Em relação aos clientes e seguindo as orientações do Código de Ética Profissional do Psicólogo − Resolução Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 010/2005, um psicólogo que, por motivos justificáveis, não pode dar continuidade aos serviços profissionais assumidos junto aos seus clientes, deve:
Considerando a motivação sob a ótica da teoria do reforço, quando um supervisor para de criticar ou reprimir um funcionário, uma vez que o comportamento incorreto tenha parado, ele está utilizando um instrumento de reforço denominado
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, a Reação aguda a estresse (F43.0) é um transtorno transitório de gravidade significativa, o qual se desenvolve em um indivíduo sem qualquer outro transtorno mental aparente em resposta à excepcional estresse físico e/ou mental e o qual usualmente diminui
Para Jurema Alcides Cunha, a escolha de testes que serão utilizados em um processo psicodiagnóstico corresponde a uma das etapas do estabelecimento de um plano de ação e que se deve ter em conta que
É uma intervenção estruturada muito utilizada atualmente no tratamento de comportamentos considerados aditivos, que tem por objetivo principal auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência. Trata-se da Entrevista
Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.
A avaliação psicológica e a testagem psicológica são processos similares, pois consistem na aplicação de testes psicológicos de diferentes tipos para diagnóstico de características comportamentais.
Com relação a psicodiagnóstico e psicoterapia, julgue o item subsequente.
O surgimento de diferentes escolas psicoterápicas permitiu o desenvolvimento de técnicas orientadas à prática da psicoterapia e do psicodiagnóstico, abordando questões como personalidade, doença mental e modelos teóricos psicoterápicos.
Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.
O sofrimento criativo descreve o processo de mobilização do indivíduo para transformar seu sofrimento em algo benéfico para si mesmo, o que faz com que ele disponha de certa liberdade de negociação na organização do trabalho.
Acerca da neuropsicologia, julgue o item a seguir.
A neuropsicologia é também chamada de neurologia comportamental devido ao fato de receber e interpretar as informações sensoriais, ao comunicar- se com os outros e ao agir no mundo pela linguagem e pela motricidade.
Acerca da neuropsicologia, julgue o item a seguir.
Dos três objetivos da neuropsicologia — diagnósticos, terapêuticos e cognitivos — o cognitivo é identificado como aquele que cria um vinculo entre a neurologia do comportamento e as ciências ditas humanas.
A avaliação neuropsicológica (ANP) é um procedimento de investigação em que se utilizam entrevistas, observações, provas de rastreio e testes psicométricos para identificar rendimento cognitivo funcional e investigar a integridade ou comprometimento de uma determinada função cognitiva. Podem ser destacados, entre seus objetivos, identificar e descrever prejuízos ou alterações no funcionamento psicológico, clarificar o diagnóstico em casos de alterações não detectadas por neuroimagem, avaliar a evolução de condições neurodegenerativas, correlacionar o resultado dos testes com aspectos neurobiológicos e/ou dados obtidos por neuroimagem, investigar alterações cognitivas e comportamentais que possam relacionar-se a comprometimentos psiquiátricos e(ou) neurológicos.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, referente a avaliação neuropsicológica e testes psicológicos.
A avaliação neuropsicológica, sendo um exame intensivo do comportamento e cujos instrumentos de avaliação, em especial os testes, informam o desempenho do sujeito somente no exato momento da sua aplicação, valoriza as capacidades intelectuais em termos de desempenho individual, dispensando a influência dos aspectos socioafetivos, área específica de uma avaliação psicológica.
A respeito das bases da neuroanatomia, julgue o item subsequente.
Incapacidade receptiva cerebral complexa é denominada apraxia; a incapacidade motora cerebral complexa é conhecida como agnosia.
As demências frontais ou frontotemporais representam a segunda causa de demências degenerativas e revelam-se, habitualmente, por distúrbios de comportamento. Com relação aos critérios diagnósticos das demências frontotemporais, julgue o próximo item.
São aspectos relacionados aos distúrbios do comportamento: início insidioso e evolução progressiva; negligência dos cuidados corporais precoce; rigidez mental; estereotipias e perseverações (vagabundagem, tiques, condutas rituais); distratibilidade, impulsividade; anosognosia precoce.
As demências frontais ou frontotemporais representam a segunda causa de demências degenerativas e revelam-se, habitualmente, por distúrbios de comportamento. Com relação aos critérios diagnósticos das demências frontotemporais, julgue o próximo item.
Depressão e ansiedade, sentimentalidade excessiva, ideias fixas, ideias suicidas, ideias falsas, precoces e efêmeras; indiferença emotiva, falta de empatia, apatia e amimia são aspectos que, iniciados após os sessenta e cinco anos de idade, sem antecedentes familiares, estão relacionados aos distúrbios afetivos.
As funções neuropsicológicas incluem formas de cognição que têm a função de regular o comportamento humano, que são o comportamento emocional e as chamadas funções executivas, sendo uma das áreas mais sobressalentes da neuropsicologia contemporânea.
A respeito dessas funções, julgue o próximo item.
Algumas das funções executivas possíveis incluem as habilidades organizacionais, o planejamento, o comportamento orientado para o futuro, a manutenção de atenção ou vigilância, a inibição, a autorregulação, a atenção seletiva e até mesmo a criatividade.