Considerando‐se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas educativas, é correto afirmar que ele consiste em um documento construído coletivamente,
A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem‐se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. Acerca do direito à educação, o ECA assegura às crianças e aos adolescentes
o acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, priorizando-se as crianças sempre que necessário.
A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue o item seguinte.
Na visão de Saviani, a função da escola é valorizar o trabalho intelectual e impor a sujeição do trabalho manual.
A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue o item seguinte.
A democratização da gestão educacional é um princípio importante da educação brasileira, mas esse princípio não está diretamente vinculado à função social da escola.
O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.
A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis.
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.
Para Vygotsky, por trás das palavras, existe uma gramática própria do pensamento, uma sintaxe dos sentidos das palavras. Essa gramática, essa sintaxe, origina-se nas formas sociais de interação verbal, mas é permeada por uma realidade psicológica individual.
Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir.
A instrução programada é um método fundamentado na abordagem skinneriana de aprendizagem.
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.
O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações.
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.
O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente.
No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.
A racionalidade determina o processo de ensino-aprendizagem.
Acerca da competência ética na prática docente, julgue o item seguinte.
Abertura a diferentes formas de pensamento e trabalho pela inclusão social são elementos imprescindíveis à ética docente em uma educação democrática.
As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.
O sistema familiar patriarcal abrange todas as relações familiares criadas nas sociedades contemporâneas.
Considerando que educar para a diversidade exige do professor, a adoção de uma prática educativa inclusiva, que seja fundamentada num conhecimento socialmente contextualizado e que reconheça as particularidades de cada pessoa, descarte a opção que não representa uma prática educativa inclusiva.
O código de ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. A sua existência se justifica a partir do tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação. O intérprete está para intermediar um processo interativo que envolve determinadas intenções conversacionais e discursivas. Nessas interações, o intérprete tem a responsabilidade pela veracidade e fidelidade das informações. Diante disso, é correto afirmar que:
I- O intérprete deve ser uma pessoa de alto caráter moral, honesto, consciente, confidente e de equilíbrio emocional. Ele guardará informações confidenciais e não poderá trair confidências, as quais foram confiadas a ele.
II- O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, procurando assistência de outros intérpretes e/ou profissionais, quando necessário, especialmente em palestras técnicas.
III- O intérprete deve manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo.
IV- O intérprete deve interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o seu pensamento e a sua intenção diante do conteúdo apresentado pelo palestrante, desafiando seus limites e comprometendo-se com a total compreensão por parte do estudante surdo.