Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

No tocante ao direito à convivência familiar e comunitária, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabeleceu no artigo 19 que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária. Diante disso, julgue os itens abaixo em (V) verdadeiros ou (F) falsos.

I. ( ) Winnicott destaca que um ambiente familiar afetivo e continente às necessidades da criança, constitui a base para o desenvolvimento saudável ao longo de todo o ciclo vital.

II. ( ) Quando a separação da criança de sua família é inevitável, cuidados alternativos de qualidade e condizentes com suas necessidades devem ser administrados, até que o objetivo de integração à família (de origem ou substituta) seja alcançado, garantindo-se a provisoriedade da medida de abrigo (ECA, Art. 101, Parágrafo Único).

III. ( ) Alguns autores (Bowlby, 1988; Dolto, 1991; Nogueira, 2004; Pereira, 2003; Spitz, 2000; Winnicott, 1999) são unânimes em afirmar que a separação da criança e do adolescente do convívio com sua família, seguida de institucionalização, pode repercutir positivamente sobre seu desenvolvimento, sobretudo quando não for acompanhada de cuidados adequados, administrados por um adulto com o qual possam estabelecer uma relação afetiva estável, até que a integração ao convívio familiar seja viabilizada novamente

IV. ( ) Nos primeiros cinco anos e, sobretudo no primeiro ano de vida da criança, apesar dos sofrimentos vividos, se houver um substituto para o cuidado que lhe proporcione a satisfação de suas necessidades biológicas e emocionais, a criança pode retomar o curso de seu desenvolvimento (Bowlby, 1988; Dolto, 1991; Spitz, 2000).

Com base no Plano Nacional de Proteção, Promoção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, assinale a sequência correta obtida.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282