O conceito de rede é extremamente importante para a atenção em Saúde Mental do Sistema Único de Saúde. No texto da Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas (Brasília, 2005), consta o seguinte significado de rede:
Freud, em “Conferência XXVII” (1916-1917), descreve um fenômeno que se apresenta no tratamento de neuróticos e o apresenta como uma “neurose nova, artificial”. A essa “neurose nova”, Freud dá o nome de:
Em “Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial” (Conselho Federal de Psicologia, 2013), orienta-se que a equipe multiprofissional do CAPS tenha uma dimensão interdisciplinar. Considerando essa dimensão:
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é formada por alguns pontos de atenção e a Unidade de Acolhimento (UA) funciona:
Uma das alterações da linguagem que pode estar presente na esquizofrenia é a criação, por parte do paciente, de palavras inteiramente novas ou a criação de novos sentidos para palavras já existentes. Tal alteração da linguagem recebe o nome de:
A atuação do psicólogo no contexto do Sistema Único de Saúde exige outras formas de intervenção que não se restrinjam ao atendimento direto e individual clássico. Em “Referências técnicas para a atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde” (2019), o Conselho Federal de Psicologia reconhece algumas estratégias possíveis para a atuação do psicólogo no contexto do SUS. Entre essas estratégias está:
Pichon-Rivière reconhece “a maneira particular pela qual cada indivíduo se relaciona com outro ou outros, criando uma estrutura particular a cada caso e a cada momento” (Pichon-Rivière, 1988) como objeto fundamental de análise na psicologia de grupo. Tem-se aí definido o conceito de:
De acordo com a teoria de Serge Moscovici (1976), autor clássico da psicologia social, o enfoque que interpreta os processos de influência social e que caracteriza a uniformização dos indivíduos e sua submissão às normas do grupo é denominado enfoque:
No âmbito dos estudos sobre a maturidade, o pesquisador E. Erikson, cunhou o conceito de generatividade o qual pode ser entendido como:
Analise as afirmativas a seguir, sobre a atenção à crise e os serviços de saúde mental, abordada por Amarante (2007).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Sobre os grupos como estratégia de intervenção psicossocial no campo da saúde mental para a promoção da saúde, é incorreto afirmar:
Sobre as alucinações, assinale a alternativa incorreta.
A partir das reflexões críticas levantadas por Scarcelli e Junqueira (2011) sobre as possibilidades de aproximação da Psicologia ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao campo da saúde coletiva, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Artigo 4o da Resolução do Exercício Profissional n° 6 (29 de março de 2019), do Conselho Federal de Psicologia, a elaboração do documento psicológico deve ser resultado de um processo de avaliação psicológica, ou deve ser realizado mediante a solicitação:
No psicodrama, o paciente interpreta para o terapeuta no aqui e agora, sendo a interpretação do terapeuta: