Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Sobre o emprego de aspas, atente para a informação a seguir:


Analise as seguintes afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) Os sonhos se esvaneceram, juntamente com os valores e alicerces da vida: a “estética", a “ética" e a “ciência", e as repercussões que isso provocou na produção cultural: literatura, arte, filosofia, arquitetura, economia, moral etc. -> Aspas destacando itens de forma irônica.

( ) O mundo está sem ordem e valores, como disse Dostoievski: “Se Deus não existe, tudo é permitido". -> Aspas indicando citação textual.

( ) É o que Campbell chama do sonho que gera o “signo-mercadoria", que nos remete ao antigo sonho do Romantismo, da realização dos ideais. -> Aspas destacando uso de estrangeirismo.

( ) Na sua esteira de satanização social, o capitalismo engendra, então, a sociedade de consumo, para levar o cidadão ao ópio do consumo (esquecer-se das desilusões) nas “estações orbitais" dos shoppings, ou templos das compras... -> Aspas deixam entrever ênfase ou menção irônica ao termo destacado.

( ) A cultura moderna, ou pós-modernista, não tem uma razão para produzir sua autocrítica, mas muitas razões, devido à sua prolongada irracionalidade do “modo de vida global", segundo Jameson. -> Aspas indicando expressão citada de outra fonte.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282