Analise a alternativa CORRETA quanto ao uso da figura de linguagem empregada no verso destacado de Drummond.
I) Em vão me tento explicar, os muros são surdos.
II) O tempo pobre, o poeta pobre.
III) O sol consola os doentes e não os renova.
IV) Vomitar este tédio sobre a cidade.
Assinale a alternativa CORRETA, quanto à Sintaxe, sobre qual das alternativas apresentam verbo de ligação.
I) Armani B. está à frente de uma equipe com 10 colegas.
II) Quatro de seus colegas perderam a vida em um bombardeio.
III) Os cadáveres que não podem ser identificados são fotografados, e o lugar exato em que foram enterrados fica registrado numa caderneta.
IV) Fontes militares de Damasco afirmam que a aviação lançou panfletos sobre Guta Oriental nos quais se lê: “A nossas famílias em Guta: não colaborem com os grupos armados responsáveis por tantas mortes.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tipo de figura de linguagem empregada no verso extraído do poema de Ana Cristina Cesar, a saber: “(...) abraçar com as retinas cada pedacinho de matéria viva."
Assinale a alternativa que corresponda ao emprego do sinal de dois pontos no trecho a seguir.
“Calcula dormiu no máximo 8 horas desde que os bombardeios começaram: “Estamos usando medicamentos caducados, confiando que ainda surtam efeitos e amputando membros que em qualquer outro lugar poderiam ser salvos".
Assinale a alternativa CORRETA em que a palavra destacada é considerada um adjetivo.
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
O autor organiza sua argumentação da seguinte maneira:
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Um vocábulo que evidencia a opinião pessoal do autor do texto está destacado em:
Completa corretamente os espaços pontilhados do texto a sequência de palavras da alternativa:
Use as letras C e E para indicar se as acepções a respeito do texto estão certas ou erradas. Após, marque a alternativa que contém a sequência das letras, de cima para baixo.
( ) O texto, por discorrer sobre o conceito de ensino, abordando a diferença entre “ensinar" e “doutrinar", pertence à tipologia descritiva.
( ) “Desenvolvimento Psíquico" (linhas 3 e 4) e “protagonismo de jovens e crianças" (linha 4) estão para a aprendizagem do aluno, assim como “facilitador da aprendizagem" e “mediador do conhecimento' (linha 6) estão para o professor.
( ) As ideias defendidas no quarto parágrafo correspondem ao conceito de ensinar descrito no último período do quinto parágrafo.
( ) Fazer com que um gesto, uma palavra, uma observação crítica se traduzam como um ato de ensino está associado ao propósito de produzir a aprendizagem e ao contexto em que ocorre.
( ) O uso do termo parodoxalmente (linha 1) denota a contradição entre ensinar, doutrinar ou treinar.
Considere as seguintes afirmações sobre o texto:
I. A diretora da E. E. Edvaldo Brandão Correia criou a Agenda do Diretor a fim de atender aos pedidos dos professores e funcionários da escola, que constantemente eram questionados sobre as atividades da diretora e considerando que, na maioria das instituições de ensino, não é comum a Direção divulgar sua agenda aos demais membros da escola.
II. “ Dar um pouco mais de transparência à sua gestão" (linhas 4 e 5), por meio da Agenda do Diretor, intensificou de forma positiva a cultura de comunicação interna da E. E. Edvaldo Brandão Correia, que adotava como hábito a troca de informações “com o objetivo de valorizar o diálogo e fornecer o espírito de grupo" (linhas 8 e 9).
III. O conhecimento sobre as diversas atividades que acontecem na escola favorece a criação de um bom clima institucional e, para isso, é necessário que o fluxo das informações chegue a todas as pessoas envolvidas na escola, além dos professores, como os servidores administrativos e as merendeiras.
De acordo com o texto:
Observe as frases abaixo:
I. A prova era fácil.
II. Pedro pulou o muro da escola.
III. Edson chegou atrasado ao encontro
IV. Maria estava cansada.
Temos predicado verbo-nominal em:
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto I e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) O primeiro sujeito do texto é elíptico, mas determinado pela desinência número-pessoal do verbo.
( ) O pronome oblíquo presente no primeiro parágrafo do texto retoma o nome pessoa.
( ) A primeira oração do segundo parágrafo do texto expressa uma circunstância de tempo à declaração posterior de que “frituras, hambúrgueres, salgadinhos, balas, doces e refrigerantes costumam fazer parte do cardápio da maioria dos alunos" (linhas 4 e 5).
( ) O primeiro numeral presente no texto expressa ideia de percentagem, enquanto o segundo expressa a idade das crianças com excesso de peso.
( ) Excesso de peso (linha 9) e obesidade (linha 9), de acordo com o contexto do texto, estabelecem, entre si, uma relação de sinonímia.
( ) A palavra corrente (linha 11) pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, pelo adjetivo temporária.
Considere as seguintes afirmativas sobre os textos I e II.
I. Os dados apresentados no texto II reafirmam as ideias defendidas no texto I sobre a necessidade de se adotarem medidas para reduzir o consumo de gorduras e açúcares pelas crianças.
II. No texto II, considerando as ideias abordadas, a expressão alimentos básicos se contrapõe à expressão alimentos ultraprocessados.
III. O exemplo citado no texto I, em relação à proibição da venda de doces, frituras e refrigerantes nas escolas estaduais e particulares do Paraná, corresponde de forma positiva à proposição do país de “assegurar o acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis" (linha 10), conforme dispõe o texto II.
IV. Os termos do texto II da Obesidade Infantil (linha 1), de alimentos básicos (linha 4), e de alimentos ultraprocessados (linha 4) completam, respectivamente, o sentido dos substantivos Enfrentamento (linha 1) consumo (linha 4) e ingestão (linha 4), atuando sintaticamente como complementos nominais.
V. A conjunção que inicia o texto expressa uma ideia de adição, sendo, portanto, uma conjunção aditiva.
Está (estão) correta(s):

Considerando a tipologia do texto apresentado, sua principal finalidade é:

De acordo com as informações apresentadas no texto, seu principal objetivo é: