As questões de gênero atravessam boa parte dos conflitos interpessoais que o(a) psicólogo(a) enfrenta no campo jurídico. Para tanto, as contribuições teóricas de Judith Butler são fundamentais.
Segundo a autora o gênero:
Josiane é madrinha de Pablo, que tem 8 anos, e foi nomeada como guardiã do menino em processo que tramitou em uma Vara de Infância. Apesar de ter sido sempre muito amiga dos pais da criança, Carla e Pedro, tem se desentendido com ambos após a concessão da guarda.
De acordo com as disposições contidas na lei nº 8.069/1990, é correto afirmar que:
Com relação à mediação, é correto afirmar que:
Os irmãos Antônio, 12 anos, e Clara, 11 anos, invadiram o estabelecimento comercial vizinho à sua casa e se apropriaram de objetos do comércio.
Diante desse caso, de acordo com os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que:
Para encorajar a autonomia em crianças frequentando a pré-escola, os professores devem
Pedro, 20 anos, em psicoterapia há três anos, chegou à sessão contando que estava prestes a ter um comportamento repetitivo e prejudicial, quando “teve certeza do que o terapeuta iria dizer” e mudou de atitude. Questionando sobre o que lhe parecera isto, pensou um pouco, riu e disse que já sabia reconhecer dentro de si mesmo o que fazia. Depois de um silêncio em um tom triste, falou de seus sentimentos quando saíra do colégio para entrar na faculdade. Era o que tinha desejado, mas deixar os colegas de tantos anos, com quem “passaram tantas coisas”, não tinha sido fácil, mesmo que ainda continuasse amigo de muitos deles. Em contexto terapêutico, o caso hipotético mencionado anteriormente está retratando:
Segundo Dalgalarrondo (2008), embora muitos autores utilizem os termos ansiedade e angústia como sinônimos, cabe ressaltar que ambos apresentam diferenças. Em relação às diferenças entre angústia e ansiedade, analise as afirmativas seguir.
I. A ansiedade é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro e inquietação interna desagradável.
II. O termo angústia relaciona-se diretamente à sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão e sufocamento.
III. A angústia assemelha-se muito à ansiedade, tendo conotação menos corporal e mais relacionada ao presente.
IV. Do ponto de vista existencial, a ansiedade tem significado mais marcante, é algo que define a condição humana; trata-se de um tipo de vivência pesada; porém, fundamental.
Está correto o que se afirma em
De acordo com Alves (2008), a psicologia da saúde é entendida como um campo de aplicação da ciência da psicologia dedicado aos cuidados de saúde geral. Sua prioridade assenta-se sobre as assistências de promoção de saúde e de prevenção de doenças. Nesse modelo de atuação psicológica, as práticas do psicólogo se alargam para além das práticas clínicas e da saúde mental, já que o objetivo maior é a saúde global das pessoas inseridas em seus coletivos sociais.
Sobre a Psicologia da Saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.
Diante deste cenário nota-se a saúde mental como a dimensão que mais tensiona o contexto de trabalho. Isso pode ser explicado devido a:
Entre as estratégias de promoção de saúde do trabalhador destaca-se o enfrentamento ao estresse. Sobre as estratégias de enfrentamento ao estresse, assinale a afirmativa correta.
As publicações científicas dos últimos cinco anos sobre os processos de adoecimento no trabalho vêm sinalizando a necessidade de se considerar os riscos psicossociais que contribuem e/ou desencadeiam os referidos processos. Considerando que sugiram limitações devido à tendência de generalizar a interveniência desses fatores de riscos psicossociais, a sua contextualização permite elencar um fenômeno inerente ao mundo contemporâneo do trabalho bastante desafiador às estratégias de prevenção ao adoecimento. Esse fenômeno denomina-se:
O Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM – 5), traz uma advertência para a utilização forense do referido manual.
De acordo com a referida advertência, analise as afirmativas abaixo.
I. A definição de transtorno mental inclusa no DSM – 5, foi desenvolvida para satisfazer as necessidades de clínicos, profissionais da área da saúde e pesquisadores, em vez de todas as necessidades técnicas de tribunais e de profissionais da área jurídica.
II. Quando usados apropriadamente, os diagnósticos e as informações diagnósticas, podem auxiliar os detentores do poder de decisão no âmbito legal em suas deliberações.
III. O DSM – 5, não fornece diretrizes de tratamento das características relevantes dos transtornos mentais pelas autoridades judiciais.
Estão corretas as afirmativas:
De acordo com Souza e Scherer (2020): “O CFP [...] não distingue, no âmbito de atuação da psicologia jurídica, o métier específico do psicólogo forense e do psicólogo judiciário.” (SOUZA; SCHERER, 2020, p. 224).
Analise as afirmativas abaixo, a partir da obra dos autores.
I. A psicologia jurídica tem um campo de atuação imenso, que presta serviço a diferentes áreas do direito, como a criminal, a civil e a trabalhista.
II. Direitos Humanos e psicologia não podem se complementar enquanto áreas do saber e como práticas sociais pois não se encontram em uma mesma ontologia.
III. A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), surgiram várias temáticas que fazem parte da vida humana, como questões relacionadas ao meio ambiente e à bioética, por exemplo.
Estão corretas as afirmativas:
Segundo Silva (2012): “Da mesma forma que o juiz nomeia o perito psicólogo para dirimir as questões trazidas às Varas da Infância e da Juventude ou Varas de Família e Sucessões dos Foros Regionais e dos Tribunais estaduais, as partes podem indicar seu psicólogo assistente técnico.” (SILVA, 2012, p. 37).
Levando em consideração o autor, assinale a alternativa correta.
A partir do surgimento do capitalismo, modificou-se a concepção do que seja saúde do trabalhador, ultrapassando a preocupação apenas com o fator corporal. Nesse sentido, a preocupação passa a englobar, igualmente, a saúde mental do trabalhador. De acordo com Spector (2012): “Os psicólogos organizacionais têm considerado que a insatisfação no trabalho pode constituir um importante fator da saúde e bem-estar do funcionário.” (SPECTOR, 2012, p. 253).
Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração Spector (2012).
I. Funcionários insatisfeitos relatam mais sintomas físicos, como problemas de sono e dor de estômago que seus colegas satisfeitos.
II. A insatisfação se correlaciona com emoções positivas no trabalho, como ansiedade e depressão.
III. Estados emocionais negativos podem ser considerados indicadores de saúde ou bem-estar psicológico no trabalho.
Estão corretas as afirmativas: