Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 63 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A legislação vigente consolidou a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior. Os processos avaliativos internos e externos são concebidos como subsídios fundamentais para a formulação de diretrizes para as políticas públicas de educação superior e, também, para a gestão das instituições, visando à melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão, de acordo com as definições normativas de cada tipo de instituição e as opções de cada estabelecimento de ensino. Sobre a avaliação da Educação Superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É compreendida como a grande impulsionadora de mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação de conhecimento, que se concretiza na formação de cidadãos e profissionais e no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão.

( ) Contribui para a formulação de caminhos para a transformação da educação superior, evidenciando o compromisso desta com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.

( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios como a gestão democrática e a autonomia, que visam consolidar a responsabilidade social e o compromisso científico-cultural da instituição de ensino superior.

( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios da gestão centralizada, essencialmente, na autoridade máxima da instituição de ensino superior.

Assinale a sequência correta.

A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto a ser avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceitá-lo ou transformá-lo. Sobre a avaliação, é correto afirmar:

A avaliação é um processo que tem por finalidade não somente a atribuição de um conceito, nota ou menção, mas a oferta de informações importantes sobre o aprendizado da criança, a fim de que professores e equipe gestora da escola tenham acesso a informações importantes para o planejamento da mediação pedagógica, visando o pleno aprendizado da criança. Assim, em relação à avaliação, pode-se afirmar que:

Com relação aos processos de avaliação da educação superior, esta apresenta especificidades em seus processos e registros, amplamente estabelecidos em nosso ordenamento legal e normativo. Sobre estes, é correto afirmar que:

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correspondente. Constituem objetivos do Sistema de Avaliação da Educação Básica:

( ) Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas;

( ) Identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino;

( ) Produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos;

( ) Proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade, uma visão dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos;

( ) Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições educacionais de ensino e pesquisa.

Os testes estandardizados que compõem os sistemas de avaliação são uma forma de avaliação normativa. Neste sentido, é correto afirmar que a avaliação normativa é

Na tendência pedagógica tradicional esse tipo de avaliação tem uma função central e importante na promoção dos alunos:

A professora Maria de Lourdes preocupa-se com o processo avaliativo de seus alunos, haja vista que visa à melhoria da aprendizagem porque compartilha os objetivos do trabalho com a turma.

Os alunos avaliam a si próprios e aos colegas; analisam os próprios progressos, sentem-se motivados a avançar e veem limitações como algo a ser superado, não punido; a professora observa o aluno sob vários aspectos, a citar: temperamento, expectativas e experiências de vida, identificando necessidades e não "problemas" de aprendizagem; os alunos sentem-se incluídos no grupo, têm diminuído seu sentimento de frustração por não acompanhar as atividades e passam a participar mais das aulas.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/395/avaliar-para-ensinar-melhor. Acesso em 25/04/2018.

A afirmativa que não corresponde ao trecho encontra-se na alternativa:

As avaliações são estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ambiente educacional. Elas devem estar previstas no projeto político-pedagógico para nortearem a relação pertinente que estabelece o elo entre a gestão escolar, o professor, o estudante, o conhecimento e a sociedade em que a escola se situa. No ambiente educacional, as avaliações compreendem três dimensões básicas, exceto:

A avaliação deve ser entendida como processo que tem como propósito primeiro o acompanhamento contínuo do processo de ensino aprendizagem. Seu papel básico é contribuir para melhoria das decisões da prática educativa, por isso avalia-se o processo vivido pelo aluno em interação com o professor e com os colegas para: I. Valorizar primeiramente o produto final. II. Observar os resultados alcançados, consolidados ou em construção. III. Compreender os caminhos percorridos pelo aluno para chegar às aprendizagens demonstradas. IV. Saber prioritariamente se o(a) aluno(a) está em condições de passar de ano ou progredir para próxima série. V. Aprender o que ele ainda não sabe a fim de definir as prioridades da intervenção pedagógica feita pelo professor ou professora. Assinale a alternativa correta:

Em Educação, a avaliação ocorre em vários níveis: do processo-ensino aprendizagem, do currículo, do professor, da metodologia adotada, do funcionamento da instituição como um todo. A Avaliação da aprendizagem, de acordo com Gardner, deve ser ecologicamente válida, ou seja, deve ser realizada em ambientes habituais, com a utilização de materiais já conhecidos por quem está sendo avaliado." (RODRIGUES, 2016).

Assinale a alternativa correta acerca dos Tipos de Avaliação da Aprendizagem

[1] A avaliação institucional deve fixar indicadores a serem alcançados pelo coletivo da escola. Indicadores não são padrões a serem obedecidos cegamente, mas marcas que o coletivo da escola espera atingir e para as quais se organiza. [2] A avaliação institucional é também uma forma de permitir a melhor organização do coletivo da escola com vistas a uma gestão mais democrática e participativa que permita à coletividade entender quais os pontos fortes e fracos daquela organização escolar, bem como mobilizar, criar e propor alternativas aos problemas. Assinale a alternativa CORRETA:

Um projeto é desenvolvido em algumas etapas, como: a escolha do tema, a problematização, o levantamento de hipóteses, a seleção de fontes de informação e pesquisa, a elaboração do cronograma de execução, o planejamento coletivo das ações que possibilitem a busca de respostas aos problemas levantados acerca do tema, articulando os componentes curriculares cujos objetos de estudo favoreçam a produção de sentidos para o conhecimento sobre o tema e, por fim, a avaliação e socialização dos resultados. Nesse sentido, podemos dizer que o trabalho pedagógico com projetos promove, exceto:

Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item a seguir, relativo à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.

A eficácia do processo de avaliação é geralmente obtida quando o professor, como mediador, utiliza a média das notas das provas realizadas pelos alunos, restringindo-se aos resultados quantitativos.

No que tange ao papel da avaliação formativa é correto afirmar que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282