Considerando a técnica de amostragem aleatória simples, as variáveis contínuas Y e X e o estimador de regressão linear (de Y em X) da média de Y, denotado por
, analise.
I. O estimador
envolve um termo de correção que depende da estimativa do coeficiente angular da regressão de Y em X.
II. A estimativa da variância do estimador
é alterada pelo sinal (negativo ou positivo) da estimativa do coeficiente de correlação linear entre Y e X.
III. O vício (ou viés) do estimador
é zero, mesmo se o coeficiente de correlação linear entre as variáveis Y e X for diferente de zero.
Assinale
Sidnei marcou o telefone de uma garota em um pedaço de papel a fim de marcar um posterior encontro. No dia seguinte, sem perceber o pedaço de papel no bolso da camisa que Sidnei usara, sua mãe colocou-a na máquina de lavar roupas, destruindo assim parte do pedaço de papel e, consequentemente, parte do número marcado. Então, para sua sorte, Sidnei se lembrou de alguns detalhes de tal número:
- o prefixo era 2204, já que moravam no mesmo bairro;
- os quatro últimos dígitos eram dois a dois distintos entre si e formavam um número par que começava por 67.
Nessas condições, a maior quantidade possível de números de telefone que satisfazem as condições que Sidnei lembrava é
Suponha que, pelo consumo de energia elétrica de uma máquina que, durante 30 dias funciona ininterruptamente 8 horas por dia, paga-se o total de R$ 288,00. Se essa máquina passar a funcionar 5 horas por dia, a despesa que ela acarretará em 6 dias de funcionamento ininterrupto será de
Uma operação
é definida por:
= 1 - 6w, para todo inteiro w.
Com base nessa definição, é correto afirmar que a soma
+
é igual a
Ao conferir o livro de registro da entrada e saída das pessoas que visitaram uma Unidade do Tribunal Regional Federal, ao longo dos cinco dias úteis de certa semana, um Técnico Judiciário observou que:
- o número de pessoas que lá estiveram na segunda- feira correspondia à terça parte do total de visitantes da semana inteira;
- em cada um dos três dias subsequentes, o número de pessoas registradas correspondia a 3/4 do número daquelas registradas no dia anterior.
Considerando que na sexta-feira foi registrada a presença de 68 visitantes, é correto afirmar que o número de pessoas que visitaram essa Unidade
Ester colocou um terreno à venda por R$ 100.000,00, obtendo três propostas: − Antonio pagaria o terreno com um desconto de 10% sobre o valor pedido. − Bento pagaria o terreno com dois descontos sucessivos de 5% e 5%, respectivamente. − Carlos pagaria o terreno com dois descontos sucessivos de 8% e 2%, respectivamente. Sabendo-se que Ester aceitou a proposta que mais se aproximou do valor pedido por ela, está correto afirmar que ela aceitou a proposta de
O triângulo é uma figura rígida: não se deforma como aconteceria com um quadrado. Esta rigidez o torna de grande utilidade na vida prática. Uma aplicação, por exemplo, é na maneira de “travar" uma estante para que ela não se deforme. Na parte posterior de uma estante de 1,30 m de altura, com a base apoiada no chão, foi colocada uma trava na diagonal, formando um ângulo de 30° com a horizontal, constituindo assim um triângulo.
O comprimento dessa trava será
Um pesquisador observou durante um mês o crescimento do caule de uma semente germinada. Considerando que o crescimento diário foi constante, e que, no início do 1o dia, o caule media 15 mm e, no final do 30o dia, media 160 mm, está correto afirmar que esta planta cresceu
Assinale a alternativa correta.
Considere a função do 2º grau f (x) = ax² + bx + c, S e P soma e produto das raízes da função respectivamente. Dado que
e que a função possui duas raízes reais distintas. As possíveis raízes da função são:
Foram recebidos 16m² de material para a construção de um mural retangular. Qual o comprimento do mural sabendo que deverá ser igual ao triplo da altura mais 2 metros e que todo material deverá ser utilizado?
Considere m e f a quantidade de alunos do sexo masculino e feminino, respectivamente. Se
, a porcentagem de alunos do sexo feminino é de:
Durante uma manhã de atendimento constatou-se que a cada 11 alunos atendidos, 3 procuravam rematrícula e, os demais, matrícula. Sabendo-se que foram feitas 39 rematrículas, qual o total de alunos atendidos?
A Figura 1 (a seguir) é parte do censo escolar da educação básica 2011, divulgada pelo MEC.
É correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.