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Bleger (1980) reduz a oito os momentos de aprendizagem, quando os integrantes de um grupo assumem determinadas condutas ou papéis. Um desses momentos refere-se a uma conduta que revela precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado. Essa conduta, nos grupos, refere-se ao momento tido como

A aprendizagem provoca mudanças relativamente permanentes no comportamento, resultantes da prática e decorrentes das capacidades humanas. No contexto educacional, o resultado da aprendizagem envolve operações cognitivas, psicomotoras e afetivas. O fator que irá demonstrar que um resultado foi adquirido, sendo incorporado pela primeira vez ao padrão de comportamento do aprendiz, segundo Klausmeier (1977), é o seguinte:

Na Psicologia Social, são nominadas por atitudes, as informações com forte carga afetiva, que predispõem o indivíduo para uma determinada

A socialização que corresponde à interiorização de “submundos” institucionais ou baseados em instituições, sendo que a extensão e caráter destes são, portanto, determinados pela complexidade da divisão do trabalho e a concomitante distribuição social do conhecimento, é denominada socialização

No enfoque das táticas organizacionais da socialização que tratam das ações da organização que visam a facilitar o processo de socialização dos indivíduos, destacam-se as contribuições de Van Maanen e Schein (1979) e de Jones (1986), nos quais os demais estudos se fundamentam. O modelo apresentado por Van Maanen e Schein, concebe as táticas organizacionais como os caminhos nos quais as experiências dos indivíduos em transição de um papel para o outro são estruturadas nas organizações, tendo desenvolvido um modelo de análise baseada em 6 dimensões nas quais cada tática pode variar. Jones (1986) aperfeiçoando o modelo apresentado, acrescentou que todas as dimensões bipolares identificadas anteriormente se organizam segundo uma outra dimensão bipolar: táticas institucionalizadas versus táticas

Há uma interação de influências que afetam a percepção das lesões relacionadas ao trabalho, por exemplo, Lesões por Movimento Repetitivo − LER. O fato de um desconforto ser ou não sentido como dor atribuível a uma lesão e o nível de tolerância à dor

Ocorre o seguinte diálogo entre um gestor e seu liderado: − Gestor: Você está de parabéns pelo afinco com que se dedicou a esse trabalho. − Liderado: Muito obrigado! Fico realmente feliz por você ter me dito isso. Considerando-se que a motivação está ligada a uma necessidade, pode-se considerar a ação do gestor como um fator de

Ao pesquisar o clima organizacional, o questionário de pesquisa é a técnica mais utilizada para coleta de dados. Os questionários, frequentemente, empregam o que se chama de escala tipo Likert, nas quais as pessoas são solicitadas a

“Uma empresa pode ter gestão de competências sem ter gestão por competências, mas o inverso não é verdadeiro” (Bruno Rocha Fernandes, 2013). Com base nessa afirmação, a gestão por competências refere-se a

Em desenvolvimento organizacional, a investigação apreciativa é uma abordagem que foca

Uma das alternativas gerenciais que, nos últimos anos, tem-se mostrado bastante atraente, como opção para os executivos das empresas, é o gerenciamento de projetos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Considerando os prós e os contras da avaliação do desempenho por escolha forçada, é correto afirmar que esse método

Considerando as ideias de Herzberg para enriquecer tarefas e estimular os fatores motivacionais, assinale a alternativa correta.

De acordo com Hackman e Oldham, a dimensão do cargo em que a pessoa deve ter uma clara percepção de como o seu trabalho produz consequências e impactos sobre o trabalho das outras é denominada

Quanto a desgastes ou fatores estressantes presentes em organizações de trabalho, assinale a alternativa correta.

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