O conhecimento científico é muito importante para o ensino de Química. A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. No que concerne à pesquisa, é INCORRETO afirmar que
Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, é correto afirmar que:
“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.” Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir. I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis. II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder. III. André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar. Está correto somente o que se afirma em:
As situações abaixo contribuem para o quadro de desigualdade apresentado no texto acima, EXCETO:
Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese das diferentes tendências pedagógicas, Libâneo as classifica em dois grupos: “liberais" e “progressistas".
Classifique cada uma das tendências pedagógicas abaixo como Liberal (L) ou Progressista (P).
( ) tradicional;
( ) libertadora;
( ) renovada progressivista;
( ) tecnicista;
( ) crítico-social dos conteúdos.
A sequência correta é:
De acordo com nossa legislação educacional atual, uma criança com deficiência auditiva deve ser matriculada:
Paulo Freire é mundialmente reconhecido, dentre outras razões, pelo pioneirismo das experiências que realizou no âmbito da alfabetização de jovens e adultos. A utilização de temas geradores, proposta por ele, visa um ensino articulado às experiências de vida e comprometido com a transformação da realidade dos educandos. Essa prática proposta por Freire
Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A educação física é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno nos seguintes casos, EXCETO:
Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A educação infantil será oferecida em: I. Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade. II. Pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. III. Escolas especiais para crianças com desenvolvimento intermediário. Quais estão INCORRETAS?
Para responder a questão seguinte considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).
O professor poderá realizar a avaliação por meio de: I. Observação sistemática: acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, utilizando alguns instrumentos, como registro em tabelas, listas de controle, diário de classe e outros. II. Análise das produções dos alunos: considerar a variedade de produções realizadas pelos alunos, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas. III. Atividades específicas para a avaliação: nestas, os alunos devem ter objetividade ao expor sobre um tema, ao responder um questionário. Quais estão corretas?
Entendendo-se que a capacidade de ensinar bem é, sem dúvida, uma nova competência, porque o ofício de professor, conforme nós a conhecemos, não tem mais espaço nos dias atuais, não há padronização nos educandos, no sentido de que cada aluno vivencia a aula em que está inserido de diferentes formas. Conceber e criar situações de aprendizagem é uma nova ferramenta à disposição do educador de forma a envolver, diferenciar e criar situações que se traduzam em objetivos de aprendizagem. De acordo com Perrenoud, a competência global a que se refere essa capacidade chama-se:
A qualidade social da educação deve considerar as dimensões intra e extraescolares que afetam as condições de ensino e aprendizagem. São dimensões extraescolares:
O treinamento e o aperfeiçoamento aplicados ao preparo profissional são tipos de educação profissional que
Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão das relações entre sociedade e Estado e os papeis destes dois coletivos para a garantia da Educação às novas gerações, tal como se pode constatar no texto a seguir:
Admitido que a Educação seja função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação, deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas se venha a passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função de educação possa ser preenchida por alguém que não apresente as garantias de que o Estado, e só ele, pode ser juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer essa intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta.
A citação acima foi extraída da obra de
“...do contraste entre o um e o múltiplo, ou entre o mesmo e o 'outro', nasce a problemática da cultura. (...) Cultura é termo polissêmico. Não se trata, contudo, de percebê-lo dentro da lógica do senso comum que dá margem a declarações sobre os grupos que diferem de nós, em tons que podemos identificar nas seguintes expressões: 'eles não têm cultura, são selvagens, sem moral, têm costumes bárbaros".
Pode-se nomear a ação social e a prática educativa que apreendem e interpretam o outro - individual ou coletivo, seu modo e estilo de vida, a partir de referenciais de sua própria cultura, como