Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26004 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Analise a alternativa CORRETA quanto ao uso da figura de linguagem empregada no verso destacado de Drummond.

I) Em vão me tento explicar, os muros são surdos.

II) O tempo pobre, o poeta pobre.

III) O sol consola os doentes e não os renova.

IV) Vomitar este tédio sobre a cidade.

Assinale a alternativa CORRETA, quanto à Sintaxe, sobre qual das alternativas apresentam verbo de ligação.

I) Armani B. está à frente de uma equipe com 10 colegas.

II) Quatro de seus colegas perderam a vida em um bombardeio.

III) Os cadáveres que não podem ser identificados são fotografados, e o lugar exato em que foram enterrados fica registrado numa caderneta.

IV) Fontes militares de Damasco afirmam que a aviação lançou panfletos sobre Guta Oriental nos quais se lê: “A nossas famílias em Guta: não colaborem com os grupos armados responsáveis por tantas mortes.

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tipo de figura de linguagem empregada no verso extraído do poema de Ana Cristina Cesar, a saber: “(...) abraçar com as retinas cada pedacinho de matéria viva."

Assinale a alternativa que corresponda ao emprego do sinal de dois pontos no trecho a seguir.

“Calcula dormiu no máximo 8 horas desde que os bombardeios começaram: “Estamos usando medicamentos caducados, confiando que ainda surtam efeitos e amputando membros que em qualquer outro lugar poderiam ser salvos".

Assinale a alternativa CORRETA em que a palavra destacada é considerada um adjetivo.

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

O autor organiza sua argumentação da seguinte maneira:

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Um vocábulo que evidencia a opinião pessoal do autor do texto está destacado em:

Completa corretamente os espaços pontilhados do texto a sequência de palavras da alternativa:

Use as letras C e E para indicar se as acepções a respeito do texto estão certas ou erradas. Após, marque a alternativa que contém a sequência das letras, de cima para baixo.

( ) O texto, por discorrer sobre o conceito de ensino, abordando a diferença entre “ensinar" e “doutrinar", pertence à tipologia descritiva.

( ) “Desenvolvimento Psíquico" (linhas 3 e 4) e “protagonismo de jovens e crianças" (linha 4) estão para a aprendizagem do aluno, assim como “facilitador da aprendizagem" e “mediador do conhecimento' (linha 6) estão para o professor.

( ) As ideias defendidas no quarto parágrafo correspondem ao conceito de ensinar descrito no último período do quinto parágrafo.

( ) Fazer com que um gesto, uma palavra, uma observação crítica se traduzam como um ato de ensino está associado ao propósito de produzir a aprendizagem e ao contexto em que ocorre.

( ) O uso do termo parodoxalmente (linha 1) denota a contradição entre ensinar, doutrinar ou treinar.

Considere as seguintes afirmações sobre o texto:

I. A diretora da E. E. Edvaldo Brandão Correia criou a Agenda do Diretor a fim de atender aos pedidos dos professores e funcionários da escola, que constantemente eram questionados sobre as atividades da diretora e considerando que, na maioria das instituições de ensino, não é comum a Direção divulgar sua agenda aos demais membros da escola.

II. “ Dar um pouco mais de transparência à sua gestão" (linhas 4 e 5), por meio da Agenda do Diretor, intensificou de forma positiva a cultura de comunicação interna da E. E. Edvaldo Brandão Correia, que adotava como hábito a troca de informações “com o objetivo de valorizar o diálogo e fornecer o espírito de grupo" (linhas 8 e 9).

III. O conhecimento sobre as diversas atividades que acontecem na escola favorece a criação de um bom clima institucional e, para isso, é necessário que o fluxo das informações chegue a todas as pessoas envolvidas na escola, além dos professores, como os servidores administrativos e as merendeiras.

De acordo com o texto:

Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto I e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.

( ) O primeiro sujeito do texto é elíptico, mas determinado pela desinência número-pessoal do verbo.

( ) O pronome oblíquo presente no primeiro parágrafo do texto retoma o nome pessoa.

( ) A primeira oração do segundo parágrafo do texto expressa uma circunstância de tempo à declaração posterior de que “frituras, hambúrgueres, salgadinhos, balas, doces e refrigerantes costumam fazer parte do cardápio da maioria dos alunos" (linhas 4 e 5).

( ) O primeiro numeral presente no texto expressa ideia de percentagem, enquanto o segundo expressa a idade das crianças com excesso de peso.

( ) Excesso de peso (linha 9) e obesidade (linha 9), de acordo com o contexto do texto, estabelecem, entre si, uma relação de sinonímia.

( ) A palavra corrente (linha 11) pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, pelo adjetivo temporária.

Considere as seguintes afirmativas sobre os textos I e II.

I. Os dados apresentados no texto II reafirmam as ideias defendidas no texto I sobre a necessidade de se adotarem medidas para reduzir o consumo de gorduras e açúcares pelas crianças.

II. No texto II, considerando as ideias abordadas, a expressão alimentos básicos se contrapõe à expressão alimentos ultraprocessados.

III. O exemplo citado no texto I, em relação à proibição da venda de doces, frituras e refrigerantes nas escolas estaduais e particulares do Paraná, corresponde de forma positiva à proposição do país de “assegurar o acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis" (linha 10), conforme dispõe o texto II.

IV. Os termos do texto II da Obesidade Infantil (linha 1), de alimentos básicos (linha 4), e de alimentos ultraprocessados (linha 4) completam, respectivamente, o sentido dos substantivos Enfrentamento (linha 1) consumo (linha 4) e ingestão (linha 4), atuando sintaticamente como complementos nominais.

V. A conjunção que inicia o texto expressa uma ideia de adição, sendo, portanto, uma conjunção aditiva.

Está (estão) correta(s):

Considerando a tipologia do texto apresentado, sua principal finalidade é:

De acordo com as informações apresentadas no texto, seu principal objetivo é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282