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O psicólogo suíço Jean Piaget, importante teórico da Psicologia do Desenvolvimento, explica que o conhecimento em si constitui um repertório de ações físicas ou mentais, tais como olhar para algo ou segurar alguma coisa de determinada maneira, ou categorizar essa coisa, mentalmente, como uma bola, ou denominá-la com a palavra bola, ou compará-la com outra coisa. Piaget usou o seguinte termo para referir-se a tais ações:

Márcia era solteira, tinha 32 anos, trabalhava em uma empresa multinacional como assistente financeira de uma equipe de trabalho, cursava pós-graduação. Chamava a atenção dos colegas de curso por irradiar imensa alegria, por vezes, parecendo excessivamente dramática, como se encenasse situações. Mostrava-se bastante impressionada com os conteúdos do programa. Participava de um subgrupo de estudos com mais 4 colegas. Aproximou-se especialmente de seu amigo Pedro, para quem reclamava, no decorrer das semanas, de diversas doenças e lesões (cair no estacionamento, torcer o pescoço ao olhar pela janela) que interferiam nas suas atividades de estudo e de trabalho. Desorganizava-se, deixando para a última hora tarefas que exigiam significativo planejamento; fazia promessas para outras pessoas que eram impossíveis de cumprir, embora ficasse obstinada por obter a aprovação delas; quando quebrava uma promessa, inventava mentiras para obter simpatia e compreensão; interrompia reuniões para falar de seu mais recente namorado, com grande entusiasmo; mantinha atitude de forte otimismo frente ao futuro amoroso, embora rapidamente mudasse de namorado, tendo planejado o casamento com a maioria deles, apesar de serem apenas conhecidos dela e de não manter fortes relações interpessoais; mostrava-se insinuante, especialmente para os professores do curso de sexo masculino, que acabavam por ajudá-la a resolver os problemas que ela havia criado por causa de sua desorganização.

Os sintomas desenvolvidos por Márcia indicam um transtorno de personalidade

Dentre as abordagens em psicanálise que emergiram depois de Freud encontra-se a abordagem kleiniana que

Dentre as diferentes modalidades grupais, encontra-se o “Grupo de Reflexão”, técnica que implica em que se trabalhe com as seguintes quatro funções do Ego: percepção, pensamento, conhecimento e

Mariana, psicóloga com alguns anos de formação clínica, possui dois sobrinhos, filhos de sua única irmã Miriam. Certo dia, em uma conversa familiar, Miriam informou a toda a família que as crianças estão sofrendo muito com a separação conjugal dela e do marido.

Miriam foi casada com Ricardo e, após doze anos de relacionamento, o casal decidiu se separar. Comunicaram essa decisão aos filhos de 5 e 7 anos e resolveram que seriam pais amigos e presentes, o que motivou a opção pela guarda compartilhada. No entanto, após 1 ano da separação, Ricardo entrou com uma ação judicial de reversão da guarda para unilateral, sob a alegação que Míriam não estava dando permissão total para seu acesso aos filhos.

O juiz determinou perícia psicológica e o ex-casal Míriam e Ricardo, de comum acordo, sugeriu que o trabalho fosse realizado pela psicóloga Mariana, pois ela conhecia melhor do que ninguém as crianças, a história do casal e poderia também oferecer melhores custos para a família que, naquele momento, atravessava dificuldades financeiras.

Levando-se em consideração o Código de Ética Profissional do Psicólogo divulgado pelo Conselho Federal de Psicologia é correto afirmar que

A Lei Brasileira que dispõe sobre a Alienação Parental prevê

Amazarrat, Dutra-Thomé e Seibel destacam que a escolha da profissão costuma acontecer no final da adolescência e está relacionada à continuação dos estudos em ensino superior, como também com a inserção no mercado de trabalho. Diante disso, no que diz respeito à orientação profissional, assinale a alternativa correta.

Considerando os diversos tipos de substâncias psicoativas e os sintomas associados à intoxicação decorrente do seu uso, assinale a alternativa cuja associação está INCORRETA.

Numa sessão de psicodrama, temos a seguinte situação:

Considerando os fundamentos teóricos desenvolvidos por Moreno, podemos afirmar que, na referida sessão, se utilizou a técnica do(a)

Segundo os parâmetros teóricos e práticos, que caracterizam e identificam a concepção interdisciplinar, podemos afirmar que uma equipe, para se constituir segundo tais parâmetros, deve

Dentre os fatores que contribuem para o sofrimento do trabalhador, temos a frustração do seu estado motivacional. Quando o sofrimento decorre da insatisfação do desenvolvimento e efetivação do seu potencial emocional e cognitivo, afirma-se que isso se origina da frustração da necessidade de

O Código de Ética do Psicólogo em vigência estabelece que:

I. Nos documentos referentes à atuação em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará apenas as informações necessárias para que sejam cumpridos os objetivos do seu trabalho.

II. Em atendimentos prestados à criança, ao adolescente ou ao interdito, o psicólogo deverá comunicar integralmente aos responsáveis as informações obtidas.

III. Instrumentos e técnicas psicológicas não podem ser divulgadas, ensinadas, cedidas, emprestadas ou vendidas a leigos.

IV. Ao participar de atividades em veículos de comunicação, o psicólogo deve zelar para que as informações prestadas disseminem o conhecimento a respeito das atribuições, da base científica e do papel social da profissão.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Pacientes com depressão melancólica, histórico de doença psiquiátrica grave, com tentativas anteriores de suicídio, pacientes em estado terminal ou com falta de apoio familiar consistente podem apresentar risco aumentado para suicídio.

Em contexto hospitalar, o psicólogo em contato com um paciente com tais características deve avaliar se o paciente apresenta ideação suicida, se tem planos suicidas e se tem meios para realizar esses planos.

Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta do psicólogo, ao diagnosticar risco aumentado para suicídio.

Provas: UFU-MG - 2017 - UFU-MG - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Freud

Freud (1924), no texto “A perda da realidade na neurose e na psicose", aborda as características que diferenciam uma neurose de uma psicose.

A partir dessa consideração e das características da neurose e da psicose em relação à realidade, marque ( V ) Verdadeiro ou ( F ) Falso, para as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

(___) Na neurose, o ego, em sua dependência da realidade, suprimi um fragmento do id (da vida instintual).

(___) É decisivo na neurose a predominância da influência da realidade na vida mental do sujeito.

(___) Na psicose, o ego, a serviço do id, se afasta totalmente da realidade.

(___) Na psicose, tem-se como fator decisivo a predominância do id.

Para Cunha (2000), o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, mas que não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de patologia.

Com base nos conceitos do processo do psicodiagnóstico, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica), segundo a autora.

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