Julgue o próximo item, relativos a teorias e técnicas psicoterápicas.
Na terapia gestáltica, o paciente é estimulado a falar sobre seus traumas e problemas do passado que estão reverberando no presente, com o objetivo de fechar situações inacabadas.
Em atendimento psicológico, um homem apresentou o seguinte quadro clínico: saíra do serviço público há cerca de cinco meses, o que o fez afastar-se do convívio com amigos, familiares e ex-colegas de trabalho; foi deixando de se alimentar gradativamente, pois lhe faltava apetite; dormia pouco e não tinha preocupações com higiene pessoal e aparência. Perdeu dezesseis quilos em quatro meses. Apresentava anorexia, insônia, apatia e inércia, chegando a fazer suas necessidades fisiológicas nas próprias vestes. Já havia sido internado por tentativa de suicídio por enforcamento. Na enfermaria mostrava-se inibido, com lentificação psicomotora severa, mímica facial contraída. Falava pouco, e quando o fazia era com voz baixa, sussurrando, para afirmar que "nada valia a pena" e que toda a sua vida tinha sido em vão. Sentia-se vazio e afirmava ter cometido todo tipo de vilania.
Com relação ao caso clínico apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
A mania e a melancolia são conhecidas apenas como estrutura perversa afetiva, sendo a mania uma hiperinflação egóica — loucura dos ritmos e ciclos da vida —, e a melancolia um esvaziamento egóico — ausência de ciclicidade e ritmos na vida.
No que se refere a transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), julgue o item que se segue.
No TEPT agudo, a perturbação tem duração mínima de dois dias e máxima de quatro semanas após o evento traumático, enquanto no TEPT os sintomas encontram-se presentes após um mês e as perturbações não estão primariamente relacionadas a efeitos fisiológicos causados por alterações de substâncias no organismo.
Com base nas implicações pedagógicas da abordagem gestaltista na educação, assinale a alternativa incorreta.
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) n.º 007/2003, revogando a Resolução CFP n.º 17/2002, institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos, produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica. Toda e qualquer comunicação por escrito decorrente de avaliação psicológica deverá seguir as diretrizes descritas nesse manual. Com base nessas informações, assinale a alternativa incorreta.
A grupoterapia analítica com adolescentes é uma modalidade terapêutica reconhecida por diversos autores. Com relação a esse tema, assinale a alternativa incorreta.
Segundo Cunha (1993), um processo dinâmico e criativo denominado entrevista é a espinha dorsal de todas as profissões que lidam com saúde mental. Diante disso, julgue os itens abaixo em (V) verdadeiros ou (F) falsos.
I. ( ) A entrevista psicológica é um processo unidirecional, com o propósito previamente fixado no qual uma das partes, o entrevistador, procura saber o que acontece com a outra, o entrevistado, procurando agir conforme esse conhecimento. (WIENS apud NUNES, In: CUNHA, 1993)
II. ( ) Bleger (1960) define a entrevista psicológica como sendo “um campo de trabalho no qual se investiga a conduta e a personalidade de seres humanos".
III. ( ) A entrevista psicológica pode ser também um processo grupal, isto é, com um ou mais entrevistadores e/ou entrevistados. Esse instrumento, no entanto, é sempre em função da sua dinâmica, um fenômeno de grupo, mesmo que seja com a participação de um entrevistado e de um entrevistador.
VI. ( ) Os objetivos da entrevista diagnóstica giram em torno de dois pontos: avaliação do entrevistado e a indicação terapêutica.
Com relação ao processo de entrevista psicológica, assinale a sequência correta obtida.
No tocante ao direito à convivência familiar e comunitária, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabeleceu no artigo 19 que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária. Diante disso, julgue os itens abaixo em (V) verdadeiros ou (F) falsos.
I. ( ) Winnicott destaca que um ambiente familiar afetivo e continente às necessidades da criança, constitui a base para o desenvolvimento saudável ao longo de todo o ciclo vital.
II. ( ) Quando a separação da criança de sua família é inevitável, cuidados alternativos de qualidade e condizentes com suas necessidades devem ser administrados, até que o objetivo de integração à família (de origem ou substituta) seja alcançado, garantindo-se a provisoriedade da medida de abrigo (ECA, Art. 101, Parágrafo Único).
III. ( ) Alguns autores (Bowlby, 1988; Dolto, 1991; Nogueira, 2004; Pereira, 2003; Spitz, 2000; Winnicott, 1999) são unânimes em afirmar que a separação da criança e do adolescente do convívio com sua família, seguida de institucionalização, pode repercutir positivamente sobre seu desenvolvimento, sobretudo quando não for acompanhada de cuidados adequados, administrados por um adulto com o qual possam estabelecer uma relação afetiva estável, até que a integração ao convívio familiar seja viabilizada novamente
IV. ( ) Nos primeiros cinco anos e, sobretudo no primeiro ano de vida da criança, apesar dos sofrimentos vividos, se houver um substituto para o cuidado que lhe proporcione a satisfação de suas necessidades biológicas e emocionais, a criança pode retomar o curso de seu desenvolvimento (Bowlby, 1988; Dolto, 1991; Spitz, 2000).
Com base no Plano Nacional de Proteção, Promoção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, assinale a sequência correta obtida.
Na entrevista diagnóstica com crianças e adolescentes, o psicólogo necessita entrevistar os pais ou pessoas diretamente ligadas à criança ou ao adolescente. Todas as afirmativas abaixo estão corretas no que diz respeito ao objetivo da entrevista com os pais ou responsáveis, exceto:
O que caracteriza um grupo propriamente dito, quer psicoterápico ou operativo, é o preenchimento das seguintes condições básicas, EXCETO:
A respeito do psicodiagnóstico, é INCORRETO afirmar que:
Leia as afirmativas a seguir: I. A Estratégia Saúde da Família busca realizar a análise permanente da situação de saúde da população. II. No Brasil, a saúde é direito de todos e dever do Estado. III. No Brasil, as instituições privadas podem participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio. IV. O funcionamento das Unidades de Saúde da Família se dá pela atuação de uma ou mais equipes de profissionais que devem se responsabilizar pela atenção à saúde da população, vinculada a um determinado território. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. A grande maioria das crianças não experiencia com a família as primeiras situações de aprendizagem e introjeção de padrões, normas e valores. II. A depressão parental é um fator de risco para o desenvolvimento infantil. III. É na família que o mundo da criança adquire significado e ela começa a constituir-se como sujeito. IV. Nas interações familiares, as bases da subjetividade, da personalidade e da identidade são desenvolvidas. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. A criança, ao nascer, já encontra um mundo organizado, segundo parâmetros construídos pela sociedade como um todo e assimilados idiossincraticamente pela família, que, por sua vez, também carrega uma cultura própria. II. A família sempre tolhe a socialização da criança e do adolescente e impede o seu desenvolvimento saudável. III. A gravidez na adolescência é um fator de risco para o desenvolvimento infantil. IV. A criança desenvolve relacionamentos apenas com a mãe, nunca com outros agentes sociais, como pai, avós e irmãos, pois tais relacionamentos não são importantes no desenvolvimento infantil. Marque a alternativa CORRETA:
Considere o caso de uma mulher que parece ferozmente independente e agressiva em certas ocasiões e cálida, passiva e dependente em outras. Os teóricos psicanalíticos ou do traço poderiam considerar tal pessoa como basicamente agressiva, com uma fachada de passividade. Ou poderiam julgar a mulher essencialmente cálida, passiva e dependente com defesas agressivas. Skinner e muitos outros behavioristas defendem o ponto de vista de que o comportamento da mulher em qualquer ocasião depende de