As questões sociais devem ser apresentadas aos estudantes, a fim de que desenvolvam capacidade de análise, reflexão e posicionamento diante de alguns fatos. Nesse contexto, temas como ética, orientação sexual, meio ambiente, entre outros de igual relevância, são classificados como:
A partir das perspectivas clínica e de pesquisa, existe a necessidade de uma abordagem que possa ser combinada com o conjunto de diagnósticos em categorias do DSM. Tal abordagem incorpora variações de características em um indivíduo (p. ex., gravidade diferencial dos sintomas individuais tanto dentro quanto fora dos critérios diagnósticos de um transtorno, avaliados conforme a intensidade, a duração ou o número de sintomas, em conjunto com outras características, como o tipo e a gravidade das incapacidades) em vez de se basear em uma abordagem simples do tipo sim ou não. Trata-se de uma abordagem mais:
Dentre as Conferências Mundiais de Saúde, destaca-se a que ocorreu em 14 de Novembro de 1990. Esse encontro foi um marco histórico para as políticas públicas de saúde mental na América Latina. Esse documento faz uma crítica objetiva e fundamentada sobre o sistema psiquiátrico centrada no isolamento do paciente da convivência de seu contexto de referência, e reforça a relação de dependência do portador de transtorno mental com a(o):
A realização de aconselhamento em saúde está reservada a psicólogos e a grande finalidade é ajudar o sujeito a mudar comportamentos relacionados com a saúde e/ou a lidar com as ameaças à sua saúde, o que quer dizer que a utilidade do aconselhamento está associado a duas grandes áreas da intervenção do psicólogo na saúde:
Segundo Mattos, “os modelos de saúde integral devem dotar seus profissionais da capacidade ampliada de apreensão da realidade a partir de fontes diversas como a escuta aos usuários, o olhar sobre o território, as demandas do controle social e o planejamento”:
As crianças surdas têm estágios de desenvolvimento semelhantes ás crianças ouvintes. É necessário que o professor conheça profundamente Língua de Sinais para ensinar crianças surdas, sendo preferencialmente um professor surdo, pois Língua de Sinais é sua língua nativa. A maioria das crianças surdas vem de famílias ouvintes, que não dominam Língua de Sinais e, por isso, é muito importante essa educação escolar na primeira língua das crianças surdas. Essa aquisição da linguagem permite o desenvolvimento das funções:
Na Libras, são encontradas aproximadamente 46 configurações de mão, que apresentam diferentes movimentos em diferentes pontos do espaço. Os gestos correspondem às palavras, havendo por vezes dois ou três gestos iguais para palavras diferentes, o que exige complementar a mensagem com o uso simultâneo das expressões não manuais (ENM), que, conforme Ferreira Brito e Langevin situam-se no(a):
A Lei n° 10.436, que entrou em vigor em 24 de abril de 2002, garante aos surdos o direito de exercer a Língua de Sinais como primeira língua, para que assim interajam socialmente e tenham direito de fato a:
Segundo Giroto, pela concepção sócio-histórica do desenvolvimento humano proposta por Vygotsky, o processo de desenvolvimento acontece pela estimulação/interação com os instrumentos de mediação. Dessa forma, podem ser situados como mediações instrumentais para a constituição da pessoa com deficiência, os recursos de acessibilidade, entre eles os de:
Ao organizar a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, é preciso disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de libras e guia-intérprete para os alunos surdos, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio educacional ou nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, pois necessitam de auxílio constante no cotidiano escolar. Tais exigências fazem parte das obrigações dos(as):
O estado nutricional das crianças e dos adolescentes é de grande importância para seu crescimento e desenvolvimento, tanto físico como intelectual. Sabe-se que ele também reflete as condições de uma população, no aspecto:
O conceito de descentralização pode ser entendido como uma dimensão da gestão democrática no contexto da reforma em que o Estado Brasileiro sofria na década de 1990. Assim, é correto afirmar que no âmbito da gestão educacional, a descentralização:
De acordo com a Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva, não são considerados alunos com deficiência:
Observe o quadrinho abaixo:
Marque a opção que melhor completa a sentença abaixo:
“A escola deve ser um espaço de busca (cultura formal) e criação de informação (cultura experienciada) que precisa ser pensada como _______".
Complete as lacunas do texto abaixo:
“Ao pensar a escola como espaço de _______, Libâneo afirma que é essencial que a prática _______ estabeleça uma vinculação do trabalho que se faz em sala de aula com a _______ que os educandos vivenciam fora da escola e com as diferentes capacidades e aptidões. Dessa maneira, promove-se o respeito à diversidade cultural e as diferenças no contexto escolar. O professor precisa contextualizar os objetos de estudo e discutir sobre eles nos mais diferentes enfoques - _______ - permitindo a _______ do senso comum" [adaptado].
Marque a opção que representa a sequência correta: