Considerando a necessidade de correlação entre tempos e modos verbais, assinale a alternativa em que foge às normas da língua escrita padrão.
"Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos furados.". Esta frase trata-se de qual tipo de figura de linguagem?
Não á dúvida que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. Querer que a nossa pare no século de quinhentos é um erro igual ao de afirmar que a sua transplantação para a América não lhe inseriu riquesas novas. A este respeito, a influência do povo é decisiva. Há, portanto, certos modos de dizer, locuções novas, que de força entram no dominio do estílo e ganham direito de cidade. (MACHADO DE ASSIS. Apud Luft, Celso Pedro. Vestibular do português).
Observação: O texto sofreu algumas mudanças gramaticais propositais. ATENÇÃO.
Ao ler o presente texto, pode-se constatar:
Assinale a alternativa que justifica o uso de há na oração: “Há vários tipos de câncer de mama."
Assinale a alternativa que apresenta o sentido do prefixo – a, de “anormal”:
Analise as afirmativas sobre o artigo de opinião.
I. A lacuna legislativa de que trata o parágrafo quatro tem como consequências o fato de que questões ligadas à relação entre informação ficaram sem regulamentação e, por isso, precisam ser tratadas por jurisprudência.
II. Há uma hierarquia de valores e normas constitucionais dispostas em leis para regular os casos de conflitos de interesses em questões ligadas à divulgação de informações, evitando-se, assim, que haja conflitos legais quanto ao tema.
III. O conflito entre liberdade de imprensa e direitos individuais surge somente a partir da década de 1990, com a consolidação da internet como principal meio de difusão de informações.
IV. O fenômeno fake news produz graves danos à credibilidade jornalística, mas nenhum órgão de imprensa realiza qualquer esforço para evitá-lo ou corrigi-lo.
Estão INCORRETAS as afirmativas.
O uso da vírgula, nos trechos em destaque, está adequadamente justificado, EXCETO em:
Leia o texto com atenção e assinale a alternativa que possui a palavra que completa-o corretamente:
Maria irá receber a visita de seus filhos que estavam estudando no exterior. Ela está muito feliz e por isso preparará muitas receitas deliciosas. Como Maria está atarefada com os preparativos seu marido Carlos irá ao supermercado fazer as compras. Para não esquecer de nada Maria escreveu uma ............................................. de compras e a entregou a Carlos.
Observe o verbo em destaque na frase: ―Fazia sempre assim quando acordava de repente no meio da noite e o coração descompassado lhe dizia que talvez houvesse algum invasor no quarto.‖ Assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA quanto ao vocábulo em destaque:
Texto para responder à questão.
"Vejo-me diante de uma ESPINHOSA tarefa" Considerando o ponto de vista expresso pelo autor, a palavra destacada assume o seguinte valor:
Texto para responder à questão.
O termo destacado em "É uma espécie de exercício emocional, é um estímulo para os meus cansados neurônios, mas é SOBRETUDO um prazer", sem alteração semântico, poderia ser substituído por:
Assinale a alternativa em que se tem a principal finalidade do texto lido:
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um sinônimo para a palavra “pagãos”.
Leia o período extraído do texto:
“Ou seja, a celebração tinha como objetivo principal extravasar e fazer tudo que durante a quaresma era proibido."
Sobre a expressão sublinhada, é CORRETO afirmar que:
Na língua portuguesa as conjunções são termos que ligam duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles. Na frase: A gente se acostuma, mas não devia. A palavra em destaque possui sentido de: