua avaliação, julgue os itens a seguir.
As características da psicopatia incluem charme superficial, boa inteligência, ausência de delírios e de nervosismo, tendência à mentira e falta de remorso ou vergonha.
A situação em tela ilustra que a avaliação de desempenho fundamentada em metas e resultados facilita o estabelecimento da relação entre a contribuição individual e os resultados da organização.
Julgue os próximos itens, relativos ao processo de seleção de pessoal.
As entrevistas de seleção devem ser conduzidas por um painel de avaliadores, a fim de evitar vieses de seleção.
A dependência e a interdependência, expressas, respectivamente, na relação com a autoridade e nas relações com outros membros do grupo, são duas fases determinantes para o desenvolvimento de grupo.
Quanto maior a diversidade e o grau de participação criativa dos membros do grupo, maior será o nível de coesão e integração grupal e mais intensa será a consolidação da cultura do grupo.
Todas as falas expressam, por meio de linguagem persuasiva, tentativa de fazer a transgressão ser vista como boa conduta.
As alterações afetivas são dominantes. Os delírios e alucinações são fugazes e fragmentários. O paciente se desliga da realidade interna e assume comportamentos imprevisíveis. O afeto é inadequado e, muitas vezes, acompanhado por risos imotivados, caretas, maneirismos e queixas hipocondríacas. O pensamento está desorganizado e o discurso é cheio de divagações e incoerente. A que tipo de esquizofrenia estamos nos referindo?
Tenho apenas um objetivo: transmitir uma fração do significado da palavra agora. Para mim, nada existe senão o agora. Agora = Experiência = Conscientização = Realidade. O passado já não é, e o futuro ainda não é. Somente o agora existe. Neste relato, estamos nos referindo a que teórico e que abordagem ?
A existência de um grupo pressupõe uma série de características que lhe são intrínsecas e, portanto, definidoras. Assinale a alternativa que não pode ser característica de um grupo.
Um paciente em seu leito de morte revela á sua genitora: mãe, se eu me recuperar, eu vou parar de fumar, parar de beber e todos os meus vícios que me fizeram ficar nesse estado. O seu relato remete a que fase do paciente terminal preconizada por Kubler- Ross: