As unidades mais comuns no dia a dia para comprimento são o “metro” e o “centímetro”. Qual das alternativas contém o resultado correto da soma entre 3,5 m e 28 cm?
Para o sistema de equações abaixo, qual das alternativas indica corretamente o valor de x e y?
Considere a equação 5(x - 1) = 20, temos assim que a raiz da equação é o segundo termo de uma Progressão Geométrica. Temos ainda que o primeiro termo da P.G. corresponde a da raiz da equação. Logo décimo terceiro termo da P.G. é:
Para a estimativa do número de pessoas em eventos ou manifestações, considera-se que cada indivíduo ocupa a área de 0,2 m2 . Em determinado evento, em uma via com 20 m de largura, uma fotografia aérea mostrou que as pessoas ocuparam 1,5 km da extensão da via.
Nessa situação hipotética e com base nos dados apresentados, a melhor estimativa para o número de pessoas no evento é
Qual o log10 1000 ?
Dividindo R$ 1.500,00 em valores diretamente proporcionais aos números 2 (dois) , 5 (cinco) e 8 (oito), obtemos quais valores?
O volume de um cubo é de 343 metros cúbicos. Qual é a medida de cada lado deste cubo?
O salário de João Pedro irá sofrer um reajuste de 3,8% no mês de novembro deste ano. Sendo seu salário atual de R$ 1.200,00, qual será o novo salário de João Pedro após este reajuste?
A função definida por
tem valor máximo igual a 4 para x =1. Então, os valores dos parâmetros reais
e
são:
Considere três doces da culinária rondoniense a base de Cupuaçu:
A: Bolo de cupuaçu;
B: Bombom de cupuaçu;
C: Torta mousse de cupuaçu.
O resultado de uma pesquisa em que todos escolheram pelo menos um desses doces, foi registrado por uma doceira na tabela a seguir:
De acordo com os dados da tabela anterior, o número de consumidores que preferem pelo menos dois doces a base de cupuaçu é:
O gráfico seguinte mostra parte do gráfico da função dada por , em que
. Sabendo que as abscissas de A e D são, respectivamente, 3 e 9, determine o perímetro do trapézio ABCD.
Na semana da Matemática, um grande mosaico, constituído por 100 placas quadradas, foi instalado na entrada principal do local do evento “Matemática & Ciência".
Com os 100 quadrados dispostos em 10 filas horizontais com 10 em cada, este mosaico ilustrava uma forma simétrica cinza (parte escura) e branca (parte clara), utilizando-se somente de polígonos quadrangulares e triangulares. Neste caso, determine o percentual da área cinza deste mosaico, em relação a área dos 100 quadrados.
O gráfico mostra o consumo de água em determinado país de acordo com o setor de atividade.
Qual é a porcentagem correspondente ao consumo de água pela indústria?
Um fazendeiro metido a matemático, utilizando seus conhecimentos de geometria que aprendera no colégio, quis medir a altura de uma torre de sua fazenda, sem ter que escalar. Ele fez um desenho e escreveu alguns dados que já dispunha. Veja abaixo:
A altura da árvore é de 10 m.
A distancia entre ele e a árvore é de 50 m.
A distância da árvore até a torre é de 70 m.
Desconsiderando a sua altura, e considerando que o topo da árvore e o topo da torre estão alinhados, qual é, aproximadamente, a medida da torre?
A idade de Pedrão é hoje o dobro da idade de Zoroastro. Há 7 anos a soma das idades deles era igual à idade atual de Pedrão. Quantos anos tem Zoroastro?