A Lei Brasileira que dispõe sobre a Alienação Parental prevê
Amazarrat, Dutra-Thomé e Seibel destacam que a escolha da profissão costuma acontecer no final da adolescência e está relacionada à continuação dos estudos em ensino superior, como também com a inserção no mercado de trabalho. Diante disso, no que diz respeito à orientação profissional, assinale a alternativa correta.
Considerando os diversos tipos de substâncias psicoativas e os sintomas associados à intoxicação decorrente do seu uso, assinale a alternativa cuja associação está INCORRETA.
Numa sessão de psicodrama, temos a seguinte situação:

Considerando os fundamentos teóricos desenvolvidos por Moreno, podemos afirmar que, na referida sessão, se utilizou a técnica do(a)
Segundo os parâmetros teóricos e práticos, que caracterizam e identificam a concepção interdisciplinar, podemos afirmar que uma equipe, para se constituir segundo tais parâmetros, deve
Dentre os fatores que contribuem para o sofrimento do trabalhador, temos a frustração do seu estado motivacional. Quando o sofrimento decorre da insatisfação do desenvolvimento e efetivação do seu potencial emocional e cognitivo, afirma-se que isso se origina da frustração da necessidade de
O Código de Ética do Psicólogo em vigência estabelece que:
I. Nos documentos referentes à atuação em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará apenas as informações necessárias para que sejam cumpridos os objetivos do seu trabalho.
II. Em atendimentos prestados à criança, ao adolescente ou ao interdito, o psicólogo deverá comunicar integralmente aos responsáveis as informações obtidas.
III. Instrumentos e técnicas psicológicas não podem ser divulgadas, ensinadas, cedidas, emprestadas ou vendidas a leigos.
IV. Ao participar de atividades em veículos de comunicação, o psicólogo deve zelar para que as informações prestadas disseminem o conhecimento a respeito das atribuições, da base científica e do papel social da profissão.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
Pacientes com depressão melancólica, histórico de doença psiquiátrica grave, com tentativas anteriores de suicídio, pacientes em estado terminal ou com falta de apoio familiar consistente podem apresentar risco aumentado para suicídio.
Em contexto hospitalar, o psicólogo em contato com um paciente com tais características deve avaliar se o paciente apresenta ideação suicida, se tem planos suicidas e se tem meios para realizar esses planos.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta do psicólogo, ao diagnosticar risco aumentado para suicídio.
Freud (1924), no texto “A perda da realidade na neurose e na psicose", aborda as características que diferenciam uma neurose de uma psicose.
A partir dessa consideração e das características da neurose e da psicose em relação à realidade, marque ( V ) Verdadeiro ou ( F ) Falso, para as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
(___) Na neurose, o ego, em sua dependência da realidade, suprimi um fragmento do id (da vida instintual).
(___) É decisivo na neurose a predominância da influência da realidade na vida mental do sujeito.
(___) Na psicose, o ego, a serviço do id, se afasta totalmente da realidade.
(___) Na psicose, tem-se como fator decisivo a predominância do id.
Para Cunha (2000), o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, mas que não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de patologia.
Com base nos conceitos do processo do psicodiagnóstico, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica), segundo a autora.
É conhecida a polêmica ocorrida há alguns anos que envolveu o posicionamento ético do Conselho Federal de Psicologia e psicólogos que pretendiam curar pacientes da orientação homossexual, caso se queixassem da mesma. No centro da discussão, encontrava-se a Resolução CFP nº 001/1999.
Considerando essa resolução, analise as afirmativas a seguir.
I. O psicólogo é um profissional da saúde, sendo frequentemente interpelado por questões ligadas à sexualidade.
II. A homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão, fazendo parte da identidade do sujeito a forma como cada um vive sua sexualidade.
III. Os psicólogos não se pronunciarão nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar preconceitos sociais em relação a homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.
De acordo com a resolução citada, está correto o que se afirma em:
Ao longo de sua obra, Freud observa a compulsão à repetição de sensações desprazerosas que comparecem em determinados fenômenos da vida mental, entre os quais, na transferência, na neurose traumática e nas brincadeiras infantis.
Com efeito, em 1920, ele lança mão de um novo dualismo pulsional, a saber:
O direito à convivência familiar é um dos direitos fundamentais elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê as hipóteses em que se faz necessário o afastamento da criança ou do adolescente de sua família de origem.
Sobre a medida de acolhimento, é correto afirmar que:
Desde que foi criada, em 2006, a Lei Maria da Penha tem sido reconhecida pela maioria dos brasileiros como importante instrumento de punição aos homens que agem com violência contra as companheiras.
A lei também prevê programas que visam à reabilitação e reeducação do agressor, tendo como objetivos, EXCETO:
Pedro é psicólogo perito, concursado por determinado Tribunal de Justiça brasileiro, com atuação em Vara de Família. Em tumultuado processo de guarda de duas crianças, uma das partes apresenta a psicóloga Cláudia como assistente técnica no processo, exigindo que todas as intervenções psicológicas com as crianças, daquela data em diante, sejam realizadas sempre em conjunto com os dois psicólogos.
Com base na Resolução nº 008/2010 do CFP, Pedro deve: