Segundo a Lei no 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional). No Capítulo I, art. 21 A educação escolar compõe-se de:
A concepção de que o professor tem responsabilidades somente dentro da sala de aula, é uma questão muito debatida nas escolas. O professor é também responsável pela forma de organização e de gestão escolar. Nesse entendimento, para que o trabalho docente seja realmente significativo e participativo, o professor deve ter como prática educativa:
Diante da coordenação de uma escola que se encontra com baixo desenvolvimento pela avaliação do IDEB, e com o objetivo de incentivar uma prática transformadora na escola em que atua, o coordenador pedagógico deve promover:
A prática docente organizada através de projetos fundamenta-se em alguns princípios didáticos, dos quais se destacam os citados a seguir, com exceção de:
A avaliação escolar é explicitada através das notas que os alunos conseguem obter, porém a forma pela qual essa avaliação é representada pelos professores, frequentemente vem provocando sérios prejuízos, àqueles que a ela são submetidos. Esteban (2001) dá sua contribuição ao constatar que a forma pela qual o saber e o não saber são vividos no cotidiano escolar torna-se relevante para a compreensão dos mecanismos que possibilitam a construção do sucesso de alguns e o fracasso de muitos. Para que se possa avaliar o aprendizado do aluno faz-se necessário utilizar alguns critérios da verificação do rendimento escolar. As afirmativas abaixo, referem-se a estes critérios. Exceto:
As questões 49 e 50 devem ser respondidas com base no texto abaixo:

São metas relevantes para a efetivação do trabalho nesta escola:
I - Reunião pedagógica no início do ano letivo, para tomada de decisões sobre o ano vigente.
II - Planejamento coletivo, estabelecendo metas dos professores, profissionais, direção e equipe pedagógica.
III - Agrupamento dos professores no coletivo, (independente do turno) visando elaborar o Plano de trabalho Docente em consenso, visto que todos os alunos pertencem à mesma realidade.
IV - Agrupamento dos professores por área de atuação e por turno, visando elaborar o Plano de trabalho Docente com os objetivos voltados para cada turma de alunos desta mesma instituição.
Considerando as afirmativas acima mencionadas, pode-se considerar correta(s):
Observe a foto abaixo e responda a qual tipo de fenômeno social ela corresponde.

Um dos objetivos da Universidade é promover a participação da população, visando à difusão das conquistas e de benefícios resultantes do conhecimento e da pesquisa gerados nessa Instituição, num esforço de mobilização e de organização em que a população possa se apropriar dessas conquistas e benefícios, como sujeitos, ao lado dos servidores administrativos e docentes e dos acadêmicos. Com base no objetivo acima explicitado, considere as seguintes afirmativas:
1-A pesquisa desenvolvida na Universidade deve servir para auxiliar no desenvolvimento acadêmico.
2-A pesquisa desenvolvida na Universidade deve contribuir para que a população a utilize como subsídio para melhorar suas condições de existência.
3-Os conhecimentos produzidos na Universidade devem servir para construir a autonomia e a emancipação dos alunos, professores e comunidade.
4-A Universidade não pode ter um fim em si mesma, descolada da realidade social.
Assinale a alternativa correta.
Sobre as finalidades da educação superior, nos termos da Lei no 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), todas as afirmações seguintes são corretas, exceto:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) preconiza a valorização dos profissionais da educação. O texto da lei determina a valorização do profissional da educação, assegurando-lhe, inclusive nos termos dos estatutos e dos Planos de Carreira do Magistério Público alguns direitos (Art.67.)
Entre os direitos previstos na lei, não se destaca:
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/ 96) , os conteúdos e metodologias e formas de avaliação no ensino médio organizar-se-ão de maneira que o estudante demonstre:
I. Domínio de princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.
II. Conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
III. Domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.
IV. Capacidade de intercambiar áreas de conhecimento de maneira recíproca, gerando exegese dos conhecimentos e
enriquecimento pessoal.
De acordo com a Constituição de 1988 o dever do estado com a educação será efetivado mediante garantias. Dentre elas pode-se citar:
I - Oferta do ensino noturno regular, adequado a realidade do educando.
II - Atendimento educacional especializado aos educandos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
III - Ensino fundamental obrigatório e gratuito, sendo oferecido inclusive àqueles que não tiveram acesso na idade apropriada.
IV - Oferta do ensino fundamental obrigatório e médio facultativo aos alunos menores de idade.
Dentre os itens acima mencionados, estão corretos:
“...Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica, inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive. Controle social, na visão crítica, é uma contribuição e uma ajuda para a contestação e a resistência à ideologia veiculada por intermédio dos currículos escolares”. (Ilma Passos A. Veiga).
A definição em destaque refere-se:
Embora seja um dos elementos mais importantes dentro da teoria da educação, o currículo vem sendo encarado como um elemento de pouca importância. Em quase todas as discussões que envolvam questões relacionadas à educação não se menciona o currículo escolar como elemento relevante. Só é dada alguma importância ao currículo escolar quando se discute a inserção ou a eliminação de uma disciplina em um currículo já existente. Portanto, o currículo escolar é entendido como:
Quando uma escola se diz partidária deste método ou daquela teoria, é preciso distinguir as diferenças entre ambos. Existem teorias da aprendizagem, hipóteses e modelos de como o ser humano aprende, e métodos pedagógicos, isto é, maneiras de proceder nesta e naquela situação. Dentre os métodos e teorias pedagógicas utilizadas no Brasil destacam-se: Piaget, Freinet, Montessori e Waldorf. Mais recentemente as idéias do norteamericano Howard Gardner (inteligências múltiplas) começaram a ser difundidas. Neste sentido é correto afirmar que: