Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os PNC devem ser cumpridos com rigor, sem adaptações para os surdos, para maior nivelamento do ensino e qualidade.
( ) A “pedagogia renovada" é uma concepção que inclui várias correntes que, e de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da Escola Bilíngue ou Escola Ativa. Essas correntes, embora admitam divergências, assumem um mesmo princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social.
( ) A escola educa, buscando formar cidadãos para que seus alunos atuem, na sociedade com competência e dignidade, podendo exercer seus direito e deveres.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a tecnologia assistiva, disposta na Lei nº 13.146/2015, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O termo “currículo" assume vários significados em diferentes contextos da pedagogia.
( ) O termo “parâmetro" visa comunicar a ideia de que, ao mesmo tempo em que se pressupõem e se respeitam as diversidades regionais, culturais, políticas, existentes no país, se constroem referências nacionais que possam dizer quais os “pontos comuns" que caracterizam o fenômeno educativo em todas as regiões brasileiras.
( ) De acordo com os PCN, currículo pode significar também a expressão de princípios e metas do projeto educativo, que precisam ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizado em sala de aula, pois é o professor que traduz os princípios elencados em prática didática.
( ) A abrangência nacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais visa criar condições nas escolas para que se discutam formas de garantir, a toda criança ou jovem brasileiro, o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania, para deles poder usufruir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
As tendências pedagógicas, por via de regra, manifestam-se por concepções de estudiosos de temáticas que envolvem a educação, bem como a aplicação em leis e o exercício na prática educativa. Qual das alternativas abaixo representa um expoente da Tendência Progressista Libertária?
Vygotsky dedicou anos de estudo para compreender as relações entre o pensamento e a linguagem. De acordo com ele, mesmo antes de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos, de utilizar instrumentos e meios para atingir objetivos. Essa fase é chamada de:
A professora Marina, dos anos iniciais, tem um pensamento reflexivo, crítico e criativo sobre a educação. Para ela, o professor é um animador que, por princípio, deve “descer” ao nível dos alunos, adaptando-se à cultura do educando, pois sua relação com o aluno é horizontal. O pensamento da professora Marina está baseado na corrente pedagógica:
Segundo GRINSPUN (2006), o coordenador enfrenta o desafio de construir seu novo perfil profissional e delimitar seu espaço de atuação, porém precisa resgatar sua identidade e consolidar um trabalho que vai muito além da dimensão pedagógica. Analise as afirmativas abaixo em relação à função do coordenador pedagógico. I. O coordenador pedagógico deve ser o mediador entre os discentes e os docentes, considerando todos como agentes das práticas avaliativas. II. O coordenador pedagógico é aquele agente de transformação no cotidiano escolar, responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica, com vistas à construção e articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico. III. O coordenador pedagógico é aquele que apenas coordena e acompanha, não intervém nem avalia as atividades pedagógicas e curriculares da escola. IV. O coordenador pedagógico é o agente responsável pelo direcionamento de suas ações para a transformação da pràtica pedagógica. V. O coordenador pedagógico é aquele que junto aos pais, elabora e executa programas e atividades de integração e estreitamento de relações. Está correto o que se afirma em:
De acordo com o Art. 28 do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, devem incluir em seus orçamentos anuais e plurianuais dotações destinadas a viabilizar ações previstas neste Decreto, prioritariamente as relativas à:
A Lei Federal 12.319, de 1º de setembro de 2010, regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais. De acordo com o Art. 2º da referida Lei, é correto afirmar que
De acordo com Albres (2014, p. 140), “o empréstimo é a consequência do contato entre as línguas", inclusive, alguns sinais da Libras são criados apoiados no empréstimo das letras das palavras em português fazendo uso do alfabeto manual. Observe os sinais referentes a 3 (três) estados do Brasil:

O empréstimo adotado nos sinais é do tipo
Quadros e Karnopp (2004, p. 59) mencionam que o parâmetro orientação “é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal". A palma da mão pode ser “para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda" (QUADROS; KARNOPP, 2004, p. 59). São produzidos com a palma da mão voltada para cima os sinais de
Sobre o ensino em Libras e o ensino de Libras, momentos didático-pedagógicos do Atendimento Educacional Especializado, marque a alternativa INCORRETA.
No momento Didático-Pedagógico: Constituído pelo Atendimento Educacional Especializado para o Ensino de Língua Portuguesa, os alunos precisam ficar atentos a todos as pistas oferecidas para compreenderem a mensagem. O atendimento, nessa língua, contribui enormemente para o avanço conceitual do aluno na classe comum. Com relação a esse atendimento, podemos afirmar que:
Em relação aos alunos com Deficiência Intelectual que têm perdas parciais ou totais dos sentidos de distância, ou seja, audição e visão, e fazem com que a informação do meio lhe venha entrecortada e algumas vezes sem nexo. Assim, há a necessidade de uma pessoa para mediar e trazer essas informações de maneira integral e coerente se torna imprescindível. Durante o processo de comunicação, o professor ou outro interlocutor tem a função de:
Uma das características dos alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) é o apego a rotinas e rituais. Assim, no decorrer dos primeiros dias, é fundamental que o professor tenha em mente que: I. O cotidiano escolar possui rituais que se repetem diariamente. A organização da entrada dos alunos, do deslocamento nos diversos espaços, das rotinas em sala de aula, do recreio, da organização da turma para a oferta da merenda, das aulas em espaços diferenciados na escola, da saída ao final das aulas e outros, são exemplos de rituais que se repetem e que favorecem a apropriação da experiência escolar para a criança com TGD. II. É importante, na tentativa de acolhimento dessa criança, não proporcionar a ela vivências que não farão parte da sua rotina no futuro. III. A inflexibilidade e o apego a rotinas poderão levar a criança a estabelecer rotinas inadequadas no interior da escola, que causarão dificuldades posteriores para os profissionais e para a própria criança quando forem reformuladas. Acerca dos itens acima, marque a alternativa correta.