João é psicólogo jurídico e realiza o acompanhamento de jovens em medida socioeducativa e de crianças em processo de reintegração familiar. Considerando a necessidade de registro das informações decorrentes da prestação de serviços psicológicos, a Resolução CFP nº 0001/2009 estabelece que:
I. É obrigatório o registro documental sob a forma de prontuário psicológico, por razões que envolvam a restrição do compartilhamento de informações com o usuário e beneficiário do serviço prestado.
II. O registro documental em papel ou informatizado tem caráter sigiloso e constitui-se de um conjunto de informações com o objetivo de contemplar sucintamente o trabalho prestado, a descrição e a evolução da atividade e os procedimentos técnico-científicos adotados.
III. O período de guarda do registro documental deve ser de no mínimo dez anos, devendo ser mantido em local acessível pela instituição onde o psicólogo prestou o serviço.
Está correto o que se afirma em:
Julia é psicóloga e foi demandada por um pai, detentor da guarda de uma criança, a realizar uma perícia. Para tanto, solicitou autorização formal do pai para fazer a avaliação psicológica, iniciando as entrevistas sem requisitar autorização da mãe. No decorrer das entrevistas, descobriu que a criança é vítima de crueldade e de abuso psicológico do pai, que rechaçou a devolutiva da psicóloga. A mãe não quis tomar atitude para não ser prejudicada na convivência do filho. Diante da situação de vulnerabilidade da criança, Julia decidiu quebrar o sigilo dos atendimentos e notificar o Conselho Tutelar, entregando um “atestado psicológico” no qual se apresenta como perita do caso e informa que a criança é vítima de abuso, porém, sem fundamentá-lo técnico-cientificamente.
De acordo com o Código de Ética do Psicólogo, Julia:
Em “Sobre o início do tratamento (Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I)” (1913), Freud recomenda fazer um tratamento de ensaio no início do atendimento do paciente, antes da análise propriamente dita, para evitar uma interrupção posterior que possa causar a impressão desagradável de tentativa fracassada de cura. Tal ensaio segue as regras do método analítico e tem também motivação diagnóstica. Seguidor de Freud, Lacan considera esse preâmbulo fundamental, sendo a porta de entrada para a análise propriamente dita.
Tal trabalho prévio é chamado por Lacan de:
João, de 3 meses, foi levado pelos pais para atendimento em unidade de emergência, pois estava febril e recusava alimento.
Em exames de imagem, foi constatado que o bebê apresentava múltiplas fraturas, algumas delas em estágio de consolidação.
A equipe médica levantou hipótese de violência contra a criança.
Com relação à violência praticada contra a criança, é papel da equipe de saúde investigar, documentar e avaliar a ocorrência de violência sempre que encontrar um ou mais dos seguintes achados durante o exame físico:
I. aversão ao contato físico, apatia ou avidez afetiva;
II. transtorno do sono ou da alimentação;
III. alopecia medicamentosa.
Está correto somente o que se indica em:
Leonardo, 80 anos, é acamado e foi abandonado em casa sozinho pelos filhos Giulia e Giuseppe. Ao saber da dinâmica, Guilherme, que é vizinho do idoso, comunicou o fato ao Ministério Público.
Segundo as disposições do Estatuto do Idoso:
As alternativas penais instituídas pela Política Nacional de Alternativas Penais só NÃO abrangem:
No campo da Psicologia, encontramos diferentes modelos e teorias de intervenção psicológica como: o Modelo Cognitivo-Comportamental; a Abordagem Humanista; a Abordagem Comportamentalista e a Abordagem Psicodinâmica. De acordo com Xaud (in BRITO, 1999): “Novos valores, novas crenças, exigem novas práticas, isto é, mudanças na cultura de atendimento. Este é um dos desafios. E mudar a cultura de atendimento não significa mudar apenas o discurso.” (BRITO, 1999, p. 93).
A partir do exposto, assinale a alternativa incorreta, levando em consideração a autora.
Segundo Oliveira e Werba (in STREY, 2013): “As Representações Sociais são “teorias” sobre saberes populares e do senso comum elaboradas e partilhadas coletivamente, com a finalidade de construir e interpretar o real. Por serem dinâmicas, levam os indivíduos a produzir comportamentos e interações com o meio, ações que, sem dúvida, modificam os dois.” (STREY, 2013, p. 105).
A partir dos autores, analise as afirmativas abaixo.
I. Estudar as Representações Sociais (RS) nos permite conhecer o modo de como um grupo humano constrói um conjunto de saberes que expressam a identidade de um grupo social.
PORQUE
II. A RS não nos capacita a descrever, mostrar uma realidade ou um fenômeno que existe, do qual muitas vezes não nos damos conta, mas que possui grande poder mobilizador e explicativo.
Assinale a alternativa correta.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que tem como função organizar os serviços de assistência social no Brasil. Os objetivos do SUAS estão previstos no artigo 6° da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB SUAS).
A partir do exposto, analise as afirmativas abaixo, levando em consideração os objetivos apresentados pelo SUAS.
I. Não integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social.
II. Definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente.
III. Não estabelecer as responsabilidades dos entes federativos na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social.
Estão corretas as afirmativas:
A Lei nº 13.840 de 5 de junho de 2019, trata do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, definindo as condições de atenção aos usuários ou dependentes de drogas e trata do financiamento das políticas sobre drogas. O Plano Nacional de Políticas sobre Drogas propõe certos objetivos.
A partir disso, analise as seguintes afirmações levando em consideração os objetivos propostos pela Lei.
I. Um dos objetivos é promover a interdisciplinaridade e integração dos programas, ações, atividades e projetos dos órgãos e entidades públicas e privadas.
II. Promover o acesso do usuário ou dependente de drogas a todos os serviços públicos.
III. Não fomentar a criação de serviço de atendimento telefônico para apoio aos usuários ou dependentes de drogas.
Estão corretas as afirmativas:
A partir da Lei n° 10.216, de 6 de abril de 2001, passam a ser assegurados os direitos e a proteção das pessoas acometidas de transtorno mental. De acordo com o Art. 6°: “A internação psiquiátrica, somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.” Mais adiante, o Parágrafo único cita os tipos de internação psiquiátrica.
Assinale a alternativa que apresenta como é denominada a internação que é determinada pela Justiça.
A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas bem como dos subsistemas de gestão de pessoas, julgue o item a seguir
A avaliação de cargos consiste no processo de analisar e comparar o conteúdo dos cargos na perspectiva da carreira
Uma organização que está implantando seu programa de gestão de conhecimento. Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente
Os sistemas de gestão da informação devem ser prioridade
O mundo do trabalho exige dos profissionais da área de psicologia, além de formação técnica, a capacidade de compreender e respeitar o pluralismo multicultural da sociedade, no qual as pessoas têm ideias e valores diferentes, e, consequentemente, comportamentos distintos. Acerca de ética profissional, julgue o item a seguir.
As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar podendo levar à cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.
Ainda conforme a Resolução nº 6/2019, o documento que tem por objetivo registrar um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados é: