A respeito de psicopatia e sua avaliação, julgue os itens a seguir.
As características da psicopatia incluem charme superficial, boa inteligência, ausência de delírios e de nervosismo, tendência à mentira e falta de remorso ou vergonha.
A situação em tela ilustra que a avaliação de desempenho fundamentada em metas e resultados facilita o estabelecimento da relação entre a contribuição individual e os resultados da organização.
Julgue os próximos itens, relativos ao processo de seleção de pessoal.
As entrevistas de seleção devem ser conduzidas por um painel de avaliadores, a fim de evitar vieses de seleção.
A dependência e a interdependência, expressas, respectivamente, na relação com a autoridade e nas relações com outros membros do grupo, são duas fases determinantes para o desenvolvimento de grupo.
Quanto maior a diversidade e o grau de participação criativa dos membros do grupo, maior será o nível de coesão e integração grupal e mais intensa será a consolidação da cultura do grupo.
Todas as falas expressam, por meio de linguagem persuasiva, tentativa de fazer a transgressão ser vista como boa conduta.
As alterações afetivas são dominantes. Os delírios e alucinações são fugazes e fragmentários. O paciente se desliga da realidade interna e assume comportamentos imprevisíveis. O afeto é inadequado e, muitas vezes, acompanhado por risos imotivados, caretas, maneirismos e queixas hipocondríacas. O pensamento está desorganizado e o discurso é cheio de divagações e incoerente. A que tipo de esquizofrenia estamos nos referindo?
Tenho apenas um objetivo: transmitir uma fração do significado da palavra agora. Para mim, nada existe senão o agora. Agora = Experiência = Conscientização = Realidade. O passado já não é, e o futuro ainda não é. Somente o agora existe. Neste relato, estamos nos referindo a que teórico e que abordagem ?
A existência de um grupo pressupõe uma série de características que lhe são intrínsecas e, portanto, definidoras. Assinale a alternativa que não pode ser característica de um grupo.
Um paciente em seu leito de morte revela á sua genitora: mãe, se eu me recuperar, eu vou parar de fumar, parar de beber e todos os meus vícios que me fizeram ficar nesse estado. O seu relato remete a que fase do paciente terminal preconizada por Kubler- Ross:
Segundo Leymann (1986, 1990), o contínuo e deliberado maltrato verbal que um trabalhador recebe por parte de outros, que se comportam com ele de forma cruel, a fim de conseguirem sua destruição psicológica e até seu abandono da organização e definido como:
Todas as teorias psicológicas da aprendizagem tentam especificar as variáveis que determinam o comportamento. O Bahaviorista está interessado, primordialmente, nas tentativas de explicação de eventos externos, isto é:
A família é mais do que a soma de seus membros. É um sistema vivo com leis próprias de funcionamento. Estas leis configuram uma estrutura com a dupla capacidade de morfogênese, ou seja, flexibilidade para mudar com o passar do tempo e de homeostase, que garante a estabilidade de seu funcionamento ao longo do ciclo da vida (Bateson, Ferreira, Jackson, 1971). Dentro desta perspectiva, as famílias com bom funcionamento apresentam as seguintes características, EXCETO:
Não pode ser considerada diretriz diagnóstica da CID-10 para distimia (F.34.1):
A perspectiva comportamental procura explicar o