Com base nas ideias expressas no texto 1, considere as assertivas seguintes:
I. No parágrafo 13, ao registrar “Parece ter sido escrito para mim", o autor expõe sua afinidade com a declaração lida na estrada.
II. Em razão da extrema desigualdade social, a exemplo do que ocorre no Brasil, Cuba sofre com a falta de segurança e, por conseguinte, apresenta altos índices de violência.
III. A educação em Cuba apresenta resultados negativos, tendo em vista as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país.
IV. Em Cuba, há acesso irrestrito à informação, visto que o uso da internet, apesar de esta ser lenta e cara, é permitido tanto a cubanos quanto a estrangeiros.
V. Embora o socialismo seja baseado no princípio da igualdade socioeconômica, há, em Cuba, discrepâncias sociais.
Assinale a opção correta:
Os excertos a seguir constituem texto adaptado do artigo “Agustina Bessa-Luís é um gênio que só acontece raramente na vida de uma língua", de João Pereira Coutinho, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 3 de março de 2018. Tais excertos, no entanto, encontram-se desordenados. Numere-os de modo que seja estabelecida a coesão e a coerência.
Em seguida, assinale a opção correspondente à ordem correta dos excertos.
( ) Mas o romance, que rasgou o manto pesado do neorrealismo luso, é sobretudo a história de uma alma: a alma de Quina, sim, mas também das mulheres daquela família, que só são compreensíveis por contraponto aos homens que as rodeiam.
( ) As mulheres, pela força das circunstâncias, são obrigadas a cultivar virtudes estoicas que, em mãos grosseiras, dariam para um panfleto feminista.
( ) Superficialmente, “A Sibila" narra a história de uma família - os Teixeira - e de uma casa - a casa da Vessada, no Portugal rural e nortenho onde Agustina nasceu em 1922 e que eu conheço bem, por via paterna. No centro dessa história, está Joaquina Augusta, ou Quina, filha de Francisco e Maria, e a “sibila" do título.
( ) Na pena de Agustina, os homens são tratados com epítetos diversos. Mas todos eles apontam para o mesmo quadro: eles são rudes, violentos, volúveis, fracos, inúteis, despóticos, egoístas, viciosos, não raras vezes homicidas.
( ) Nada mais errado. O sofrimento não nos torna heroicos. Pode, aliás, corromper um caráter. Que o diga a irmã de Quina, “uma luz feita de gelo" porque “ilumina sem aquecer". O estoicismo dessas mulheres é trágico porque as transforma em estátuas sentimentais, descarnadas, inumanas.
( ) Agustina Bessa-Luís escreveu “A Sibila" em 1953. O livro foi publicado no ano seguinte. No meu diário, a 7 de março de 1992, anotei: “Li a Sibila. Não sei se gostei."
Atente para o fragmento abaixo, a fim de responder a questão.
I – O vocábulo “bandeiras", plurissignificativo, aqui é utilizado referencialmente e substitui, metonimicamente, o sentido de “ideais", “frentes ou propostas de luta".
II – A expressão “transformam-se em gravatas estampadas" assume valor pejorativo, em contraposição ao elemento que o antecedeu na argumentação.
III – O autor endossa e defende a tese dos politicamente incorretos, que apregoam a busca de uma sociedade equilibrada.
Estão INCORRETAS as assertivas:
I. Os termos destacados – “um rapaz de São Paulo", “Bilhões de dólares" e “o padrão do mais forte" – desempenham mesma função sintática nas orações em que se encontram.
II. O sujeito da 1ª oração do excerto, cujo elemento predicador é o verbo “ingressar", é indeterminado.
III. O termo “às redes de computadores", preposicionado, completa verbo, portanto é objeto indireto deste.
IV. “As políticas e morais são afrouxadas" seria a voz ativa correspondente à oração sublinhada.
Estão CORRETAS as afirmações contidas apenas em:
Com relação à acentuação gráfica dos itens destacados, avalie as afirmações e assinale a opção que traz uma asserção INCORRETA:
Sobre o emprego de aspas, atente para a informação a seguir:
Analise as seguintes afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) Os sonhos se esvaneceram, juntamente com os valores e alicerces da vida: a “estética", a “ética" e a “ciência", e as repercussões que isso provocou na produção cultural: literatura, arte, filosofia, arquitetura, economia, moral etc. -> Aspas destacando itens de forma irônica.
( ) O mundo está sem ordem e valores, como disse Dostoievski: “Se Deus não existe, tudo é permitido". -> Aspas indicando citação textual.
( ) É o que Campbell chama do sonho que gera o “signo-mercadoria", que nos remete ao antigo sonho do Romantismo, da realização dos ideais. -> Aspas destacando uso de estrangeirismo.
( ) Na sua esteira de satanização social, o capitalismo engendra, então, a sociedade de consumo, para levar o cidadão ao ópio do consumo (esquecer-se das desilusões) nas “estações orbitais" dos shoppings, ou templos das compras... -> Aspas deixam entrever ênfase ou menção irônica ao termo destacado.
( ) A cultura moderna, ou pós-modernista, não tem uma razão para produzir sua autocrítica, mas muitas razões, devido à sua prolongada irracionalidade do “modo de vida global", segundo Jameson. -> Aspas indicando expressão citada de outra fonte.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que corresponde ao sentido denotativo do trecho grifado “E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
Assinale a alternativa em que a palavra sábio está com função de substantivo.
Analise as afirmações sobre o texto “No balaio da depressão pós-parto"
I) Há uma certa “romantização" social sobre o fato de ser mãe e muitas vezes esquecem que são pessoas que têm sentimentos, angustias, medo que deram à luz a outra.
II) No texto mostra que as classificações das síndromes são avanços que podem ajudar doenças psicológicas graves.
III) No texto mostra que vários dos sintomas que afligem as mães logo após o nascimento do primeiro filho, é a depressão pós- parto.
IV) No texto mostra que os sentimentos de perda à uma nova mãe é comum, uma vez que ao ter um filho pode causar grandes mudanças e até mesmo algumas perdas em outros campos de suas vidas, isso pode acarretar alguns sentimentos e reações ruins, não necessariamente depressão.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta a explicação sobre a construção do humor da tirinha de Mafalda.

Assinale a alternativa CORRETA, acerta do sentido no contexto da expressão grifada no trecho a seguir; “ donde vem o que sinto./Sinto muito,/sentir é muito lento."
Assinale a alternativa que o verbo esteja conjugado no pretérito perfeito.
Leia as frases abaixo e marque 1 para as frases que tiverem sentido denotativo e 2 para aquelas com sentido conotativo.
(1) Denotativo.
(2) Conotativo.
( ) A matemática é uma matéria de exatas.
( ) O céu é azul.
( ) Luiza tem o rei na barriga.
( ) Jorge Amado é escritor.
( ) O tempo é compositor de destinos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA em que a palavra contenha a mesma quantidade de fonemas que a palavra Fagulha.
Leia a frase a seguir, e assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma sinonímia da palavra grifada, considerando o contexto:
É importante ter prudência no trânsito.